Total de visualizações de página

sábado, 15 de maio de 2010

Marconi, Serra e outros no Buriti Shopping.

Edição de Abril de 2010

Faça o download no link abaixo:

http://www.sendspace.com/file/zi1nnw

Inscrições abertas para os Exames Supletivos 2010 até 31 de maio.

A Secretaria da Educação abre as inscrições para os Exames Supletivos 2010, um processo de avaliação com certificação parcial ou de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.supletivo.go.gov.br e preencher a ficha de inscrição. As provas vão ser realizadas nos dias 28 e 29 de agosto em escolas de 17 cidades do Estado. Para os exames de Ensino Fundamental, os candidatos devem ter o mínimo de 15 anos completos, e para os exames de Ensino Médio, a idade mínima deve ser de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31.

Os Exames Supletivos realizados pela Secretaria de Estado da Educação estão entre os mais tradicionais do País. Uma das principais portas para a inclusão dos que não tiveram acesso à escolarização na idade devida, os Exames Supletivos, assim como a Educação de Jovens e Adultos - EJA, vem recebendo atenção especial do Governo de Goiás, dentro da Política Estadual de Educação Inclusiva. Segundo a secretária da Educação, Milca Severino, nesse esforço o Governo beneficia também as crianças. “Se os pais forem letrados, as chances de êxito escolar dos filhos são muito maiores”, afirmou.



Durante a coletiva em que anunciou a abertura das inscrições, Milca Severino fez um apelo às pessoas que vão se inscrever para os exames: “Que, por responsabilidade civil e por respeito a si mesmo, nenhum candidato deixe de comparecer para fazer as provas”. De acordo com ela, os altos índices de abstenção, como os registrados nos exames anteriores, resultam em desperdício de dinheiro público, porque a estrutura e os serviços são oferecidos com base no número de inscritos.



Aprimoramento

Nos últimos quatro anos, o sistema dos Exames Supletivos foi informatizado desde a inscrição aos resultados. A inscrição on line amplia o acesso e elimina transtornos aos candidatos, se tornando um dos principais responsáveis pelo aumento do número de candidatos ano a ano, principalmente para as provas do Ensino Médio. Em 2006, 18.221 pessoas se inscreveram para os Exames Supletivos. No ano passado, esse número chegou a 28.829. A expectativa deste ano é chegar a 30 mil inscritos.



A Secretaria também atualizou os programas de todas as disciplinas de acordo com as novas diretrizes curriculares da educação básica no Estado, em sintonia com os currículos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Assim como cresceu a demanda pelos Exames Supletivos, as salas de EJA na rede pública estadual têm recebido mais estudantes, a maioria formada por trabalhadores buscando uma melhor preparação para o mundo do trabalho.



Professores da rede pública estadual foram capacitados para dar mais autonomia à Secretaria da Educação na realização dos exames. Essa capacitação contou com a parceria da Universidade Federal de Goiás - UFG. Para as provas deste ano, a Secretaria dispõe de uma banca com 40 professores da rede estadual, sob a supervisão de dois professores da UFG que vão fazer a revisão técnica geral e a revisão final de português. A cada ano, novos professores da rede estadual passam a fazer parte da banca, por isso a capacitação é permanente.

Mais informações: (62) 3201-3020

Fonte: site www.noticiasdegoias.go.gov.br



Da melhor qualidade!!!

http://sebastiansp.blogspot.com

o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) equiparou-o a Rui Barbosa e ao Barão do Rio Branco.

Ao discursar, nesta quarta-feira (12), em homenagem ao historiador,


diplomata, político e abolicionista Joaquim Nabuco, no centenário de

sua morte, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) equiparou-o a Rui

Barbosa e ao Barão do Rio Branco.



Marconi Perillo destacou o importante papel desempenhado pelo político

brasileiro no cenário político internacional da época. A atuação

diplomática de Joaquim Nabuco, afirmou o senador, "trouxe visibilidade

para o Brasil e mostrou a força de nossa civilização em particular na

Europa e nos Estados Unidos".



Traçando um paralelo entre à época de Nabuco e o Brasil atual, Marconi

Perillo considerou equivalente o desafio de se eliminar o sistema

escravagista da economia nacional ao de se romper as estruturas

arcaicas do século 20 que emperram atualmente o empreendedorismo e

obstruem a competitividade.



