Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Empresários procuram Marconi para pedir apoio na Construção de Usina no Rio Araguaia

O senador e governador eleito Marconi Perillo (PSDB) recebeu ontem (terça-feira 7) uma comitiva do consórcio EDP/Grupo Rede, vencedor do leilão para explorar o potencial hidrelétrico Couto Magalhães. No encontro, o grupo pediu o apoio de Marconi para a implantação do projeto, que ainda depende de um estudo do Ibama sobre o impacto ambiental.




O Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) Couto Magalhães foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, e deverá ser implantado no trecho do Alto Rio Araguaia, a cerca de 90 km da nascente, nos municípios de Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO). O projeto prevê a construção de uma barragem sobre o rio Araguaia, com 918 metros de extensão, 500 metros acima da Cachoeira Couto de Magalhães e deverá ocupar uma área de 911 hectares na zona rural. A previsão de investimentos é de R$ 500 milhões, com a geração de 800 empregos e produção de 150 megawatts.



Segundo o diretor de Engenharia e Construção Hídrica da EDP, André Castro Pereira, para atender às determinações do Ibama o consórcio desenvolveu uma revisão do projeto, compatibilizando aspectos ambientais e técnicos. “O projeto atual prevê um reservatório cinco vezes menor que o anterior, reduzindo para apenas quatro famílias afetadas e preservando as áreas urbanas de Alto Araguaia e Santa Rita, a ponte sobre o rio Babilônia e as duas pequenas centrais hidrelétricas existentes no rio Araguaia”, informou.



Ao ser convidado para o lançamento da pedra fundamental, em maio de 2011, Marconi disse que pretende “fazer mudanças profundas na área de meio ambiente, com a descontaminação da região”, atingida por graves problemas ambientais.



Além dos representantes do consórcio vencedor, participaram do encontro os prefeitos de Santa Rita e do Alto Araguaia, o deputado Valtemir Pereira (PSB/MT) e vereadores.