Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cavalgada do Divino destaca Marconi em Pirenópolis


Recebido por centenas de cavaleiros que o aguardavam no trevo para dar início à cavalgada que sinaliza o começo da Festa do Divino em Pirenópolis, recentemente elevada à condição de Patrimônio Nacional pelo Iphan, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, senador Marconi Perillo, cavalgou junto aos cavaleiros e os liderou desde aquele ponto da rodovia até as principais ruas da cidade, como forma de demonstrar apoio à manifestação cultural que se repete todos os anos. “Ele nos ajuda todos os anos na realização dessa cavalgada, sempre incentivou os cavaleiros e sempre colaborou para a realização da festa”, disse o coordenador da cavalgada, Wellington Alves.


A exemplo do que defendeu em sua última visita à cidade de Goianápolis, que é preciso valorizar as manifestações culturais das cidades goianas, Marconi lembrou que “o povo que não tem memória não tem história” e falou à imprensa sobre a necessidade de que os governos apóiem essas manifestações culturais. “Sempre gosto de dizer que o povo que não tem memória não tem história. A cultura de Goiás é riquíssima em termos de diversidade. Temos inúmeras festas religiosas, um folclore muito rico. Hoje mesmo participei de duas festas folclóricas, a chegada das folias do Divino Espírito Santo em Cristalina, uma festa muito bonita, aonde várias folias chegaram da zona rural, e agora a chegada da folia aqui de Pirenópolis, que é uma tradição goiana. A festa do Divino de Pirenópolis constitui a folia da zona urbana, a folia da Igreja Católica, a folia profana, as Cavalhadas, as Pastorinhas. Essas são as festas tradicionais e folclóricas mais bonitas do Brasil”, afirmou.

Marconi sempre buscou valorizar a cultura e considera que essa ação deve fazer parte da sociedade e de seus governantes. “Sempre procurei, ao longo de minha vida, valorizar a cultura, a memória e esse patrimônio imaterial que nós temos que é o folclore. Creio que os governos e também as sociedades constituídas devem ter compromisso com a manutenção dessas tradições”, disse.

Em relação ao reconhecimento e gratidão que recebeu ao longo da cavalgada pelos cavaleiros e pelos que assistiam ao desfile nas ruas, incentivou-os a continuar valorizando essa tradição. “É muito importante que eles perseverem, que continuem apoiando e valorizando todas essas facetas culturais do nosso Estado. Pirenópolis é o que é porque seu povo ao longo dos anos soube preservar sua arquitetura colonial, seu casario e suas tradições. Se não fosse dessa forma, esta cidade não teria todo esse reconhecimento em nível nacional”, analisou.