Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Milhares de pessoas vão ao encontro de Serra e Marconi

Os candidatos à Presidência, José Serra, e ao governo de Goiás, Marconi Perillo fizeram caminhada pelas ruas do centro de Goiânia na tarde de  (segunda-feira 11). O percurso entre a Praça do Bandeirante e a Avenida Tocantins e desta até a Rua 3 e, depois, até a Avenida Goiás, foi feito na companhia de milhares de pessoas e lideranças políticas de várias regiões do Estado.

No meio da multidão destacou-se o movimento protagonizado por um grupo de jovens. Com cartazes e faixas, dezenas de rapazes e moças entoaram em coro, repetidamente, que “A Juventude de Goiás não erra, segundo turno é Marconi e Serra”.

Relembrando a mobilização dos jovens brasileiros pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor, hoje aliado da candidata à Presidência Dilma Roussef, a juventude que acompanhou a visita de Serra repetiu o gesto de pintar o rosto com as cores da bandeira brasileira. A intenção, segundo eles, é alertar os eleitores para a necessidade de não se eleger pessoas que estejam envolvidas com grupos que praticam a corrupção e atentem contra a liberdade de imprensa e o sigilo bancário.

A referência a práticas que ficaram notabilizadas no governo do PT visa impedir que a candidata do governo Lula vença a eleição para a Presidência da República com o compromisso partidário de manter os mesmos vícios denunciados pela imprensa. “A juventude não pode ficar omissa neste momento tão grave, de total desrespeito à constituição, à democracia e aos poderes. A vitória de Dilma significará a perpetuação de um processo que visa aniquilar as oposições brasileiras, mutilar o direito à informação e aproximar o País, cada vez mais, dos piores modelos de governo autoritário existentes no mundo”, comentou a jovem Laís Alcântara.”

Os rostos pintados dos jovens incentivaram outras pessoas a seguir o mesmo gesto. Quando a caminhada começou, milhares de participantes também estampavam os riscos coloridos nas duas faces. Serra e Marconi, tão logo desceram do carro, também foram “carimbados com o gesto que simboliza o grito de alerta da juventude goiana”, comentou Rubens Alison, outro jovem presente à caminhada.

A receptividade colhida por José Serra deixou o candidato ao governo Marconi Perillo bastante confiante com uma vitória ainda mais expressiva do presidenciável em Goiânia neste segundo turno. No primeiro turno o candidato do PSDB obteve 2,74% de votos a mais do que Dilma Roussef. “Estou impressionado com a recepção dada a José Serra. É um claro sinal de uma grande vitória. Temos duas pesquisas, uma que dá ao Serra 5% e outra 12% de frente em relação à candidata do PT”, anunciou Marconi.

Um dos sinais claros de que a candidatura de Serra tem apresentado crescimento vertiginoso em Goiânia foi dado momentos antes de a caminhada começar. Cabos eleitorais que se misturaram à multidão eram solicitados para fornecer adesivos e demais materiais de campanha pelos que passavam pelo local. “A candidata do PT me decepcionou. Votei nela no primeiro turno, mas agora vou de Serra. Ela precisa explicar se serve a Deus ou ao diabo. Agora sou 45 duas vezes, com Serra e Marconi”, disse a costureira Maria Lúcia Cavalcante, uma das pessoas que deixaram o local com adesivos dos dois candidatos colados na camiseta.

O carinho com que os dois candidatos foram recebidos nas lojas visitadas também deixou Serra e Marconi bastante animados com a grande vitória que se avizinha. Alguns funcionários das lojas saíram na porta para cumprimentar e abraçar os candidatos enquanto de sobrados e prédios caia papel picado lançado por mãos que faziam sinais de positivo.

O entusiasmo da multidão contagiou Serra. A caminhada, que deveria terminar diante do Teatro Goiânia, prosseguiu até a Rua 3 e de lá se estendeu até a Avenida Goiás. “Se não tivesse outros compromissos agendados iria saborear por mais tempo esse carinho do povo goiano. Fico muito agradecido por tantos gestos de apoio e ainda mais confiante de que estamos no caminho de uma grande vitória”, comentou José Serra ao se despedir da população goianiense.

