Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Marconi defende ampliação do FICA

Quando se fala em Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás – FICA – vem à lembrança da população goiana de um modo geral a ousadia de Marconi Perillo, então governador de Goiás, em 1999, quando lançou esse festival, com o intuito de mobilizar o Estado para uma reflexão sobre as questões ambientais e a promoção do cinema produzido no estado.

Recentemente, Marconi comentou com amigos, durante uma dessas viagens que empreende pelas cidades goianas, coincidentemente no período de realização da XII edição do FICA, de 8 a 13 deste mês, na cidade de Goiás, da sua alegria em ver que o festival prosperou e hoje Goiás, o Brasil e o mundo não mais vivem sem ele.

Para o senador Marconi Perillo, a população goiana abraçou o FICA e com ele caminha construindo um caminho que amplia a diversidade cultural goiana. “Graças a Deus o FICA hoje está incorporado ao calendário cultural do Estado de Goiás como um importante meio de promoção do trabalho de criação dos nossos cineastas e de luta de todos os que defendem a preservação do meio ambiente, propondo discussões e assegurando novos rumos ao debate sobre o cinema e o meio ambiente”, observa ele.

Por isso mesmo que em suas propostas, neste período que antecede a pré-campanha eleitoral, Marconi Perillo sinaliza a sua assessoria para demarcar um campo maior de prospecção para o FICA, defendendo a sua ampliação e o seu fortalecimento e propondo convênios com outros festivais de cinema ambiental. Por isso, ele defende um FICA mais internacionalizado e que se insira com maior ênfase nas questões ambientais.

Na opinião de Marconi, porque fascina, o cinema acrescenta, englobando a sedução das outras artes, o que redimensiona a importância de seu papel cultural. “Como não tem fronteiras _ observa Marconi -, proporciona preciosa contribuição ao entendimento entre os povos e à paz internacional. E cada vez mais aproxima os homens no entendimento sobre a questão ambiental, na medida em que se torna fértil o veio cinematográfico que lança sua luz, suas câmeras e suas ações sobre idéias a favor do meio ambiente”.

Para o senador Marconi, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental projeta o Estado como importante referência mundial neste plano da arte cinematográfica motivada pela questão ambiental. Com certeza, diz, o FICA insere-se entre os cinco mais importantes do mundo neste gênero e também se tornou o evento cultural mais importante do Centro-Oeste, por isso mesmo, para ele, precisa ser ampliado, melhorado e valorizado. Além de tudo isso, segundo Marconi, há um considerável implemento no turismo da cidade de Goiás, com lotação total de hotéis e pousadas e uma grande movimentação da economia local.

Marconi ressalta políticas para a juventude

Consciente de que um melhor e promissor futuro para o Estado de Goiás, em particular, e para o Brasil, no geral, dependem de políticas e ações que alarguem os caminhos da juventude, o senador Marconi Perillo, pré-candidato do PSDB ao governo de Goiás, tem alertado em todas as 246 cidades goianas ,por onde passou nos últimos quatro meses, recebendo homenagens e mantendo um diálogo com a população, para a necessidade de políticas públicas que dêem atenção específica aos jovens.

Para Marconi, a perspectiva de "um mundo melhor para nossos filhos e netos "depende de um trabalho do poder público que valorize a presença do jovem na sociedade, e na economia, permitindo-lhe que tenha condições de construir ele mesmo e trilhar caminhos que lhe permitam dotar sua vida de dignidade, com humanismo e alegria. “Os governos precisam abrir as portas do mundo real para o jovem que se lança com sua força, mas ainda sem experiência suficiente, ao mundo do trabalho e de construção de seu futuro”, observa Marconi.

Ele tem aproveitado essas oportunidades de encontros com a população para relembrar que em seus governos, de 1999 a março de 2006, todas as políticas foram planejadas no sentido de dar sustentação às demandas da juventude goiana. Assim foi que participou da equipe que sugeriu ao governo federal, em meados de 2004, a criação do Estatuto e do Ministério da Juventude. Na mesma ocasião Marconi foi homenageado pela União Nacional dos Estudantes pela criação da UEG, que abriga mais de 50 mil jovens em seus quadros estudantis, e pelas políticas sociais desenvolvidas por seu governo na formação, desenvolvimento e inclusão social da juventude do estado de Goiás, e por instituir mecanismos de apoio à juventude e às minorias.

De acordo com Marconi, hoje praticamente não se fala em política pública voltada para a juventude goiana, mas que nos governos dele a Unesco apurou que Goiás obteve a melhor classificação no Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) no Centro-Oeste e a 10ª posição nacional, levando-se em conta os índices de renda per capta, saúde e educação para a juventude.

Marconi aponta ainda a parceria com a Fundação Pró Cerrado, viabilizando a introdução de jovens no mercado de trabalho, a criação do programa do Primeiro Emprego, a criação da Bolsa Universitária e do programa Escola aberta, franqueando as escolas nos finais de semana para atividades esportivas e de recreação, retirando os jovens das ruas e evitando problemas como o uso de drogas. Cita ainda o aumento das matrículas na Educação de Jovens e Adultos, a criação dos Jogos Abertos de Goiás, do Salário Escola, dos Centros de Ensino Superior Tecnológico, do atendimento de adolescentes nos programas de Inclusão Digital, e do importante programa denominado Se Liga no Futuro, que estimulou o empreendedorismo precoce e favoreceu milhares de jovens goianos que hoje são pais e mães de família trabalhadores e responsáveis.

O senador Marconi Perillo faz questão de ressaltar por onde passa seu compromisso com a juventude goiana, observando sempre que essa é a garantia segura de um futuro melhor para Goiás e uma maneira de dar tranqüilidade aos pais de família com relação ao bom encaminhamento dos seus filhos. Uma forma de também fazer isso, observa, é garantindo uma total inclusão digital acessível a todos os jovens goianos, nas escolas, bibliotecas e em centros de lazer. “Os jovens que ajudamos a preparar hoje desenvolverão Goiás com a força dos seus braços, com a criatividade de seus cérebros e com a emoção dos seus corações, frutificando conhecimento, trabalho e compromisso de construção de cidadania e de uma vida digna para as gerações futuras”, sentencia Marconi Perillo.

Marconi debate trabalho para os jovens

Promovida pelos diretórios e centros acadêmicos da UniAnhanguera, UniEvangélica, UEG e União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis, uma mesa redonda debaterá amanhã (terça-feira 15) no auditório do Senai em Anápolis, a partir das 8h30, as políticas públicas de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Participarão da mesa o senador Marconi Perillo, o professor Rafael Melo, Danianne Marinho (Faculdade Latino Americana) e Fernando Nunes (Fieg/IEL.

Convenção do PSDB será no dia 30

Com a participação de oito partidos aliados, o PSDB realizará no próximo dia 30, quarta-feira, das 8 às 14 horas, no Goiânia Arena (ao lado do Estádio Serra Dourada), a Convenção Estadual que oficializará a candidatura do senador Marconi Perillo ao governo de Goiás e dos nomes que disputarão vagas no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa. A Convenção Estadual também deliberará sobre a celebração de coligações. O convite para o evento é assinado pelos presidentes do PSDB, Leonardo Vilela; PMN, Armando Virgilio; PTC, Fernando Meirelles; PRTB, Santana Pires; PTB, Jovair Arantes; PSL, Dário Paiva; PPS, Gilvane Felipe; PTdoB, Edivaldo Cardoso; PHS, Eduardo Machado; e PRB, Jorge Pinheiro.