Total de visualizações de página

sábado, 18 de setembro de 2010

Termina nesta quinta o prazo para tirar 2ª via do título eleitoral

Termina nesta quinta o prazo para tirar 2ª via do título eleitoral


Os eleitores que perderam o título eleitoral têm até a quinta-feira, 23, para tirar a segunda via do documento. Para votar nestas eleições será preciso apresentar, além do título, um documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de trabalho, de motorista, por exemplo).



Neste fim de semana, haverá plantão nos cartórios eleitorais do Distrito Federal (DF) e de pelo menos oito Estados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Bahia, Paraná, Ceará, Pernambuco e Pará.



A segunda via do título deverá ser requerida no cartório onde o eleitor está inscrito. É preciso ainda estar em dia com a Justiça Eleitoral. Os eleitores também podem pedir a reimpressão do título. Nesse caso, não é preciso comprovar quitação com a Justiça Eleitoral.



Podem pedir a reimpressão do título aqueles eleitores que já estavam cadastrados até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010. As informações são da Agência Brasil.

Dilma nega ligação entre campanha e irregularidades na Casa Civil

Dilma nega ligação entre campanha e irregularidades na Casa Civil


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, refutou neste sábado, 18, qualquer ligação entre sua campanha e as constantes denúncias de irregularidades na Casa Civil, pasta que ela comandou até deixar o cargo para disputar as eleições. Dilma afirmou que não tomou conhecimento das novas denúncias da revista Veja desta semana, que aponta possíveis irregularidades contra o marido da sua sucessora, Erenice Guerra, bem como o pagamento de propina a funcionários da Pasta para a licitação de compra do Tamiflu, remédio utilizado no combate à H1N1.



'Acredito que todas as denúncias, apesar de não ter tido acesso a essa reportagem, têm de ser apuradas e investigadas e que as pessoas culpadas têm de ser drasticamente punidas', disse. 'Eu tenho histórico de vida pública, jamais permiti, jamais abriguei práticas ilegais nas minhas proximidades e não faria isso na minha campanha', completou a ministra, que está em Campinas (SP), onde participa de um comício ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



Indagada se as denúncias contra Erenice Guerra afetam a sua campanha, Dilma disse que tem 25 anos de vida pública e que nunca teve uma conta rejeitada. 'Nunca, em tempo algum, tive qualquer tipo de suspeita de irregularidade', afirmou. E arrematou: 'Não vou admitir que por conta do processo eleitoral joguem suspeita sobre a minha conduta a minha campanha ou os meus atos públicos. Tenho clareza que sou uma servidora pública e nesse processo eu tive um comportamento adequado'.



Dilma evitou criticar a postura da sua sucessora no cargo, disse que não fará prejulgamentos as denúncias contra a ex-ministra Erenice Guerra, elogiou a agora ex-titular da Casa Civil, que foi sua secretária-executiva. 'Enquanto trabalhou comigo mostrou muita capacidade, muita competência e idoneidade; qualquer ato que a desabone tem que ser provado e não vice-versa, então eu aguardo e não faço prejulgamento', afirmou a ministra, antes de admitir ter sido informada por Erenice durante a semana que ela deixaria o cargo. 'Ela avisou que iria pedir demissão e eu disse que ficava a cargo dela', concluiu.



Comício



A candidata tomou café da manhã em um hotel de Campinas com o ator porto-riquenho Benicio Del Toro, que está no País e que ganhou elogios da candidata. 'Achei ótimo, porque ele de fato é um ator excelente, excepcional e além disso, sem sombra de dúvida, é muito bonito', afirmou. A candidata afirmou que o ator ficou curioso sobre o processo eleitoral brasileiro. 'Mostramos para ele que somos os únicos que fazem comício nesse País', disse Dilma.



Enquanto a ela se preparava para o comício com expectativa de público de 30 mil pessoas no Centro de Campinas, o presidente Lula inaugurava, no bairro Campo Redondo, periferia da cidade, 400 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, acompanhado do ministro das Cidades, Márcio Fortes. 'O povo brasileiro aprendeu que gosta de respeito, que gosta de coisa boa', disse, durante discurso.

Marconi apresenta propostas a diretores da Fieg





Em reunião com sindicatos e diretores da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o candidato ao governo do Estado pela Coligação Goiás Quer Mais, senador Marconi Perillo (PSDB), apresentou propostas de seu plano de governo para tecnologia de informação, capacitação profissional, obras estruturais e política agrícola, entre outras. Ao lembrar o diálogo que mantinha quando era governador com o setor produtivo, Marconi atribuiu alguns problemas do setor à falta de interlocução do atual governo com a área. Ele frisou a necessidade de se obter um planejamento estratégico e constante diálogo do governo com o setor produtivo.

