Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Marconi preside sessão que reajusta aposentadorias

O plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (19), o PLV 2/10, que reajusta em 7,72% as aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo. A matéria foi aprovada, sem qualquer alteração, em sessão presidida por Marconi Perillo (PSDB/GO), presidente em exercício do Senado. Marconi cumpriu a promessa do dia anterior, quando garantiu que colocaria em votação os projetos Ficha Limpa e o que prevê o reajuste dos aposentados, mesmo com a pauta trancada por medidas provisórias.


Houve comemoração nas galerias, lotadas por aposentados. Marconi parabenizou "o esforço, a paciência e a determinação daqueles que travaram uma luta ao longo desses meses para a aprovação do projeto".

O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), manteve o texto aprovado pelos deputados, e por isso o PLV 2/10 não precisará retornar à Câmara. Juca, que é líder do governo, manteve o fim do fator previdenciário, mas alertou que o dispositivo será vetado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador Marconi Perillo determinou à Secretária Geral da Mesa, Cláudia Lyra, o envio da matéria à sanção presidencial ainda nesta quarta-feira (19).