Total de visualizações de página

domingo, 16 de maio de 2010

Promotoria Regional da Bacia do Araguaia: apoio ao Projeto Ser Natureza


Aragarças - A promotora de Justiça Wânia Marçal, titular da Promotoria Regional da Bacia do Araguaia, aceitou convite feito pela coordenação do Programa Parceria Cidadã e vai atuar no Projeto Ser Natureza nas comarcas cujas demandas incluem afluentes do Rio Araguaia.
Assim, os articuladores sociais do projeto em Iporá, Faina e Mineiros passam a contar com o apoio da promotora, que vai reforçar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos promotores com atuação na área ambiental dessas localidades. Na última quinta-feira (6/5), a articuladora sistêmica Maria José Soares esteve em Aragarças e apresentou o programa à promotora, detalhando o andamento do projeto nas três comarcas (foto).



Experiência

Há pelo menos 15 anos, Wânia Marçal tem se dedicado às questões ambientais. Sob sua coordenação, diversas ações recuperatórias com resultados foram executadas. Entre elas, destacam-se as realizadas ao longo do Rio Caiapó e que envolveram dez municípios. O contato direto com a comunidade e a mediação de conflitos também não são uma novidade para a promotora, que esteve à frente da Promotoria Ecológica Móvel por mais de uma década, hoje reestruturada.



A atual promotoria regionalizada, segundo explica sua titular, tem como objetivo intensificar a atuação na defesa do ecossistema da bacia, o que a faz, por excelência, integrada também aos objetivos dos articuladores sociais de três das comarcas que desenvolvem o Projeto Ser Natureza.



Vertente Rica

Em Iporá, a demanda escolhida pelos articuladores sociais é a revitalização da Vertente Rica. Todo o levantamento das atividades já desenvolvidas foi feito pelo grupo na última semana (foto) para apresentação à promotora. O projeto começou em Iporá, em 2008, por iniciativa do promotor de Justiça José Carlos Miranda Nery Júnior, depois passou a ser coordenado pelo promotor substituto Paulo Rangel de Oliveira, removido para a comarca de Crixás. Responde em auxílio atualmente pela 1ª Promotoria, Thiago Galindo, da Comarca de Piranhas. A promotora Wânia Marçal espera agendar encontro com os articuladores ainda para este mês.



Matinha do Monjolo

Em Mineiros, os articuladores sociais locais têm como objetivo a recuperação da Matinha do Monjolo. O Projeto Ser Natureza teve início pela adesão do promotor de Justiça Eduardo Prego e está sendo conduzido pelo promotor Augusto Bittencourt Wânia Marçal já participou de reunião com articuladores sociais no início deste, ocasião em que ela já havia se colocado à disposição para colaborar no projeto.



Rio do Peixe

Termo judiciário da comarca de Goiás, Faina entrou no Programa Ser Natureza como projeto piloto e, inicialmente, teve como demanda a melhoria do sistema de abastecimento da cidade. Posteriormente, os articuladores sociais optaram pela recuperação do Rio do Peixe. Hoje, contando com parcerias já firmadas, a primeira fase da revitalização do rio – que inclui suas 18 nascentes - está em pleno curso.



A promotora de Justiça Wânia Marçal garantiu sua participação em reunião com o prefeito de Faina, no dia seguinte à visita da psicóloga em Aragarças, para os ajustes sobre a participação da administração municipal, conforme metas estabelecidas no cronograma de execução do plano de recuperação. (texto e fotos: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social)