- Não nos parece menos desafiador superar os novos obstáculos para a

sociedade brasileira transitar da condição de emergente para a de

plenamente desenvolvida - disse.

Marconi destaca o desenvolvimento sustentável

Pré-candidato ao governo do Estado, o senador Marconi Perillo (PSDB) esteve ontem em Terezópolis, na Grande Goiânia, para receber homenagem do Conselho Municipal de Assistência Social em razão dos programas implantados por ele à época em que administrou o Estado, durante dois mandatos.


Em uma Câmara Municipal lotada, Marconi ouviu do prefeito de Terezópolis, Wilton Pereira dos Santos (PSDB), que o município tem um projeto de desenvolvimento sustentável para a barragem do Ribeirão João Leite, elaborado por ele e por alguns empresários. Wilton pediu que Marconi analisasse o projeto e, que, caso volte ao governo do Estado, lute pela instalação de uma política baseada no desenvolvimento sustentável.

“Senador, para mim e para esses empresários que estão aqui, é muito importante que o senhor não deixe que engessem nosso município. Elaboramos um projeto de desenvolvimento sustentável para o Ribeirão João Leite. Esse projeto não serve só para a nossa região, mas para todo o Estado. Por isso, pedimos que o senhor, caso vença as eleições, lute por essa política de desenvolvimento sustentável”, disse Wilton.

O prefeito pediu também valorização e investimento nas barracas que ficam à margem da rodovia em Teresópolis. “Como o senhor é um dos políticos mais modernos do País, preciso te dizer que é necessário investir de forma turística nas nossas barracas que ficam à margem da rodovia. São trabalhadores que ajudam o nosso município, até mesmo a valorizá-lo”, afirmou.

Wilton mostrou a situação das famílias que eram beneficiadas pelo programa Renda Cidadã na cidade, apontando para grande redução depois que Marconi deixou o governo. “Quando Marconi era governador, tínhamos 222 famílias que recebiam o Renda Cidadã, e hoje são apenas 95 famílias. Isso trouxe prejuízos para o comércio local, e nós precisamos ter de volta esse número. Sei que a partir do ano que vem o senhor vai voltar a fazer Goiás sorrir”, sintetizou.

O prefeito de Piracanjuba, Ricardo de Pina (PP), presente no evento, explicou o motivo de tantos prefeitos do PP estarem ao lado de Marconi. “Parabéns, senador, pela homenagem que o senhor está recebendo. Companheiro a gente reconhece nas horas mais difíceis, é isso que nós estamos mostrando para Marconi, que inúmeros prefeitos do nosso partido estão com ele porque nós somos companheiros, assim como o senhor foi conosco”.

A representante do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Osvaldina Saraiva, elogiou o trabalho de Marconi. “Esta homenagem é fruto do seu trabalho, que sempre foi pautado no bem comum social. O senhor deixou a marca de uma liderança jovem que entregou resultados excepcionais. Seu trabalho nos motiva, nos faz acreditar que podemos mudar o futuro. Fica aqui o nosso reconhecimento pelos inúmeros serviços prestados, pela dedicação e espírito de luta. Expressamos nossa admiração porque, mesmo com tantas conquistas, o senhor não deixou de ser uma pessoa simples e amigo de todos”, disse.

O ex-deputado federal Vilmar Rocha (DEM) falou aos presentes que Marconi já tem o apoio de 90% do partido. “Todos aqui sabem que, nos governos de Marconi, o nome de Goiás era reconhecido em nível nacional. Houve preocupação com o povo, com o social. Estamos convencidos de que nós podemos fazer mais e melhor do que fizemos no passado. Hoje sei que 90% dos Democratas já estão apoiando Marconi, e isso será oficializado em junho. Vamos fazer essa coligação em Goiás porque nós sempre estivemos juntos, e não será agora que o Democratas vai recuar”, enfatizou.

