Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de maio de 2010

18/05/10 FOTOS REUNIÃO SENADOR MARCONI, GOV ROSSO E PREFEITOS DO ENTORNO






Entorno deve voltar a receber recursos para saúde

Até o final do mês, os municípios do Entorno devem voltar a receber do governo do Distrito Federal, os repasses previstos nos convênios para a área de saúde, no valor de R$ 3 milhões mensais. A sinalização foi dada nesta terça-feira (18), pelo governador do DF, Rogério Rosso, durante almoço que reuniu o senador Marconi Perillo (PSDB/GO), e os prefeitos das cidades de Água Fria (João de Deus), Águas Lindas (Geraldo Messias), Alexânia (Cida do Gelo), Cidade Ocidental (Alex Batista), Formosa (Pedro Ivo), Luziânia (Célio Silveira), Novo Gama (Doca), Santo Antônio do Descoberto (Davi Leite) e Valparaíso (Lêda Borges).



Em setembro do ano passado, o governo do Distrito Federal anunciou a ampliação do convênio entre o DF e as cidades do Entorno, como forma de melhorar o atendimento nas localidades e desafogar os postos e hospitais da capital federal.


Durante o encontro na Residência Oficial, em Águas Claras, todos os prefeitos falaram das dificuldades que os municípios vêm enfrentando, desde que houve a suspensão dos repasses, por causa da crise que atingiu o governo do Distrito Federal no final do ano passado. Segundo a prefeita Leda Borges, “os municípios receberam apenas a primeira parcela de R$ 300 mil, recursos que foram destinados ao custeio e equipamentos dos centros de saúde de Valparaíso”.


De acordo com o prefeito de Água Fria, João de Deus, “depois do convênio, o município reduziu a zero o envio de pacientes para hospitais de Brasília. Antes, via ambulância, eram mais de 20 pessoas por dia. É preciso voltar o convênio”.

Para o senador Marconi Perillo, que liderou o encontro, “o Governador Rogério Rosso reconhece a realidade do Entorno e sabe que os problemas de um milhão de habitantes acabam desaguando em Brasília. Ele quer ajudar a retomar os convênios.”



Ao final do almoço-reunião, os prefeitos saíram otimistas. Outros dois municípios deverão participar dos convênios na área da saúde: Cristalina e Alexânia.


Outro assunto discutido foi a possibilidade de o DF assumir o sistema de transporte das cidades do Entorno.

O almoço com Rosso contou ainda com a presença da vice-governadora, Ivelise Longhi, secretários Gualter Tavares (Transportes), Joaquim Barros (Saúde), do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB/GO) e do ex-deputado Vilmar Rocha.

Vereador IRAM SARAIVA explica pedido de Receso na Câmara

O vereador Iram Saraiva (PMDB) apresentou requerimento em Plenário sugerindo uma antecipação de recesso na Câmara Municipal de Goiânia para que os parlamentares possam assistir aos jogos da Copa do Mundo. Hoje (14), ele avisou que não pretende retirar o pedido, mesmo que possa “pegar mal”.

Marconi anuncia Cheque-Muro em seu plano de governo

O senador Marconi Perillo reuniu-se ontem à noite com os moradores do Setor Real Conquista para ouvir as principais necessidades do bairro e discutir propostas para o plano de governo do PSDB e partidos aliados. Marconi ouviu reivindicações, constatou a necessidade de reinstalação dos programas sociais Cheque-Moradia e Cheque-Reforma e anunciou o Cheque-Muro, para que as famílias possam construir o muro de suas casas, garantindo segurança e privacidade.

Entre os anseios, foi unânime o pedido pelas escrituras dos imóveis. Um dos representantes do setor, Américo Novaes falou sobre a importância de os moradores terem escritura. “Tendo a escritura das casas nós teremos dignidade. Quando os comerciantes do setor vão pedir empréstimo ao banco, são questionados se possuem escritura de seu imóvel. Ao afirmarem que não têm, o máximo que conseguem é um pequeno empréstimo no Banco Popular”, reclamou.

“Com a escritura, os imóveis vão ser valorizados e o bairro vai ter dignidade. Nossos comerciantes vão ter como conseguir recursos para melhorar seu comércio e gerar emprego e renda”, completou.

Foram solicitados também transporte para levar os alunos para outras escolas enquanto não se termina de edificar o colégio, a construção de um centro comunitário multiuso, aquisição de equipamentos para o centro poliindustrial, construção de creches e uma sede para a associação de moradores.

Em resposta, Marconi disse que vai colocar todos os pedidos no plano de governo e acrescentou ainda a construção de um ginásio de esportes e um clube. “Além do centro multiuso temos que ter um centro esportivo e um clube para as famílias terem acesso ao lazer. Então, quero dizer a vocês que iremos incluir no plano de governo todos os pedidos, inclusive as escrituras”, disse. Ele falou ainda que é importante lutar para a instalação de um colégio militar no setor.

Estiveram presentes no evento o deputado federal Leonardo Vilela (PSDB), e os deputados estaduais Daniel Goulart (PSDB) e Honor Cruvinel (PSDB).