Antes de embarcar para São Paulo, onde cumpriria outros compromissos na noite de ontem, Serra concedeu entrevista coletiva no aeroporto de Goiânia, ao lado de Marconi. O presidenciável tucano falou aos jornalistas daquele que é considerado um dos mais acanhados aeroportos do Brasil e que, caso seja eleito, será imediatamente transformado em um dos melhores do País. “Tenho esse compromisso assumido com o povo de Goiás. Esse aeroporto é uma vergonha para um Estado tão importante economicamente quanto Goiás. Em meu governo vamos construir um novo aeroporto para Goiânia”, garantiu.

José Serra repetiu na coletiva à imprensa parte do rápido discurso que fez na Avenida Goiás ao agradecer a acolhida dos goianienses. “Goiás está fadado a ser a locomotiva brasileira graças ao governo sério que teremos a partir do ano que vem com Marconi Perillo, com quem quero celebrar uma ampla parceria para realizar as obras de que o Estado necessita”, declarou.

Demonstrando grande conhecimento das carências de Goiás, Serra destacou como prioridades, além do aeroporto, o anel viário, o metrô e as obras de infraestrutura. E mencionou a riqueza do Estado na produção e exportação. “Para não ser prejudicado, o Estado necessita de obras emergenciais, como a duplicação imediata da BR-060 (que liga Goiânia ao Mato Grosso) e a extensão da malha ferroviária até São Paulo para ganhar competitividade”, destacou.

Reafirmando o compromisso de realizar neste segundo turno uma campanha propositiva, José Serra criticou o governo do PT e sua candidata que, no seu entendimento, tentam desqualificar os governos de Fernando Henrique Cardoso. “Meu jeito de fazer política é diferente, eu não fico xingando como eles estão fazendo em relação ao Fernando Henrique.”

Ainda na coletiva o presidenciável recordou que, quando ministro da saúde, celebrou várias parcerias com Marconi Perillo. “Trabalhamos em conjunto e fizemos muita coisa pela saúde do povo de Goiás. Eu digo sempre que a história de Goiás se divide entre o antes e o depois de Marconi. Com ele o Estado cresceu e melhorou a vida de sua gente”, completou.

Marconi Perillo, candidato ao governo pela Coligação Goiás Quer Mais, por sua vez, disse que o retorno de Serra a Goiás nesta campanha “demonstra o compromisso que ele tem com a nossa capital e com Goiás. Ele verdadeiramente é amigo de Goiás, conhece as nossas demandas como ninguém e, na presidência, será um grande aliado de nosso governo”.

O candidato disse que continua trabalhando para aprimorar ainda mais a estratégia de campanha que adotará neste segundo turno e se declarou feliz com o grande número de apoios que tem recebido de prefeitos e lideranças que não estavam alinhados com seu projeto no 1 turno. “Continuamos conversando e ainda teremos muitas declarações de novos apoios. Estou muito feliz e bastante confiante numa vitória maiúscula”, disse.

Marconi recebe apoio de Túlio Maravilha, de cantor religioso e de políticos do PR e PP

A cada dia senador Marconi Perillo (PSDB), candidato ao governo pela coligação Goiás Quer Mais, recebe mais adesões de prefeitos e de lideranças políticas que apoiaram a candidatura de Vanderlan Cardoso (PR) no primeiro turno. Na manhã desta quarta-feira,13, Marconi recebeu no escritório político da T-6, Setor Bueno, comitivas de políticos de Araguapaz, Mozarlândia e de Porteirão, além do apoio formal do pastor e cantor Eliézer de Jesus e de mais um dissidente do PMDB, desta vez o vereador Túlio Maravilha, insatisfeito com o que chamou de falta de apoio e de companheirismo dentro da legenda.

“Senti-me desprotegido. Na política ninguém anda sozinho”, queixou-se Túlio, que não foi eleito para deputado estadual. Ele reclama de não ter sido ajudado pelo PMDB em sua campanha e de sua imagem de celebridade do mundo esportivo não ter sido explorada na campanha majoritária. “Para eles, eu sou apenas mais um”. O artilheiro se ressente, afinal, segundo ele, faltam apenas 70 gols de completar mil, marca atingida apenas por Romário e Pelé. “O partido não está unido e o desprezo fez com que eu decidisse apoiar um projeto novo e melhor para Goiás”.

