Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de maio de 2010

XII Fica vai acontecer de 8 a 13 de junho


XII Fica vai acontecer de 8 a 13 de junho, com a oferta de dezenas de atrações. Na mostra competitiva são 28 filmes selecionados entre os quase 550 inscritos; na paralela, 27 filmes, nacionais e internacionais. Também vão acontecer cursos e shows, entre eles os de Alcione e Lulu Santos.


Divulgação


Este ano o Festival Internacional de Vídeo de Cinema Ambiental - Fica, bateu recorde de inscrições com 548 filmes, sendo 202 nacionais. Deste total de inscritos, 28 foram selecionados para participar da mostra competitiva que ocorre de 8 a 13 de junho na cidade de Goiás. Neste grupo estão 16 filmes nacionais ( quatro goianos) e 12 estrangeiros. No festival de temática ambiental que oferece o maior prêmio do mundo, tem ainda cursos, mostras, ações, oficinas e espetáculos musicais que reúnem no palco 17 atrações regionais e quatro nacionais. Entre elas estão Lulu Santos, Alcione, Paula Lima, o violonista Yamandu Costa, os goianos João Caetano, Nila Branco, Mr. Gyn, Cotejo Coró de Pau, Banda Pequi e outros.

Zezé de Camargo e Luciano declaram voto a Marconi

A convite do prefeito de Itumbiara, Zé Gomes (PP), o pré-candidato à sucessão estadual pelo PSDB, senador Marconi Perillo, participou no domingo (9) de uma festa em homenagem ao Dia das Mães, promovida pela prefeitura, com show da dupla Zezé de Camargo & Luciano.

Falando ao público, Marconi destacou a importância da figura materna na estrutura familiar. “Tive a alegria de comemorar hoje com a minha família a pureza de ter uma mãe. Depois vim a Itumbiara para prestigiar esta festa que o prefeito preparou para as mães. Estou feliz porque não há nada mais sublime do que a presença da mãe em uma família. A mãe que sofre, que peleja para criar os filhos, mas também a mãe que se alegra ao ver o sucesso dos filhos. Minha felicidade é também em razão dos trabalhos que o Zé Gomes tem feito para as mães. Isso prova que quando o Poder Público quer, ele pode fazer muito para melhorar a vida das pessoas”, disse.

A Zezé de Camargo falou à imprensa sobre a amizade que tem com o senador e sobre a importância dele para o Estado. “Marconi é uma pessoa especial para nós e para Goiás. Foi um governador que trouxe muitas realizações para o Estado, e continua trazendo como senador. Na verdade é um irmão que nós temos em Goiás, que nos ajudou muito na época do sequestro do nosso irmão Wellington Camargo. Sempre seremos gratos a ele por isso. Já dissemos a ele que estamos com ele nessa nova disputa ao governo do Estado”, disse. Em seguida, Zezé brincou ao afirmar que, se depender dele e de Luciano, Marconi será eleito. “Se depender de dois votos, o meu e do Luciano, Marconi será eleito”.

Marconi, que chegou minutos depois da inauguração da Escola Municipal de Tempo Integral Joaquim Mariano, parabenizou o prefeito pela obra. “Estou muito feliz com a inauguração dessa escola de tempo integral. O Zé Gomes é uma inspiração para nós porque faz tudo com muito carinho. Quando fui governador agi da mesma forma, com carinho, de forma a ajudar o povo a melhorar de vida”, lembrou.

senador recordou a situação da Educação no seu primeiro mandato de governador. “Quando cheguei ao governo, os professores eram muito maltratados, a Educação estava em terceiro ou quarto plano, e eu procurei proporcionar aos professores um plano de carreira, criar os cursos de qualificação e formar todos os professores que estavam no ensino médio e não tinham curso superior; porque eu entendia que só com professores bem formados é que nós poderíamos ter uma boa educação. Venho de uma família humilde e sei o quanto a Educação foi importante na minha vida. O Zé Gomes tem sempre o meu apoio porque ele faz pelos que mais precisam, da mesma forma que eu fiz quando fui governador”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o senador Demóstenes Torres (DEM), o deputado federal Jovair Arantes (PTB) e a ex-primeira dama, esposa de Marconi, Valéria Perillo.

PARLAMENTO

O vice presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado tucano Honor Cruvinel tem acompanhado o senador Marconi Perillo nas homenagens que o pré candidato ao governo do Estado vem recebendo em várias cidades goianas.