Marconi recebeu placa de homenagem de representantes do Programa Renda Cidadã e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Ao iniciar o discurso, agradeceu pelo carinho de todos e falou sobre a necessidade de uma gestão que “dê um choque na área social.” “Estou muito feliz por estar aqui novamente, revendo meus amigos, podendo agradecer por tanto carinho. O prefeito tratou de questões muito importantes, e posso dizer que vamos fazer um choque radical na área social - segurança, saúde, educação. É preciso que voltem os programas sociais para que possam ajudar as famílias carentes a se emanciparem. É necessário jogar pesado em infraestrutura, tendo como prioridade a ferrovia Norte-Sul”, afirmou.

Em resposta aos pedidos do prefeito, Marconi declarou que implantará uma política de desenvolvimento sustentável. “A gestão do governo do Estado tem de ser uma mola para levar a sociedade a melhorar de vida. O governo pode ajudar muito as pessoas que sonham com uma vida melhor criando programas inteligentes. Nossa visão é de várias políticas ajudando o meio ambiente”. Em seguida, propôs: “Prefeito que ajudar a preservar o meio ambiente ganha mais impostos, o empresário que ajudar ganha menos impostos. É preciso haver compensação.”



Marconi disse ainda que o prefeito está certo em estimular o turismo. “O prefeito tem toda razão em querer criar um projeto turístico. Quero estimular muito esse trabalho, porque existem pessoas ali que querem, através do trabalho, gerar progresso e oportunidades na vida”, disse.

Estiveram presentes também no evento o prefeito de Leopoldo de Bulhões, Raimundo Nonato (PSDB), o deputado federal Carlos Alberto Lereia (PSDB), o presidente do PPS regional Dário Paiva e a prefeita de Alexânia, Cida do Gelo (PSDB).





Goianápolis



Em Goianápolis, Marconi também foi homenageado pelos trabalhos realizados em seus governos pelo município. Após ouvir de lideranças políticas locais que valorizou o funcionário público, além de criar inúmeros programas sociais, foi sucinto: “Esses dias vi um desses políticos antigos dizendo que ama o funcionário público. Não preciso falar que amo o funcionário público. Quem ama, cuida, e eu cuidei. Quem ama não trata mal, não chama de carne podre. O nosso trabalho foi feito com amor, e quando uma pessoa é amada ela sente isso”, disse.

Carlos Alberto Leréia afirmou que Goianápolis não tem respaldo do governo. “Hoje a Câmara sabe que há uma falha do governo aqui, porque não há respaldo do governo. O Governador tem que olhar para todos os municípios. Temos que começar a pensar em retomar esse otimismo em ter Marconi como governador de novo”, afirmou, sob aplausos.

O ex-prefeito da cidade, Delson Ferreira (PSDB) disse que Goianápolis tem saudade da época em que Marconi governou o Estado. “Goianápolis está com o senhor e não vai esquecer o que o senhor fez por esta cidade. Com a sua ajuda, consegui trabalhar melhor por Goianápolis. Nós tínhamos um governo voltado para os programas sociais, tínhamos escolas, uma boa educação. Temos saudade dessa época”, disse.

Marconi discutiu sobre o futuro do município com os presentes. “Quero apenas falar sobre o futuro. Goianápolis pode muito bem abrigar no futuro um centro cultural que possa contar a história da cidade e também a da dupla Leandro e Leonardo, que nasceram aqui. É importante que a cidade possa receber turistas. Todos sabem que apoio as festas tradicionais e, por isso, quero apoiar de novo a Festa do Tomate. Vamos colocar isso no nosso plano de governo, além de priorizar as famílias carentes, reativando os programas sociais”, disse.

Acompanharam o senador, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin, deputados estaduais Honor Cruvinel, Daniel Messac e deputado federal Carlos Alberto Leréia. Todos do PSDB.

Marconi lança pré-candidatura com forte apoio popular

Dinamismo, progresso, desenvolvimento, otimismo, força, ousadia. Palavras espalhadas em faixas pelo Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções e Cultura de Goiânia, aludiam ao chamado Tempo Novo e saudavam o senador Marconi Perillo (PSDB) no lançamento oficial de sua pré-candidatura ao governo do Estado, ontem (sexta-feira 7).