Túlio disse que viu em Marconi um jovem, empreendedor, moderno e atualizado com o que acontece no mundo. “É um parceiro e eu acredito que suas propostas têm tudo a ver com meus projetos”. Com Marconi, Túlio aposta na viabilidade da realização das Vilas Olímpicas nas diversas regiões do estado com o objetivo de treinar e revelar talentos para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos, realizando, ao mesmo tempo, inclusão social, afastando os jovens das drogas e da violência e promovendo saúde e educação esportiva.

Apoio Religioso- O pastor, cantor e advogado Eliézer de Jesus também declarou apoio formal a Marconi por acreditar nos princípios cristãos e nos projetos sociais e culturais do candidato da coligação Goiás Quer Mais. Pastor Assistente da Assembléia de Deus Catedral da Família em Goiânia, advogado integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Goiás, cantor gospel com quatro CDs gravados e uma carreira de repercussão internacional, Eliezer de Jesus acredita que o homem pode fazer a diferença através da política. Ele decidiu apoiar Marconi, um político com quem tem afinidades, para ajudar a fortalecer o projeto que defende ser o melhor para Goiás.

O prefeito de Marzagão Carlos Antônio Gonzaga, a 1ª dama Wandyara Pitaluga Gonzaga, os vereadores Cleomar Henrique de Souza, Cassio Eurípedes de Oliveira, João Batista Martins Filho, Sebastião Balduíno de Oliveira, o presidente do sindicato rural, Divino Leandro da Silva e o assessor do Gabinete do Prefeito, Ney Marlos Rabelo, todos do PR, também participaram do ato de adesão ao senador Marconi Perillo.Eles estavam acompanhados do deputado estadual reeleito Álvaro Guimarães (PR), e do prefeito de Piracanjuba Ricardo Pina (PP), que já declararam apoio a Marconi.



Lideranças PP repudiam PMDB no interior- Presidente do PP de Araguapaz decide apoiar Marconi

O presidente do PP da Araguapaz, Jackson Januário Rodrigues, declarou apoio formal ao candidato do PSDB junto com o ex-prefeito da cidade, Antônio Abadio, e a ex-primeira dama, Marlene da Silva Pinto. “Apoiei o Vanderlan no primeiro turno porque meu partido tinha um candidato a vice-governador, o Ernesto Roller. Agora eu não tenho compromisso, gosto do Marconi e não gosto do PMDB”, disse Antônio Abadio. Ele contou que o diretório do PP de Araguapaz fez uma reunião e decidiu apoiar Marconi por votação, independentemente da decisão do governador, foram 26 votos favoráveis, e apenas um contra.

“Não trabalhamos para o PMDB, não acompanhamos o PMDB e nunca votamos no PMDB”, resumiu o presidente do PP de Araguapaz, Jackson Januário, sobre a possibilidade de acompanhar eventual decisão do governador Alcides Rodrigues ventilada pela imprensa. Segundo ele, o PP de Araguapaz seguiu orientação do Governador no primeiro turno, o que o candidato tucano entendeu democraticamente.

“Agora estamos voltando para o ninho e já estamos arregaçando nossas mangas como o Senador Marconi pediu, estamos adesivando os carros e arregimentando os companheiros para trabalhar pela vitória daquele que segue a nossa linha, que é nosso companheiro e que trabalha pelos anseios do povo goiano, Marconi Perillo”. Jackson disse que a decisão não foi comunicada ao governador Alcides Rodrigues, nem a Sérgio Caiado, presidente regional do PP. “Não consegui falar com o Sérgio, mas ele já sabia que não caminharíamos com o Iris, já tinha sido avisado”.

Da mesma forma que o pessoal de Araguapaz, a prefeita de Porteirão Marta Aparecida Rodrigues (PP) e o ex-prefeito Osmar Antônio Dias (PP) também declararam apoio a Marconi. “Apoiamos Vanderlan no primeiro turno porque tínhamos um candidato a vice-governador do nosso partido, mas agora não vamos apoiar o PMDB, não aceitamos o PMDB”, foi definitivo o ex-prefeito Osmar Antônio. “Trazemos conosco sete vereadores e o apelo da população, a cidade pede Marconi e a gente tem que seguir os eleitores”.