No último dia 14 de maio, Marconi Perillo e Honor Cruvinel foram a Morrinhos prestigiar solenidade de outorga de titulo de cidadania a ex presidente da OVG, Valéria Perillo.

Na região do Vale do Araguaia, Honor Cruvinel, também, tem intensificado visitas a correligionários políticos e amigos como é o caso de Nilson Almir em Itapirapuã, Joaquim Boa Sorte na Cidade de Goiás e o prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho, além de lideranças de Britânia e Mossâmedes.

Cruvinel destca que o pleito eleitoral de 2010 será importante para a escolha dos dirigentes que poderão a partir de janeiro de 2011, impulsionar o desenvolvimento de Goiás. No dia 10 de maio Cruvinel integrou a comitiva goiana que recepicionu o pre candidato ao Planalto, o ex governador de São Paulo, José Serra (foto), na visita que fez a Goiãnia, onde conheceu o CRER e o Vapt Vupt.
 

Cavalgada do Divino destaca Marconi em Pirenópolis


Recebido por centenas de cavaleiros que o aguardavam no trevo para dar início à cavalgada que sinaliza o começo da Festa do Divino em Pirenópolis, recentemente elevada à condição de Patrimônio Nacional pelo Iphan, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, senador Marconi Perillo, cavalgou junto aos cavaleiros e os liderou desde aquele ponto da rodovia até as principais ruas da cidade, como forma de demonstrar apoio à manifestação cultural que se repete todos os anos. “Ele nos ajuda todos os anos na realização dessa cavalgada, sempre incentivou os cavaleiros e sempre colaborou para a realização da festa”, disse o coordenador da cavalgada, Wellington Alves.


A exemplo do que defendeu em sua última visita à cidade de Goianápolis, que é preciso valorizar as manifestações culturais das cidades goianas, Marconi lembrou que “o povo que não tem memória não tem história” e falou à imprensa sobre a necessidade de que os governos apóiem essas manifestações culturais. “Sempre gosto de dizer que o povo que não tem memória não tem história. A cultura de Goiás é riquíssima em termos de diversidade. Temos inúmeras festas religiosas, um folclore muito rico. Hoje mesmo participei de duas festas folclóricas, a chegada das folias do Divino Espírito Santo em Cristalina, uma festa muito bonita, aonde várias folias chegaram da zona rural, e agora a chegada da folia aqui de Pirenópolis, que é uma tradição goiana. A festa do Divino de Pirenópolis constitui a folia da zona urbana, a folia da Igreja Católica, a folia profana, as Cavalhadas, as Pastorinhas. Essas são as festas tradicionais e folclóricas mais bonitas do Brasil”, afirmou.

Marconi sempre buscou valorizar a cultura e considera que essa ação deve fazer parte da sociedade e de seus governantes. “Sempre procurei, ao longo de minha vida, valorizar a cultura, a memória e esse patrimônio imaterial que nós temos que é o folclore. Creio que os governos e também as sociedades constituídas devem ter compromisso com a manutenção dessas tradições”, disse.

Em relação ao reconhecimento e gratidão que recebeu ao longo da cavalgada pelos cavaleiros e pelos que assistiam ao desfile nas ruas, incentivou-os a continuar valorizando essa tradição. “É muito importante que eles perseverem, que continuem apoiando e valorizando todas essas facetas culturais do nosso Estado. Pirenópolis é o que é porque seu povo ao longo dos anos soube preservar sua arquitetura colonial, seu casario e suas tradições. Se não fosse dessa forma, esta cidade não teria todo esse reconhecimento em nível nacional”, analisou.

Proteção à juventude de Itapirapuã: parceria consolidada

Itapirapuã – O Projeto Atitude Positiva, de iniciativa da comunidade, para promoção de medidas de proteção às crianças e adolescentes de Itapirapuã, foi apresentado aos articuladores sociais do Programa Parceria Cidadã e começou a ser delineado nesta quarta-feira (12/5), num trabalho conjunto de construção.

Com a participação das titulares das secretarias municipais de Educação (foto), Saúde e Assistência Social, da presidência e membros dos Conselhos Tutelar e de Segurança, além do comando-geral da Polícia Militar na cidade (foto), a reunião com os articuladores resultou na redação de cada objetivo, ação e estratégias propostas no plano (foto). Também serão inseridos no projeto, para embasar as ações futuras, os levantamentos realizados pelos articuladores sociais sobre a realidade local, tais como o que retrata a situação das áreas de esporte e lazer existentes no município – potenciais locais para realização das atividades do projeto – e o mapeamento requisitado dos agentes de saúde sobre o número de usuários de drogas lícitas e ilícitas.