Marconi lembrou avanços obtidos em suas administrações, como o crescimento do PIB, que saltou de R$ 17 bilhões para R$ 55 bilhões, e o desenvolvimento na geração de empregos, antes 508 mil empregos diretos e ao fim de suas gestões 904 mil empregos diretos. O senador citou ainda a desoneração tributária em 28 cadeias produtivas pelo Estado, a construção de cerca de 20 indústrias de etanol e ressaltou a parceria com o Fórum Empresarial, o que permitiu avanços em muitos projetos.

Marconi afirmou que, sendo eleito, discutirá com os secretários todas as políticas voltadas para o desenvolvimento e industrialização da agricultura, pecuária e redução da carga tributária. O governadoriável discorreu sobre a proposta de criar cem escolas tecnológicas no Estado, readequar o valor da Bolsa Universitária, instalar o ensino fundamental em tempo integral, passe-livre para estudantes e consolidação e autonomia da Universidade Estadual de Goiás (UEG).de. “Vamos dar à UEG autonomia administrativa e financeira. Já tenho todo o diagnóstico da UEG, quais são as cinco unidades que precisam ser concluídas, as que precisam ser construídas, além de investimentos em laboratórios e bibliotecas, investimento maciço na contratação de professores, na pesquisa, na pós-graduação e inovação”, disse. Ele discutiu também a necessidade de adotar o piso salarial dos professores já no primeiro mês de gestão.

Em relação à política agrícola, Marconi discorreu sobre a importância da tecnologia no campo, do seguro rural, e incentivos fiscais as micro e pequenas empresas, além de incentivos especiais a setores estratégicos. Sobre as obras estruturais necessárias, apontou a criação do viaduto do Distrito Agro-Industrial de Anápolis (Daia), resolver os problemas do aeroporto de Goiânia, criar o Hospital da Mulher e reabrir o Centro Cultural Oscar Niemeyer na primeira semana de governo.

Marconi voltou tratar da necessidade de retomar o programa Terceira Via de forma adequada. Em relação à Saneago, foi sucinto: “Tudo que for investimento em água tratada e rede de esgoto será feito com recursos da Saneago”, disse. Ele discutiu ainda a volta dos programas sociais criados em seus governos.
Aparecida

Marconi participou de um culto de consagração de obreiros da Igreja Assembleia de Deus Esperança em Aparecida de Goiânia. O bispo Manoel Ferreira, presidente nacional das Assembleias de Deus, lembrou que Marconi sempre ajudou a Igreja e disse que ele fará um grande governo. “Marconi vai fazer o melhor governo do Brasil, como já fez no passado. Só depende de cada um de nós. E eu tenho certeza que, pelo amor de Deus, vamos ganhar no primeiro turno”, disse. O bispo pediu a todos que ficassem de pé e orassem para que Marconi possa enfrentar todas as adversidades e vencer as eleições.

Em municípios da oposição, Marconi recebe apoio de lideranças

Em municípios da oposição, Marconi recebe apoio de lideranças

As carreatas do candidato ao governo do Estado pela Coligação Goiás Quer Mais, senador Marconi Perillo (PSDB), e demais candidatos da chapa majoritária e proporcional contaram com a participação de aproximadamente 1.300 veículos em todas as cidades, principalmente no município de Itaberaí, que preparou uma grande recepção para Marconi, com milhares de pessoas nas portas de suas casas empunhando bandeiras à espera do candidato.

Mesmo nas cidades administradas por prefeitos da oposição, Marconi não deixou de receber o carinho da população, que aderiu à onda azul e amarela, simbolizada por jogos de fumaça nessas cores, que eram espalhadas por vários cantos das cidades, sinalizando a volta da esperança para os municípios que aguardam o retorno dos programas sociais e as obras estruturantes das administrações de Marconi.

Em Anicuns, primeira cidade visitada, o presidente do PP, Sérgio do Dico, e o vice-presidente do PP, Rubens Marques, aguardavam o governadoriável. “Marconi tem um respaldo muito grande em Anicuns, porque nenhum governador fez tanto por Anicuns como ele fez. Com os programas sociais, muitas famílias passaram a ter condição de melhorar a renda, como por meio do Renda Cidadã, e isso melhorou a economia da cidade”, disse Sérgio do Dico. O ex-vice prefeito Roberto Bastos (PSDB) afirmou que a região é grata a Marconi e lembrou alguns benefícios para a cidade. “Anicuns é Marconi por tudo que ele fez pelo povo dessa cidade, trazendo obras e os programas sociais. Marconi trouxe também o lago municipal e o asfalto. Anicuns deve muito a Marconi e toda a região também deve muito a ele. Marconi vai ganhar aqui disparado, como nas eleições anteriores”, apostou.

Em Americano do Brasil, o vereador Rubens Carlos (PTB) disse que pesquisas na cidade apontam Marconi com larga vantagem à frente dos outros candidatos. “Pelas pesquisas que estamos fazendo aqui, Americano do Brasil é Marconi e ele vai ganhar aqui com larga vantagem. Marconi trouxe a ligação da rodovia de Americano do Brasil até Itaberaí e a reabertura do projeto de mineração, o que gerou muitos empregos”, disse. O vereador Sebastião Carlos (PP) apontou a porcentagem: “Americano do Brasil é 70% Marconi, e acreditamos que esse número ainda vai aumentar, porque o povo dessa cidade ama Marconi por tudo o que ele fez por nós em seus governos”, enfatizou.

