Os candidatos à Presidência, José Serra, e ao governo de Goiás, Marconi Perillo fizeram caminhada pelas ruas do centro de Goiânia na tarde de (segunda-feira 11). O percurso entre a Praça do Bandeirante e a Avenida Tocantins e desta até a Rua 3 e, depois, até a Avenida Goiás, foi feito na companhia de milhares de pessoas e lideranças políticas de várias regiões do Estado.
No meio da multidão destacou-se o movimento protagonizado por um grupo de jovens. Com cartazes e faixas, dezenas de rapazes e moças entoaram em coro, repetidamente, que “A Juventude de Goiás não erra, segundo turno é Marconi e Serra”.
Relembrando a mobilização dos jovens brasileiros pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor, hoje aliado da candidata à Presidência Dilma Roussef, a juventude que acompanhou a visita de Serra repetiu o gesto de pintar o rosto com as cores da bandeira brasileira. A intenção, segundo eles, é alertar os eleitores para a necessidade de não se eleger pessoas que estejam envolvidas com grupos que praticam a corrupção e atentem contra a liberdade de imprensa e o sigilo bancário.
A referência a práticas que ficaram notabilizadas no governo do PT visa impedir que a candidata do governo Lula vença a eleição para a Presidência da República com o compromisso partidário de manter os mesmos vícios denunciados pela imprensa. “A juventude não pode ficar omissa neste momento tão grave, de total desrespeito à constituição, à democracia e aos poderes. A vitória de Dilma significará a perpetuação de um processo que visa aniquilar as oposições brasileiras, mutilar o direito à informação e aproximar o País, cada vez mais, dos piores modelos de governo autoritário existentes no mundo”, comentou a jovem Laís Alcântara.”
Os rostos pintados dos jovens incentivaram outras pessoas a seguir o mesmo gesto. Quando a caminhada começou, milhares de participantes também estampavam os riscos coloridos nas duas faces. Serra e Marconi, tão logo desceram do carro, também foram “carimbados com o gesto que simboliza o grito de alerta da juventude goiana”, comentou Rubens Alison, outro jovem presente à caminhada.
A receptividade colhida por José Serra deixou o candidato ao governo Marconi Perillo bastante confiante com uma vitória ainda mais expressiva do presidenciável em Goiânia neste segundo turno. No primeiro turno o candidato do PSDB obteve 2,74% de votos a mais do que Dilma Roussef. “Estou impressionado com a recepção dada a José Serra. É um claro sinal de uma grande vitória. Temos duas pesquisas, uma que dá ao Serra 5% e outra 12% de frente em relação à candidata do PT”, anunciou Marconi.
Um dos sinais claros de que a candidatura de Serra tem apresentado crescimento vertiginoso em Goiânia foi dado momentos antes de a caminhada começar. Cabos eleitorais que se misturaram à multidão eram solicitados para fornecer adesivos e demais materiais de campanha pelos que passavam pelo local. “A candidata do PT me decepcionou. Votei nela no primeiro turno, mas agora vou de Serra. Ela precisa explicar se serve a Deus ou ao diabo. Agora sou 45 duas vezes, com Serra e Marconi”, disse a costureira Maria Lúcia Cavalcante, uma das pessoas que deixaram o local com adesivos dos dois candidatos colados na camiseta.
O carinho com que os dois candidatos foram recebidos nas lojas visitadas também deixou Serra e Marconi bastante animados com a grande vitória que se avizinha. Alguns funcionários das lojas saíram na porta para cumprimentar e abraçar os candidatos enquanto de sobrados e prédios caia papel picado lançado por mãos que faziam sinais de positivo.
O entusiasmo da multidão contagiou Serra. A caminhada, que deveria terminar diante do Teatro Goiânia, prosseguiu até a Rua 3 e de lá se estendeu até a Avenida Goiás. “Se não tivesse outros compromissos agendados iria saborear por mais tempo esse carinho do povo goiano. Fico muito agradecido por tantos gestos de apoio e ainda mais confiante de que estamos no caminho de uma grande vitória”, comentou José Serra ao se despedir da população goianiense.
Antes de embarcar para São Paulo, onde cumpriria outros compromissos na noite de ontem, Serra concedeu entrevista coletiva no aeroporto de Goiânia, ao lado de Marconi. O presidenciável tucano falou aos jornalistas daquele que é considerado um dos mais acanhados aeroportos do Brasil e que, caso seja eleito, será imediatamente transformado em um dos melhores do País. “Tenho esse compromisso assumido com o povo de Goiás. Esse aeroporto é uma vergonha para um Estado tão importante economicamente quanto Goiás. Em meu governo vamos construir um novo aeroporto para Goiânia”, garantiu.
José Serra repetiu na coletiva à imprensa parte do rápido discurso que fez na Avenida Goiás ao agradecer a acolhida dos goianienses. “Goiás está fadado a ser a locomotiva brasileira graças ao governo sério que teremos a partir do ano que vem com Marconi Perillo, com quem quero celebrar uma ampla parceria para realizar as obras de que o Estado necessita”, declarou.
Demonstrando grande conhecimento das carências de Goiás, Serra destacou como prioridades, além do aeroporto, o anel viário, o metrô e as obras de infraestrutura. E mencionou a riqueza do Estado na produção e exportação. “Para não ser prejudicado, o Estado necessita de obras emergenciais, como a duplicação imediata da BR-060 (que liga Goiânia ao Mato Grosso) e a extensão da malha ferroviária até São Paulo para ganhar competitividade”, destacou.
Reafirmando o compromisso de realizar neste segundo turno uma campanha propositiva, José Serra criticou o governo do PT e sua candidata que, no seu entendimento, tentam desqualificar os governos de Fernando Henrique Cardoso. “Meu jeito de fazer política é diferente, eu não fico xingando como eles estão fazendo em relação ao Fernando Henrique.”
Ainda na coletiva o presidenciável recordou que, quando ministro da saúde, celebrou várias parcerias com Marconi Perillo. “Trabalhamos em conjunto e fizemos muita coisa pela saúde do povo de Goiás. Eu digo sempre que a história de Goiás se divide entre o antes e o depois de Marconi. Com ele o Estado cresceu e melhorou a vida de sua gente”, completou.
Marconi Perillo, candidato ao governo pela Coligação Goiás Quer Mais, por sua vez, disse que o retorno de Serra a Goiás nesta campanha “demonstra o compromisso que ele tem com a nossa capital e com Goiás. Ele verdadeiramente é amigo de Goiás, conhece as nossas demandas como ninguém e, na presidência, será um grande aliado de nosso governo”.
O candidato disse que continua trabalhando para aprimorar ainda mais a estratégia de campanha que adotará neste segundo turno e se declarou feliz com o grande número de apoios que tem recebido de prefeitos e lideranças que não estavam alinhados com seu projeto no 1 turno. “Continuamos conversando e ainda teremos muitas declarações de novos apoios. Estou muito feliz e bastante confiante numa vitória maiúscula”, disse.