Ademir Menezes é o novo reforço de Marconi Perillo

O vice-governador e deputado estadual eleito, Ademir Menezes (PR), engrossou as fileiras dos novos reforços que abraçaram a candidatura de Marconi Perillo ao governo do Estado neste segundo turno. O anúncio oficial da adesão de Ademir ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) diante de mais de 2 mil pessoas.

O local escolhido foi o próprio comitê do deputado, no Setor Central de Aparecida de Goiânia. Além de correligionários, amigos e eleitores que o ajudaram a conquistar uma expressiva vitória na disputa por uma cadeira na Assembléia Legislativa, Ademir Menezes levou para a grande festa um grande número de lideranças políticas da cidade. Todas elas, a partir de agora, estão com Marconi.

O ato que formalizou a adesão do vice-governador de Goiás foi prestigiado pelos senadores reeleitos Demóstenes Torres e Lúcia Vânia, pelos deputados federais Luiz Bittencourt, Chico Abreu, Armando Vergílio, João Campos, Roberto Balestra e Vilmar Rocha, pelos deputados estaduais Dr. Waldir, Marlúcio Pereira, Álvaro Guimarães, Daniel Messac, Daniel Goulart e Joaquim de Castro, pelos ex-prefeitos de Aparecida José Macedo, Norberto Teixeira, Sebastião Viana e Freud de Melo, pelos presidentes municipais de vários partidos, dentre eles do PR, Aldivo, por Toninho, irmão do governador Alcides Rodrigues, e pelos peemedebistas Frederico Jayme e Ney Moura Teles, além de vereadores, prefeitos, ex-prefeitos, ex-candidatos a deputado e lideranças políticas de vários municípios goianos.

Deputado estadual reeleito por Itumbiara, Álvaro Guimarães (PR) declarou sua fé em que “mais de 90% do partido e dos eleitores que estiveram com o ex-candidato ao governo Vanderlan Cardoso agora vão caminhar com Marconi”. O deputado Dr. Waldir enalteceu a união do PR nesta reta final das eleições. “Aqui, finalmente, está o PR unido para a grande virada que o povo de Aparecida merece.”

O ex-candidato a deputado Veter, que teve mais de 20 mil votos, a maioria em Aparecida, disse que a solenidade era uma grande demonstração de força “para fazer de Marconi o governador mais bem votado da história de Aparecida de Goiânia”. Roberto Balestra, deputado federal eleito, elogiou o retorno de Ademir à base aliada. “Você foi coerente no primeiro turno, mas chega em boa hora. Você representa um importante reforço para a vitória de Marconi neste segundo turno.”

Um dos primeiros dissidentes do PMDB a anunciar apoio a Marconi, o deputado federal Luiz Bittencourt disse que “Aparecida terá o desenvolvimento que precisa no futuro governo. Marconi é o melhor candidato, e por isso mais de 30% do meu partido estão com ele”. O também peemedebista Frederico Jayme aproveitou a oportunidade para alfinetar o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB). “Fui coordenador da campanha do Maguito ao governo do Estado. E hoje peço perdão pelo meu equívoco.”

Deputado federal eleito pelo PMN, Armando Vergílio declarou que não esperava outra atitude de Ademir Menezes e de seu grupo político. “Agora é hora de arregaçarmos as mangas para eleger Marconi e Serra”, recomendou. João Campos considerou a decisão de Ademir “um gesto inteligente em favor de Aparecida e de Goiás”, enquanto Chico Abreu garantiu que Marconi será eleito para que possa resolver os problemas de saúde, educação e geração de empregos de Aparecida.

Vilmar Rocha, que retorna à Câmara Federal com grande votação, elogiou a organização política de Aparecida. “A cidade só tem a ganhar com isso. Com essa união vamos eleger Marconi e Serra”, declarou. Daniel Goulart, deputado estadual e presidente regional do PSDB, disse que Ademir soma para a grande virada que ocorrerá em Aparecida neste segundo turno.