Conforme decisão do grupo de trabalho, esses últimos números serão confrontados com aqueles já reunidos pelos organizadores do Projeto Atitude Positiva, obtidos na Polícia Militar, nos Conselhos Municipais e nas escolas dos municípios e nos PSFs, e também aos que ainda serão requisitados pelo Ministério Público às escolas estaduais. De posse de todos os relatórios, o que deve ocorrer até o final do mês, serão mapeadas, por regiões, as áreas de vulnerabilidade, para escolha dos setores por onde as ações práticas terão início. (Texto: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social – Fotos: Jésus Melo)

Servidor Público poderá realizar o sonho da casa própria

O Governo de Goiás lança, na próxima quarta-feira (12), o Programa Moradia Digna, que irá subsidiar em até 20% a aquisição de imóveis por meio de financiamento para os servidores públicos. O lançamento terá transmissão simultânea, pela TBC, Canal 13, para todas as pastas do governo. A Secretaria Estadual da Saúde de Goiás e a Agência Goiana de Comunicação realizam a transmissão em conjunto, no auditório da Agecom, no Parque Santa Cruz, às 9 horas. Todos os servidores estão convidados a participar da solenidade.


As primeiras unidades serão disponibilizadas no Feirão da Caixa Econômica Federal, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio, na Avenida Rio Verde, em Aparecida de Goiânia. O servidor deve levar o último contracheque, e, caso possua, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também poderá incluí-lo na aquisição do imóvel. Algumas unidades serão entregues ainda este ano. A primeira etapa do Moradia Digna, contempla construções verticais (prédios).
“Vejo a saúde no sentido amplo, do ponto de vista biopsicossocial. As pessoas precisam morar bem, residir em locais com infraestrutura adequada. E a habitação é fator que influencia no bem-estar ou seja na saúde da população”, adiantou a secretária da Saúde de Goiás, Irani Ribeiro.

Ao todo 15 empreendimentos estarão em negociação no Feirão da Caixa Econômica Federal. Dentre os bairros contemplados estão: Goiânia II, Jardim Novo Mundo, Setor Negrão de Lima, Setor Marista, Setor Bueno, Vila dos Alpes, Parque Amazonas, entre outros. De acordo com a presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Silmara Vieira quem adquirir uma unidade no Jardim Novo Mundo, por exemplo, poderá mudar até o fim do ano. No Feirão da CEF, serão disponibilizados para a comercialização 2,2 mil apartamentos.

O programa está aberto à participação de todos os servidores estaduais, mas terão atendimento prioritário aqueles que comprovarem renda familiar variando entre três e dez salários mínimos. As condições são facilitadas e alguns imóveis podem ser adquiridos com prestações mensais de R$ 210.

Os empreeendimentos estão localizados em bairros urbanizados, dispõem de infraestrutura completa, equipamentos sociais como escolas, postos de saúde, áreas para lazer e esporte e estão integrados à rede de transporte coletivo.


O subsídio do Governo de Goiás poderá ser utilizado como a entrada para aquisição da casa própria. Além dos funcionários efetivos, também podem participar do programa os nomeados em cargos de comissão.

Após o Feirão da CEF, balcões de oportunidade itinerantes percorrerão as unidades do governo estadual. E na segunda quinzena de junho também vão ser oportunizadas casas (construções horizontais).

SES-GO

RELEASE XIII MOTORCYCLE

Por Ananda Christy


Mais uma vez o evento que sacode Barra do Garças em junho supera os percalços e vem com tudo. O MOTORCYCLE DO ARAGUAIA, que em 2010 completa seu 13 anos, prenuncia o sucesso rotineiro e mais algumas inovações que – sem dúvida – marcarão essa edição.

De 02 a 06 de junho, no Porto do Baé, acontecerá uma das maiores movimentações turísticas da cidade (quiçá, a maior). Com a presença de inúmeros moto clubes de diversos lugares do Brasil, o Motorcycle se consagrou como marca registrada de Barra do Garças e rota certa de milhares de motociclistas.

O evento conta com diversos shows (inclusive atrações internacionais), concursos, moto passeatas, estandes de expositores, praça de alimentação, área especial para moto clubes e muito mais. Outras novidades e surpresas aguardam os visitantes da que promete ser uma das edições mais movimentadas.

