Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Serra fala a empresários e faz caminhada no Centro



Líderes nas pesquisas de intenção de votos em Goiás, os candidatos à Presidência, José Serra, e ao governo goiano, Marconi Perillo, voltaram a se encontrar em Goiânia. O presidenciável esteve ontem na capital para reunir-se com empresários, na Fieg, e caminhar com Marconi nas ruas do centro da Capital.

No quarto andar da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, na Vila Nova, mais de uma centena de lideranças empresariais ouviram José Serra detalhar importantes aspectos de seu programa de governo, com ênfase para assuntos que interessam ao desenvolvimento econômico e social do Estado.

À mesa com o candidato tucano à Presidência da República estavam, além de Marconi, toda a chapa majoritária da coligação que disputa o governo de Goiás, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Teles, e vários presidentes de federações.

Anfitrião do encontro, o presidente da Fieg, Paulo Afonso Ferreira teceu elogios à trajetória política de José Serra e enalteceu o preparo dele para ocupar a Presidência da República. Em nome das entidades produtivas que representa, o dirigente apresentou um quadro do setor industrial goiano e deu destaque à criação do Fórum Empresarial, entidade constituída no governo de Marconi Perillo.

O Fórum Empresarial, que reúne dirigentes de várias entidades representativas do empresariado, disse Paulo Afonso, permitiu avanços em todas as cadeias produtivas. “Queremos reforçar e ampliar as ações do Fórum, uma iniciativa que contribuiu muito com os bons índices de crescimento da nossa economia”, salientou.

Vários empresários ocuparam o microfone para apresentar as reivindicações do setor que representam. Buscavam, em sua maioria, o compromisso de Serra pela manutenção da política de incentivos fiscais acompanhada de uma reforma tributária capaz de amenizar o impacto dos impostos na economia do setor produtivo.

Cada segmento delineou os entraves sentidos pelos empresários em decorrência do que chamaram de “política equivocada” do governo federal, com o que concordou o presidenciável do PSDB. “Posso garantir que serei o presidente da produção. Não criarei obstáculos para que isso ocorra, ao contrário, implantarei políticas públicas eficazes para promover o crescimento do Brasil em todos os setores”, afiançou Serra.

O candidato a presidente fez menção a vários programas que implantou no governo de São Paulo à época em que foi prefeito e, depois, governador e que, segundo disse, servirão de modelo para a sua gestão à frente do Governo Federal caso venha a ser eleito.

Demonstrando conhecimento profundo da atual situação da educação brasileira e, em particular, de Goiás, Serra anunciou que pretende alargar as portas de acesso aos ensinos superior e técnico. “E farei isso ao lado de Marconi, cuja responsabilidade com a educação foi demonstrada através da criação da UEG e valorização dos professores”, salientou.

O candidato do PSDB e aliados à Presidência também firmou compromissos na área de infraestrutura. Considerou “um absurdo Goiânia ainda não ter um novo aeroporto“, apesar de reconhecer que há uma deficiência generalizada no setor aéreo brasileiro.”Todos estão estrangulados”, completou.

José Serra deixou claro que não apóia a construção do chamado “trem-bala” ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, lançado recentemente pelo presidente Lula. “Com o dinheiro que o Governo federal gastará nesta obra daria para terminar a ferrovia Norte-Sul, em construção desde o fim da década de 80”, comparou.

O presidenciável considerou ainda “um absurdo que Goiânia não tenha o seu metrô”, obra que igualmente poderia ser realizada com os recursos que serão gastos na construção da ferrovia destinada ao Trem Bala.

Por mais de uma hora Serra falou sobre várias ações que pretende desenvolver no Governo federal caso seja eleito. Após o almoço servido no mesmo local, Serra acompanhou Marconi a uma visita de cortesia ao arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz.

Caminhada

Por volta das 17h, acompanhados por uma multidão superior a mil pessoas, José Serra e Marconi Perillo percorreram a pé um trecho da Rua 4, no Centro. A receptividade foi comparada ao calor humano e demonstração de apoio que milhares de pessoas deram a Marconi Perillo quando de sua festa de aniversário no Atlanta Music Hall.

Os dois candidatos entraram nas lojas para cumprimentar proprietários e funcionários. A caminhada durou cerca de uma hora e foi considerada a maior mobilização realizada em Goiânia na atual campanha.