De acordo com a organização do evento, cerca de quatro mil pessoas passaram pelo local, entre os quais dezenas de prefeitos e centenas de vereadores de diversos partidos. As caravanas chegavam de todo o Estado e, junto ao público, clamavam a volta de Marconi ao governo. A ala que representava o PSDB Jovem entusiasmou o público puxando os seguintes coros: “O povo de Goiás não erra, 2010 é Marconi e Serra”, “Eu sou Marconi com muito orgulho, com muito amor” e “O Marconi vai voltar”. Milhares de pessoas acompanharam o evento em tempo real, através do site do senador, pela internet. Lideranças mostraram otimismo de vitória ainda no primeiro turno. Estiveram presentes lideranças do PSDB, PP, DEM, PMN, PPS, PR, PTB, PT do B, PSL e PRB.

Reunidos atrás do palco enquanto aguardavam a chegada de Marconi, prefeitos, vereadores, deputados e presidentes de partidos dividiam elogios ao pré-candidato e discutiam a necessidade urgente da volta de Marconi ao Palácio das Esmeraldas. O prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Mário Cecílio (PSDB), afirmou que o Tempo Novo está vivo. “Estamos mostrando oficialmente a Goiás que o progresso vai voltar, que o Tempo Novo está vivo. Marconi é um novo alento para Goiás e para os prefeitos do Estado”, disse. Lembrando os benefícios que seu município recebeu à época do governo de Marconi, o prefeito destacou o cuidado com as rodovias. “Ele foi um governador que zelou muito pelas rodovias, principalmente as que dão acesso a São Miguel do Passa Quatro”, frisou.

O prefeito de Mara Rosa , Nilson Preto (PSDB), reclamou da falta de atenção do atual governo com os prefeitos e disse que Marconi representa a esperança de que Goiás se desenvolverá novamente. “Marconi representa a esperança de que Goiás pode se desenvolver novamente e de que nós podemos ter uma atenção maior do governo do Estado. Nós não temos acesso ao atual governo. Na época de Marconi, tínhamos acesso ao Palácio sempre que precisávamos, e ele sempre atendia bem os prefeitos”.

Prefeitos do PP reafirmaram apoio a Marconi e disseram acreditar que a maioria do partido está com ele e espera novamente a união da base aliada. “Marconi consegue reunir diversos partidos. Desde 1998 ele tem feito a diferença no Estado, é um governo moderno, municipalista, e hoje acredito que ele esteja ainda mais preparado. A maioria do PP está com ele, e nós torcemos para que o PP volte inteiro a seguir a base aliada”, disse o prefeito de Santa Tereza de Goiás, Josemar Gonçalves dos Reis (PP).

O prefeito de Guapó, Divino Eterno Arruda (PP) declarou que “pessoas de bom senso caminham nesse projeto com Marconi”. “Vejo com alegria o entusiasmo das lideranças em torno de um único objetivo, que é o bem estar de Goiás. As pessoas de bom senso estão acompanhando esse projeto. Tenho certeza de que a maioria dos prefeitos do PP está com Marconi, e eu confio na base aliada unida”, disse.

“Tenho Marconi como o maior político de Goiás e, por isso, estou com ele, vou trabalhar com ele e quero ver ele de volta ao governo do Estado”, disse o prefeito de Hidrolina, Wilton Moreira Alves (PP) “. O ex-prefeito de Quirinópolis e presidente do DEM, Odair de Resende disse que, embora o partido não tenha declarado apoio oficial a nenhum dos pré-candidatos ao governo do Estado, “as bases e os eleitores preocupados com o futuro do Estado já estão com Marconi”. “Oficialmente o Democratas ainda não declarou apoio, mas as bases, os eleitores e as pessoas que estão preocupadas com o futuro do Estado, já estão definidas com Marconi”, disse.

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Freud de Melo (PMDB) declarou apoio a Marconi e defendeu que o senador “é o melhor nome para Goiás”. “Estou à vontade para apoiar a candidatura de Marconi, de vez que pertenço à executiva do PMDB regional e represento o segundo reduto eleitoral de Goiás, que é Aparecida de Goiânia. Estou apoiando Marconi porque ele é o melhor para Goiás”, disse.

Qualidades de Marconi ganham destaque nas saudações

As marcas deixadas pelos dois governos de Marconi Perillo, responsáveis pela modernização da máquina pública e pela criação de programas que alavancaram o desenvolvimento econômico e social do Estado, nortearam os discursos que saudaram a pré-candidatura do senador lançada na manhã de ontem no Centro de Convenções. Qualidades como lealdade, companheirismo, gratidão e respeito ao dinheiro público também foram ressaltadas como intrínsecas na vida pública e privada de Marconi.

