Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Marconi defende ampliação do FICA

Quando se fala em Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás – FICA – vem à lembrança da população goiana de um modo geral a ousadia de Marconi Perillo, então governador de Goiás, em 1999, quando lançou esse festival, com o intuito de mobilizar o Estado para uma reflexão sobre as questões ambientais e a promoção do cinema produzido no estado.

Recentemente, Marconi comentou com amigos, durante uma dessas viagens que empreende pelas cidades goianas, coincidentemente no período de realização da XII edição do FICA, de 8 a 13 deste mês, na cidade de Goiás, da sua alegria em ver que o festival prosperou e hoje Goiás, o Brasil e o mundo não mais vivem sem ele.

Para o senador Marconi Perillo, a população goiana abraçou o FICA e com ele caminha construindo um caminho que amplia a diversidade cultural goiana. “Graças a Deus o FICA hoje está incorporado ao calendário cultural do Estado de Goiás como um importante meio de promoção do trabalho de criação dos nossos cineastas e de luta de todos os que defendem a preservação do meio ambiente, propondo discussões e assegurando novos rumos ao debate sobre o cinema e o meio ambiente”, observa ele.

Por isso mesmo que em suas propostas, neste período que antecede a pré-campanha eleitoral, Marconi Perillo sinaliza a sua assessoria para demarcar um campo maior de prospecção para o FICA, defendendo a sua ampliação e o seu fortalecimento e propondo convênios com outros festivais de cinema ambiental. Por isso, ele defende um FICA mais internacionalizado e que se insira com maior ênfase nas questões ambientais.

Na opinião de Marconi, porque fascina, o cinema acrescenta, englobando a sedução das outras artes, o que redimensiona a importância de seu papel cultural. “Como não tem fronteiras _ observa Marconi -, proporciona preciosa contribuição ao entendimento entre os povos e à paz internacional. E cada vez mais aproxima os homens no entendimento sobre a questão ambiental, na medida em que se torna fértil o veio cinematográfico que lança sua luz, suas câmeras e suas ações sobre idéias a favor do meio ambiente”.

Para o senador Marconi, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental projeta o Estado como importante referência mundial neste plano da arte cinematográfica motivada pela questão ambiental. Com certeza, diz, o FICA insere-se entre os cinco mais importantes do mundo neste gênero e também se tornou o evento cultural mais importante do Centro-Oeste, por isso mesmo, para ele, precisa ser ampliado, melhorado e valorizado. Além de tudo isso, segundo Marconi, há um considerável implemento no turismo da cidade de Goiás, com lotação total de hotéis e pousadas e uma grande movimentação da economia local.