Neste ano, a entrada principal se dá próxima ao Araguaia Park Hotel – transcorrendo todo o porto até o Nipon Bar. O evento, destinado às motos acima de 400 cilindradas, possui entrada franca. Nos dias 02, 03 e 04 os shows dentro da Arena também serão de graça.

Um show muito aguardado é o da banda Angra, que se realizará no sábado, dia 05, a preço popular na área open bar, e com o custo de 1 kg de alimento para arquibancadas.

Para um grande encerramento, o evento conta também com a presença da dupla João Carrero & Capataz, no domingo, também a preços simbólicos.

Os preparativos para o Motorcycle deste ano já movimentam toda a região, e anunciam um espetáculo que, por si só, suplanta as expectativas.

Eleições 2010

Notícias Vale do Araguaia

Promotoria Regional da Bacia do Araguaia: apoio ao Projeto Ser Natureza

Aragarças- A promotora de Justiça Wânia Marçal, titular da Promotoria Regional da Bacia do Araguaia, aceitou convite feito pela coordenação do Programa Parceria Cidadã e vai atuar no Projeto Ser Natureza nas comarcas cujas demandas incluem afluentes do Rio Araguaia.

Assim, os articuladores sociais do projeto em Iporá, Faina e Mineiros passam a contar com o apoio da promotora, que vai reforçar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos promotores com atuação na área ambiental dessas localidades. Na última quinta-feira (6/5), a articuladora sistêmica Maria José Soares esteve em Aragarças e apresentou o programa à promotora, detalhando o andamento do projeto nas três comarcas (foto).

Experiência

Há pelo menos 15 anos, Wânia Marçal tem se dedicado às questões ambientais. Sob sua coordenação, diversas ações recuperatórias com resultados foram executadas. Entre elas, destacam-se as realizadas ao longo do Rio Caiapó e que envolveram dez municípios. O contato direto com a comunidade e a mediação de conflitos também não são uma novidade para a promotora, que esteve à frente da Promotoria Ecológica Móvel por mais de uma década, hoje reestruturada.

A atual promotoria regionalizada, segundo explica sua titular, tem como objetivo intensificar a atuação na defesa do ecossistema da bacia, o que a faz, por excelência, integrada também aos objetivos dos articuladores sociais de três das comarcas que desenvolvem o Projeto Ser Natureza.

Vertente Rica

Em Iporá, a demanda escolhida pelos articuladores sociais é a revitalização da Vertente Rica. Todo o levantamento das atividades já desenvolvidas foi feito pelo grupo na última semana (foto) para apresentação à promotora. O projeto começou em Iporá, em 2008, por iniciativa do promotor de Justiça José Carlos Miranda Nery Júnior, depois passou a ser coordenado pelo promotor substituto Paulo Rangel de Oliveira, removido para a comarca de Crixás. Responde em auxílio atualmente pela 1ª Promotoria, Thiago Galindo, da Comarca de Piranhas. A promotora Wânia Marçal espera agendar encontro com os articuladores ainda para este mês.

Matinha do Monjolo

Em Mineiros, os articuladores sociais locais têm como objetivo a recuperação da Matinha do Monjolo. O Projeto Ser Natureza teve início pela adesão do promotor de Justiça Eduardo Prego e está sendo conduzido pelo promotor Augusto Bittencourt Wânia Marçal já participou de reunião com articuladores sociais no início deste, ocasião em que ela já havia se colocado à disposição para colaborar no projeto.

Rio do Peixe

Termo judiciário da comarca de Goiás, Faina entrou no Programa Ser Natureza como projeto piloto e, inicialmente, teve como demanda a melhoria do sistema de abastecimento da cidade. Posteriormente, os articuladores sociais optaram pela recuperação do Rio do Peixe. Hoje, contando com parcerias já firmadas, a primeira fase da revitalização do rio – que inclui suas 18 nascentes - está em pleno curso.

A promotora de Justiça Wânia Marçal garantiu sua participação em reunião com o prefeito de Faina, no dia seguinte à visita da psicóloga em Aragarças, para os ajustes sobre a participação da administração municipal, conforme metas estabelecidas no cronograma de execução do plano de recuperação. (texto e fotos: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social)
______________________________________________________________
 
Proteção à juventude de Itapirapuã: parceria consolidada

Itapirapuã – O Projeto Atitude Positiva, de iniciativa da comunidade, para promoção de medidas de proteção às crianças e adolescentes de Itapirapuã, foi apresentado aos articuladores sociais do Programa Parceria Cidadã e começou a ser delineado nesta quarta-feira (12/5), num trabalho conjunto de construção.