Presidente regional do PSDB, o deputado federal Leonardo Vilela abriu a série de pronunciamentos. Agradeceu a presença do grande público lembrando que “aqui estão reunidos militantes de todos os partidos políticos” e ressaltou: “As cúpulas de alguns partidos podem não estar com Marconi, mas os militantes estão. E isto nós temos comprovado nas viagens que o senador tem realizado por todas as regiões de Goiás”.

Antes de ser interrompido pelas manifestações de carinho e apoio do público que lotava as dependências do teatro, Leonardo Vilela afiançou que “nas ruas só se ouvem apelos para que Marconi retorne ao governo. É muito bom ouvir essa manifestação verdadeira do povo de Goiás”.

Falando em nome de todos os vereadores presentes, o presidente da União Goiana de Vereadores, Eliezer (DEM), de Bela Vista de Goiás, enalteceu os governos municipalistas realizados por Marconi. “Os governadores costumam esquecer os vereadores e os prefeitos depois de eleitos. Com o senhor, foi diferente. Todos nós, prefeitos e vereadores, somos testemunhas da atenção que o senhor sempre nos dispensou. E somos gratos por isso”. E arrematou: “Não temos nenhuma dúvida de que, no seu próximo governo, os prefeitos, vereadores e o povo de Goiás serão respeitados.”

O vereador informou a Marconi que entregava naquela solenidade ao pré-candidato uma lista de mais de 1.200 vereadores “que estão abraçando a sua candidatura”.

O prefeito de Piracanjuba, Ricardo de Pina (PP), falou em nome das dezenas de colegas que compareceram ao lançamento. Ressaltou os governos municipalistas realizados por Marconi que, garantiu, “geraram progresso em todos os 246 municípios”. Declarando representar “os prefeitos que, de forma ousada e em meio a tantas retaliações e perseguições, decidiram segui-lo”, Ricardo disse não ter dúvidas quanto à experiência e à capacidade de Marconi para resolver os mais graves problemas enfrentados hoje pela administração pública. “Afirmo que a brilhante experiência de dois mandatos o fez ainda mais conhecedor dos problemas de Goiás e do seu povo”.

A decisão de apoiar Marconi manifestada pela esmagadora maioria dos prefeitos do PP mereceu atenção no discurso do prefeito de Piracanjuba. Ele sublinhou estar representando 30 prefeitos do partido “que não aceitam que a sigla seja instrumento de vingança pessoal”. E alertou para a necessidade de o Partido Progressista definir um rumo que atenda ao interesse de todos, da cúpula aos militantes, passando pela aspiração do povo. “Por isso, pedimos ao senhor (Marconi) que espere até o último momento. Deixe as portas abertas. Nosso partido vai chegar para compor com o senhor”.

Ao encerrar seu pronunciamento, Ricardo de Pina exaltou “a lealdade e a gratidão com que Marconi sempre tratou seus companheiros” e “a força de trabalho, o dinamismo e a determinação que estão explícitas nas incansáveis viagens que ele tem realizado por todas as regiões de Goiás”. E terminou lembrando a poetisa Cora Coralina: “O que vale a pena na vida não é o ponto de partida, mas sim a caminhada.”

O deputado Helder Valin, presidente da Assembléia Legislativa, falou em nome dos demais deputados estaduais. Convocou os presentes para “a batalha que nos levará à vitória no primeiro turno” e reuniu todos os deputados da base aliada que se postaram ao lado do pré-candidato no grande palco do Teatro Rio Vermelho. De mãos dadas e braços erguidos, os deputados engrossaram o coro que pedia a volta de Marconi.

Também o deputado federal João Campos deixou sua mensagem. Destacou os programas sociais implantados nos governos de Marconi, o respeito com que trata as instituições religiosas e de classe e “a esperança que o próximo governo do nosso candidato representa para Goiás”. O parlamentar também pediu aos presentes que “arregacem a manga da camisa para que esta vitória que se avizinha seja consolidada logo no primeiro turno”.

