Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Marconi apresenta seu Plano de Governo

Marconi apresenta seu Plano de Governo


Para um público estimado em 1,5 mil pessoas, o candidato ao governo do Estado pela Coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo, apresentou seu Plano de Governo ontem (quinta-feira 16), a partir das 10 horas, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.

Elaborado por uma equipe de 311 auxiliares coordenados pelo economista e ex-secretário estadual Giuseppe Vecci, o planejamento é fruto de 9 meses de trabalho e 21 seminários realizados em diversas regiões do Estado envolvendo milhares de pessoas de vários segmentos da sociedade.Marconi Perillo explicou que as propostas que sustentam o projeto de governo para os próximos quatro anos estão abertas a sugestões. “Embora o plano tenha sido exaustivamente discutido com a sociedade, estaremos sempre, democraticamente, aceitando criticas e sugestões que visem melhorá-lo”, declarou.Uma cartilha com 63 páginas abrangendo todas as áreas a serem contempladas num provável futuro governo de Marconi foi distribuída aos presentes. Nela o candidato alerta que a versão apresentada deve ser entendida como “mais uma oportunidade de convocar e provocar os cidadãos e as cidadãs de Goiás a analisar, refletir e influenciar um projeto que somente por eles se justifica e se sustenta.”Declarando-se otimista e disposto a realizar um governo ainda mais dinâmico e realizador em relação às administrações passadas, Marconi disse que vai trabalhar muito para que o projeto apresentado à sociedade seja atendido em sua totalidade. “Quero chegar ao final de quatro anos atingindo todas as metas. Assim fiz em meus governos passados e, agora, com ainda mais experiência e com muita garra, quero fazer muito mais”, disse.Marconi reafirmou seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos goianos. Lembrou que em seus governos as famílias foram mais amparadas, tiveram mais oportunidades de emprego, foram beneficiadas com obras de saneamento básico e, por fim, foram tratadas com dignidade pelos programas de assistência social que implantou. Todas essas ações – salientou – fizeram com que Goiás deixasse de figurar entre os Estados mais pobres do País. "Agora minha meta é fazer com que o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – de Goiás seja o melhor do País. Temos as ferramentas, a disposição, a coragem, a determinação e os meios para isso. E vamos fazer”.

PressupostosSegundo Giuseppe Vecci, o documento baseia-se em quatro pressupostos: os contextos nacional e internacional, a realidade do Estado de Goiás, os anseios e necessidades da população e a agenda de projetos estruturantes e de desenvolvimento. “Goiás não é uma ilha, não podemos pensar em desenvolvimento sem estabelecer sintonia com tudo o que está acontecendo no mundo”, afirma.Durante o evento foram expostos painéis com todas as propostas do plano, que se divide em planejamento setorial, planejamento regional e planejamento segmentado. “Nosso diferencial é apostar no planejamento de forma séria e sistêmica e ouvir a população para encaixar as demandas no rol de propostas apresentadas”, diz Vecci.O Plano de Governo de Marconi Perillo ouviu pessoas de todo o Estado também por meio das redes sociais e registrou milhares de idéias, sugestões e perguntas de internautas, tabuladas e inseridas nas discussões de planejamento.A recomendação de Marconi Perillo, ao solicitar a elaboração de um plano de governo, é de que fosse elaborado em consonância com a realidade. “Fizemos levantamentos técnicos, valorizamos a participação popular, estudamos idéias e projetos de planos bem sucedidos e tivemos como pano de fundo a realidade de Goiás, do Brasil e do mundo”, diz Giuseppe Vecci.

Durante nove meses, cerca de 320 consultores e especialistas, voluntários em sua maioria, reuniram-se em 45 grupos temáticos e trabalharam em cima de pesquisas para compor um diagnóstico das demandas. Desse trabalho saíram os projetos estruturantes. Enquanto isso, outra parte da equipe percorreu o Estado em seminários abertos à população, colhendo sugestões e idéias para compor o programa.

Foram realizados seminários em Iporá, Porangatu, Itumbiara, Alvorada do Norte, Rialma, Senador Canedo e Alto Paraíso, entre outras cidades. Em Goiânia, foram promovidos encontros com representantes dos funcionários públicos, idosos, jovens, mulheres, conselhos tutelares, setores da agricultura e indústria e outros segmentos.