A senadora reeleita Lúcia Vânia declarou que no palanque da coligação de Marconi estava faltando Ademir Menezes, “apesar de sabermos que o seu coração estava em nossa campanha”. O também reeleito senador Demóstenes Torres pediu a todos que peguem nas mãos de Marconi para reconduzi-lo ao Palácio das Esmeraldas. “Vamos trabalhar bastante neste segundo turno pelo bem do nosso Estado”, salientou. Por fim disse que as consultas internas da coligação já estão mostrando Marconi com mais de 13% na frente do adversário.

O ex-prefeito José Macedo disse acreditar em uma grande vitória de Marconi em Aparecida de Goiânia graças à união de todas as lideranças presentes naquele ato. O ex-prefeito Norberto Teixeira declarou estar confiante na vitória de Marconi em Aparecida. “Este palanque é do povo de Aparecida que quer o melhor para Goiás”, disse. O ex-prefeito Tião Viana garantiu que, em Aparecida, Marconi e Serra vão ser vitoriosos na eleição do dia 31. “Vamos vencer o jogo para os dois”, declarou.

Ademir Menezes disse que sua decisão de apoiar Marconi era o caminho natural. “Para isso tivemos o apoio maciço de muitos companheiros. Todos entendem que este é o caminho mais curto para o progresso de Aparecida de Goiânia”, acrescentou.

O vice-governador e deputado estadual eleito elogiou o plano de governo de Marconi com destaque para os investimentos que estão previstos para a área da educação. Declarou que, mesmo estando na coligação de outro candidato no primeiro turno, nunca deixou de respeitar Marconi, “uma pessoa que considero, acima de tudo, um grande amigo”.

Ademir disse que espera de Marconi a realização de um governo “mais feliz, que continue a respeitar os cidadãos e os funcionários públicos como fez nos mandatos anteriores. Com Marconi vamos ter um governo moderno, marcado por grandes realizações. Estou seguro da minha decisão. Vamos ganhar a eleição”, garantiu.

Marconi, por sua vez, não escondeu o desejo de sempre ter Ademir a seu lado. “Sempre lamentei não poder estarmos juntos no primeiro turno. Conversava com o Ademir sempre, antes e durante a eleição. Sempre nos respeitamos muito. Quando terminou o primeiro turno, imediatamente liguei para ele e o convidei a ficar do nosso lado. Não tive nenhuma dificuldade para ter esse importante apoio à minha candidatura. Ademir sempre foi um amigo leal e um companheiro fiel. Admiro sua coerência e sempre respeitei o seu posicionamento”, disse Marconi

O candidato da coligação Goiás Quer Mais fez questão de elogiar as demais lideranças de Aparecida que naquela solenidade selavam apoio ao seu projeto. “Aparecida cresceu, desenvolveu-se e passou a ser um dos maiores e mais respeitados municípios brasileiros, graças ao trabalho daqueles que estão hoje aqui neste palanque. O que existe em Aparecida nasceu das mãos desses ex-prefeitos que estão aqui, desses deputados, ex-deputados e demais lideranças que sempre lutaram pelo crescimento de Aparecida. Esses homens que merecem as nossas homenagens. Eles têm raízes em Aparecida, sempre lutaram e fizeram muito pelo município”, elogiou.

Marconi aproveitou a oportunidade para pedir aos eleitores que não deixem de comparecer às urnas no dia 31 de outubro. No entendimento do candidato, sua vitória só não foi consolidada no primeiro turno em razão do grande número de abstenções registrado no último dia 3. “No Entorno de Brasília, onde temos uma expressiva frente, a abstenção chegou a 40%. Isso prejudicou o candidato que tinha apoio da esmagadora maioria dos eleitores da região. Deixei de vencer já no primeiro turno por causa dessa abstenção”, analisou.

O candidato disse que o governo do Estado, com o intuito de prejudicá-lo, já anunciou que vai emendar os feriados previstos para o final do mês, forçando a manutenção ou até ampliação do número de abstenções na votação marcada para o dia 31. “Como tenho o apoio de mais de 80% dos servidores públicos, o mais prejudicado seria eu. Peço a vocês que não troquem um feriado pelo futuro de Goiás. Preciso do apoio dos servidores públicos para poder retribui-lo com a valorização que sempre dediquei a eles”, assinalou.

Responder Encaminhar