No município de Itaberaí, o empresário Zé Garrote afirmou que o povo de Itaberaí sabe reconhecer os benefícios que Marconi proporcionou à cidade em seus governos. “A campanha de Marconi aqui está muito bem avaliada. O povo de Itaberaí é grato a Marconi por todos os programas sociais que ele trouxe e todas as obras em geral. Estamos muito felizes e entusiasmados para vencermos ainda no primeiro turno”, frisou. O presidente do PMDB de Itaberaí, Rubens Gomes, estava presente na carreata.

Em Itauçu,, última cidade visitada, uma faixa dizia: “Marconi você é a esperança para a conclusão do asfalto da cidade de Ordália”. O ex-prefeito Valmir da Silveira (PP) disse que apoiar Marconi é tradição de família: “Apoio Marconi desde a primeira vez que ele se candidatou ao governo do Estado por uma tradição de família, pela competência dele e o trabalho que ele fez por Itauçu. Marconi melhorou a vida de milhares de pessoas, dando dignidade a elas. Antes de Marconi as pessoas recebiam cesta de alimentos e quando chegavam em casa tinham que jogar quase tudo fora, porque não prestava”, lembrou.

Aproximadamente 2,5 mil mototaxistas participaram de carreata no Jardim Novo Mundo e de uma caminhada na Avenida Mangalô, na região Noroeste de Goiânia, lideradas pelo candidato a governador Marconi Perillo, ontem (sábado 18), na parte da manhã. O apoio do Sindicato dos Mototaxistas (SindMotos) foi concretizado pela dedicação durante toda a carreata e a caminhada, em que os 2,5 mil veículos saíram na frente e puxaram o comboio por todo o trajeto. O mototaxista Ruberlan Pereira disse que expressou o sentimento da categoria: “Marconi foi quem melhorou a nossa vida, o nosso trabalho, valorizando a categoria. Nenhum governador tentou nos ajudar. Mas o Marconi nos enxergou, e fez a melhor ajuda que nós poderíamos ter, que foi a isenção de IPVA dos nossos veículos. Ele fez muitas coisas boas, mas se eu pudesse escolher uma para ser a melhor seria a isenção do IPVA. Por isso, todos os mototaxistas estão com ele.”

Marconi grafita no "abraço" ao Oscar Niemeyer

Teve até grafite de Marconi no “abraço” ao Oscar Niemeyer

Visivelmente animado com os números da pesquisa Serpes/O Popular, que apontaram para o crescimento de sua candidatura na reta final, o senador Marconi Perillo (PSDB) viveu ontem um dos melhores dias da campanha. Além de carreatas e reuniões, o principal assunto do dia foi o abraço ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, no final da tarde ontem.

Marconi foi recebido em clima de festa por centenas de ativistas culturais e militantes da Coligação Goiás Quer Mais. A pedido de um deles, deu uma de grafiteiro: escreveu num dos quadros em exposição que na primeira semana de governo esse monumental espaço para exposições, espetáculos e música será reaberto.

Músicos, artistas plásticos, professores, poetas foram unânimes em ressaltar a importância do Centro Cultural Oscar Niemeyer, como forma de fomentar a cultura no Estado. “A paralisação desta obra é o maior exemplo da incompetência do atual governo”, disse Marconi em entrevista coletiva. Segundo ele, as grandes cidades do mundo reverenciam a obra de Oscar Niemeyer, considerado um dos maiores arquitetos do planeta.

Para Marconi, a obra foi paralisada por puro revanchismo político, sem nenhuma justificativa técnica. “Por isso, o nosso compromisso com o setor cultural, uma vez eleito, é concluir essa obra com máxima urgência”, reforço.

Os militantes da coligação demonstraram tanta unidade a favor do projeto que atuaram juntos até mesmo para combater um foco de incêndio que queimava uma área verde, em frente ao Centro Cultural, no momento em que o candidato chegava. Depois de se esforçarem improvisando galhos para combater o fogo, comemoraram efusivamente quando a última labareda foi debelada.

O candidato prometeu tratar a cultura como uma das prioridades de seu governo, a exemplo das duas gestões anteriores, quando foram idealizados e concretizados projetos como o Fica – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental e o Canto da Primavera, entre outros.

Marconi encerrou a agenda do dia reunindo-se com servidores da Educação no Clube da Asbeg, em Aparecida de Goiânia. Também em Aparecida o candidato fechou sua movimentada agenda de sábado participando do Congresso dos Jovens da Igreja Assembléia de Deus (Comadep) - Campo Pedro Ludovico, no Clube Cruzeiro do Sul.



Responder Encaminhar Convidar Isanulfo Cordeiro para bater papo