Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, anuncio meu compromisso de realizar uma campanha carbono zero. Para neutralizar as emissões de gases do efeito estufa durante eventos de campanha como carreatas e também na produção de material gráfico, vamos plantar número correspondente de árvores.
Não se trata de uma ação de marketing, mas de um gesto que sinaliza o compromisso maior de fazer um governo sustentável, que promova o desenvolvimento econômico com distribuição de renda e inclusão social sempre em harmonia com o meio ambiente. De nada adiantaria crescer agora, se inviabilizassemos as gerações as gerações futuras.
Baseando-nos na experiência bem sucedida do governo de São Paulo, vamos incluir no nosso plano de governo a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), que vai estabelecer prazos e metas para redução de emissões de dióxido de carbono. Tudo será amplamente discutido com a sociedade e terá a participação efetiva das universidades, iniciativa privada e terceiro setor.
Em vez de simplesmente punir, vamos premiar as empresas que aderirem às metas com incentivos fiscais e também redução de juros em empréstimos concedidos pos intituições oficiais como a Agência de Fomento. Incentivar a pesquisa científica, para encontrar meios de produzir mais e poluir menos será outro foco de ação.
Por fim, vamos dar o exemplo. Por meio de ações planejadas e modernas, o governo de Goiás vai economizar energia e privilegiar combustíveis e fontes energéticas menos poluentes. Desperdício zero! Vamos também incentivar o uso de transporte não motorizado e coletivo e dar preferência, nas licitações, para empresas socioambientalmente responsáveis.
Outro compromisso, será o de implantar uma política que discipline o uso e a gestão dos recursos hídricos em nosso Estado. Repito. Nada virá de cima pra baixo. Vamos debater amplamente com a sociedade e buscar o apoio de técnicos renomados do setor.
Goiás pode muito mais. Mas o crescimento só vale a pena se for sustentável!