Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Passe livre para 120 mil esudantes

Em reunião com aproximadamente 400 estudantes de diversas universidades e regiões da capital, como do Noroeste, o candidato ao governo do Estado pela Coligação Goiás Quer Mais, senador Marconi Perillo (PSDB), anunciou em reunião na noite de quarta-feira (11) mais uma proposta de seu plano de governo: os estudantes da Região Metropolitana de Goiânia terão passe livre nos transportes coletivos. Mais de 120 mil estudantes devem ser beneficiados.


“Recebi de muitos estudantes um pleito para viabilizar o passe livre. Já encomendei ao Giuseppe Vecci (coordenador do plano de governo) um estudo para termos a convicção e segurança do quanto vamos precisar investir em recursos públicos para colaborar com os estudantes. Nós não vamos jogar isso nas costas de ninguém, o que o Estado tiver de fazer, o subsídio que tiver de ser dado será concedido pelo Estado. E nós estamos fazendo aqui o compromisso de estender o passe livre com apoio e subsídio do governo estadual”, disse Marconi.

Marconi afirmou que o projeto atenderá desde os alunos do ensino fundamental aos do ensino superior. Ele lembrou ainda o projeto de inclusão digital que já está no seu plano de governo. O objetivo é levar um computador a cada estudante da rede estadual. “Esse projeto será apresentado nos próximos dias. Nós vamos dar a largada em relação à inclusão digital em Goiás”, afirmou.

À Universidade Estadual de Goiás (UEG), criada nos governos de Marconi e representada na reunião de quarta-feira por um grande número de estudantes, o senador também apresentou propostas: “Vamos consolidar, fortalecer e dar autonomia financeira e administrativa à UEG para que ela se transforme em uma das cinco melhores universidades do País”, disse, sob intensos aplausos. E completou: “Também fui autor da emenda que destinou recursos para a UEG. Vamos concluir as unidades que ainda não estão prontas e reformar e ampliar as existentes, como é o caso da Esefego. Garantiremos a contratação de mais professores, porque sei que isso é um drama. Tem concurso em andamento, e se os professores não forem chamados eu irei chamá-los. Garantiremos plano de carreira que estimule os professores da UEG para que eles queiram continuar na faculdade”, afirmou.

Marconi tratou ainda da necessidade de trazer de volta alguns dos programas sociais voltados para os estudantes, como a Bolsa Universitária. Anrtecipou, porém, que o valor da bolsa, antes de R$ 250 reais, “será adaptado à realidade atual”.

O governadoriável afirmou que vai “investir pesado na qualificação dos nossos profissionais da educação” e buscar meios de melhorar o desempenho dos alunos nos exames que são realizados pelo MEC. Marconi explicou também que “a melhor forma de valorizar a educação é valorizar os professores”.

“Vamos, de acordo com as vocações regionais, transformar cem escolas publicas também em escolas profissionalizantes. Queremos qualificar os estudantes para que eles ocupem uma vaga no mercado de trabalho”, disse.

A estudante da UEG Ana Paula Assunção elogiou as propostas de Marconi, a quem chamou de ‘democrata e ousado’. “Pelo que acompanhei nos governos dele, sempre foi um homem ousado, democrata, mas realmente eu não esperava uma proposta assim. Se realmente for possível nos isentar do passe no transporte público, Marconi ajudará muito milhares de estudantes. E, em relação à UEG, tudo o que ele disse é o que está faltando. Se ele vai fazer tudo isso mesmo, já tem o meu voto”, disse.