Carlos Alberto Leréia, deputado federal do PSDB, depois de elogiar a conduta “ética e leal” de Marconi, lembrando as mais importantes obras consolidadas por seus dois governos, voltou a questionar “a ingratidão” praticada pelo atual governador. Leréia recordou que “Marconi foi traído por aquele que tanto ajudou a se firmar na vida pública”, destacando o fato de um vice-governador ter sido, pela primeira em Goiás, secretário de Estado e ter “ganho a Prefeitura de Anápolis quando da obrigatória intervenção promovida pelo governo do Estado.”

No entendimento do deputado, o atual governador de Goiás, quando vice de Marconi, foi o mais prestigiado dentre todos os demais auxiliares, o que “comprova o grau de confiança que o governador tinha nele”. Finalizou dizendo que “a resposta a tanto prestigio recebido veio em forma de “traição, calúnias e má gestão” . “Hoje ele fala que o Estado está quebrado, mas compra aviões nos Estados Unidos e depois empresta para deputado do PMDB fazer campanha política no interior”. Entre palmas e gritos de apoio, Leréia bradou em voz alta: “É o maior traidor da história de Goiás”.

O esboço do plano de governo a ser defendido pelo candidato do PSDB e aliados foi enaltecido no discurso proferido pela deputada federal Raquel Teixeira. Ela reservou parte da análise que fez dos projetos ainda em debate com a sociedade, para elogiar as ações já compromissadas nas áreas da educação e da inclusão digital.

Na veemente defesa que fez da candidatura de Marconi, a parlamentar declarou nunca ter visto “alguém com capacidade de planejamento igual. Ele soube escolher os melhores nomes para sua equipe e governou em cima de um planejamento que permitiu os avanços que são notados em todo o Estado.”

Raquel defendeu a continuidade dos investimentos feitos por Marconi para o desenvolvimento de Goiás, lembrando que “com ele no governo, Goiás alcançou os melhores índices econômicos e sociais já conquistados por um governante do Estado.”

A senadora Lúcia Vânia disse que “Marconi é o maior expoente membro do PSDB de Goiás, cuja liderança já foi testada e aprovada”. Repetindo o slogan que carimbou a pré-candidatura de José Serra à Presidência, a senadora disse que “com Marconi, Goiás pode mais”.

Para alcançar os objetivos almejados pelo povo, nas conquistas de obras essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento econômico, a senadora defende que o próximo governante seja dinâmico, vislumbre o progresso, tenha ousadia e seja otimista. “Essas são virtudes presentes no nosso candidato Marconi Perillo”, declarou. Lúcia Vânia alertou também que o próximo governador precisa ser agressivo no enfrentamento “dos gravíssimos problemas de infraestrutura vividos pelo Estado” e defendeu as Parcerias Público Privadas (PPPs) como instrumentos capazes de viabilizar os recursos necessários para as obras imediatas reclamadas pela população. “É preciso ousadia para buscar créditos acessíveis para promover o desenvolvimento. A criação do Banco do Centro-Oeste deve ser uma busca incansável.”

Depois de defender mais investimentos na requalificação dos trabalhadores, Lúcia Vânia declarou ser preciso “um novo pacto para tirar as prefeituras da insolvência”. A senadora do PSDB também pediu a Marconi que dê atenção especial à juventude. “É preciso ter fé, esperança, entusiasmo e motivação para implantação efetiva de uma política publica para a nossa juventude. Não podemos continuar perdendo nossos jovens para as drogas e o trafico.”

Em defesa das mulheres, a senadora goiana fez um alerta: “Não podemos mais conviver com partidos que chamam as mulheres para ser cabo eleitorais, mas não as chamam para ocupar cargos no governo”. E finalizou com uma profecia de fé na capacidade de Marconi resgatar a confiança do povo no governo do Estado. “Tenho certeza, pela trajetória e pela história, que a única pessoa capaz de dar um passo rumo a modernidade é Marconi Perillo.”

Presidente de honra do PSDB, o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz enumerou “alguns motivos que justificam o voto e a confiança em Marconi Perillo”. Citou a UEG, a bolsa-escola e os indicadores econômicos que elevaram o grau de competitividade de Goiás nos mercados nacional e internacional.