Com a participação das titulares das secretarias municipais de Educação (foto), Saúde e Assistência Social, da presidência e membros dos Conselhos Tutelar e de Segurança, além do comando-geral da Polícia Militar na cidade (foto), a reunião com os articuladores resultou na redação de cada objetivo, ação e estratégias propostas no plano (foto). Também serão inseridos no projeto, para embasar as ações futuras, os levantamentos realizados pelos articuladores sociais sobre a realidade local, tais como o que retrata a situação das áreas de esporte e lazer existentes no município – potenciais locais para realização das atividades do projeto – e o mapeamento requisitado dos agentes de saúde sobre o número de usuários de drogas lícitas e ilícitas.

Conforme decisão do grupo de trabalho, esses últimos números serão confrontados com aqueles já reunidos pelos organizadores do Projeto Atitude Positiva, obtidos na Polícia Militar, nos Conselhos Municipais e nas escolas dos municípios e nos PSFs, e também aos que ainda serão requisitados pelo Ministério Público às escolas estaduais. De posse de todos os relatórios, o que deve ocorrer até o final do mês, serão mapeadas, por regiões, as áreas de vulnerabilidade, para escolha dos setores por onde as ações práticas terão início. (Texto: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social – Fotos: Jésus Melo)
______________________________________________________________

Por Ananda Christy
Mais uma vez o evento que sacode Barra do Garças em junho supera os percalços e vem com tudo. O MOTORCYCLE DO ARAGUAIA, que em 2010 completa seu 13 anos, prenuncia o sucesso rotineiro e mais algumas inovações que – sem dúvida – marcarão essa edição.

De 02 a 06 de junho, no Porto do Baé, acontecerá uma das maiores movimentações turísticas da cidade (quiçá, a maior). Com a presença de inúmeros moto clubes de diversos lugares do Brasil, o Motorcycle se consagrou como marca registrada de Barra do Garças e rota certa de milhares de motociclistas.

O evento conta com diversos shows (inclusive atrações internacionais), concursos, moto passeatas, estandes de expositores, praça de alimentação, área especial para moto clubes e muito mais. Outras novidades e surpresas aguardam os visitantes da que promete ser uma das edições mais movimentadas.
Neste ano, a entrada principal se dá próxima ao Araguaia Park Hotel – transcorrendo todo o porto até o Nipon Bar. O evento, destinado às motos acima de 400 cilindradas, possui entrada franca. Nos dias 02, 03 e 04 os shows dentro da Arena também serão de graça.

Um show muito aguardado é o da banda Angra, que se realizará no sábado, dia 05, a preço popular na área open bar, e com o custo de 1 kg de alimento para arquibancadas.

Para um grande encerramento, o evento conta também com a presença da dupla João Carrero & Capataz, no domingo, também a preços simbólicos.

Os preparativos para o Motorcycle deste ano já movimentam toda a região, e anunciam um espetáculo que, por si só, suplanta as expectativas.
____________________________________________________________

Municípios da Região do Araguaia


Distancia de Goiânia

Araguapaz 256

Aruanã 312

Britânia 316

Faina 200

Goiás 131

Itapirapuã 189

Jussara 213

Matrinchã 243

Santa Fé de Goiás

Crixás 320

Mozarlândia 295

Mundo Novo 411

Nova Crixás 370

Novo Planalto 445

São Miguel do Araguaia 469

Uirapuru 353

Contatos

Diretora Geral:
Marcela Suassuna
Fone: 62 99828890
E-mail: jornaldovalenoticias@gmail.com

Editor e Redator:
Fernando Martins (FENAJ 1074 - JP)
Fone: 62 32551616
E-mail: grafica@editoraliberdade.com.br

Sebastian Pereira (FENAJ 1656 - JP)
E-mail: sebasgyn@gmail.com

Diretor Comercial:
Marcelo Fabiano
Fone: 62 99584003
E-mail: marcelofabiano12@hotmail.com

Colaboradores:
Mara Suassuna, Psicóloga Clínica e Organizacional.
E-mail: marasuassuna@ig.com.br
Isanulfo Cordeiro, Jornalista
E-mail: isanulfo1@gmail.com
Hundalto Guida, Advogado
E-mail: dalto.guida@gmail.com