Encerrando os pronunciamentos que antecederam a fala de Marconi Perillo, o ex-governador e pré-candidato á presidência da república pelo PSDDB e partidos aliados, José Serra apareceu nos telões para deixar sua mensagem de otimismo. “Vamos juntos, lado a lado, somando forças. Goiás e o Brasil merecem mais. E vão ter mais com você (Marconi) no governo”.



“Sinto que os ventos da mudança sopram em Goiás”

Mudança, retomada dos investimentos em infraestrutura, volta de todos os programas sociais e modernização foram a tônica do discurso de quase uma hora do senador Marconi Perillo no lançamento oficial de sua pré-candidatura ao governo pelo PSDB e partidos aliados. “Goiás precisa olhar para o futuro, crescer com força e valorizar seu povo. Para isso, a urgência é uma só: mudança. Sinto que os ventos da mudança sopram em Goiás”, declarou na abertura de seu pronunciamento.

“Hoje, nos encontramos para celebrar o elo de confiança que nos une a Goiás e para reafirmar o nosso compromisso com os goianos. Compromisso com o desenvolvimento social e econômico. Compromisso com a elevação da qualidade de vida da população. Compromisso com a modernidade. Com a distribuição de renda. Compromisso, enfim, com a mudança”, salientou.

O pré-candidato ao governo defende que o governo deve ter papel preponderante na geração de oportunidades para todos. “Não basta Goiás crescer economicamente. É preciso que todos sejam beneficiários do crescimento. O povo goiano quer e tem direito ao desenvolvimento. Desenvolvimento profissional. Desenvolvimento dos talentos pessoais. Desenvolvimento da cidadania. Desenvolvimento humano integral. Desenvolvimento econômico com justiça social”.

O senador declarou estar propondo uma mudança “para distribuir os frutos do crescimento e da modernidade”. “Goiás – salientou - experimentou a mudança com o Tempo Novo, mas o mundo muda sem parar e se transforma a uma velocidade cada vez maior. Novas demandas surgem, e as conquistas precisam ser ampliadas. Por isso, olhamos para o futuro. O governo que propomos é o governo moderno e planejado. O governo da mudança qualitativa. O governo para colocar Goiás no radar da tecnologia e buscar o futuro já. O governo ciente de que a proteção ao meio ambiente é garantia de futuro para os goianos.”

Conforme Marconi, “o Tempo Novo se transforma em Tempo da Mudança, no qual a liderança é exercida de forma democrática, fundada no profissionalismo, sem improviso, sem desperdícios, e com ações planejadas e metas com cobrança sistemática.”

Mudança, segundo Marconi, também significa dizer que chegaram a hora e a vez do cidadão e da cidadã. “Não dá para continuar na mesmice. Não dá para conviver com serviços precários e de má qualidade na Saúde, na Educação e na Segurança. Cabe a nós a responsabilidade de promover a mudança e dar uma resposta para as gerações do futuro”.

Declarando-se municipalista, Marconi Perillo convidou os municípios à união pela mudança. “As cidades devem ser o foco da ação do governo, como centros de inteligência, de cultura e de acesso às oportunidades. Cidades como base física e espiritual da convivência dos goianos”.

Marconi disse ainda que a infraestrutura que enxerga vai além de estradas e de energia. “A qualidade de vida da população é nosso objetivo maior”. E relacionou algumas intervenções em infraestrutura que vão permear a futura administração. Dentre elas, citou a reconstrução da administração pública; a busca incessante do moderno; a abertura do governo para a internet e para a inovação tecnológica; a atração de investimentos e empresas de alta tecnologia; e a transparência e combate à corrupção.

Declarando-se ciente de que está preparado para enfrentar os novos desafios que virão pela frente, Marconi disse já ter mostrado sua capacidade. “Executamos o maior programa de obras da história de Goiás. A Estação de Tratamento de Esgotos de Goiânia. A barragem do João Leite. Mais de 50 estações de tratamento de esgoto nos municípios. O Centro Cultural Oscar Niemeyer. O novo Centro Administrativo. Quase três mil quilômetros de estradas novas ou reconstruídas. Quatro mil e 300 quilômetros de vias urbanas asfaltadas. Construímos a maior ponte de Goiás, sobre o Rio Maranhão. Viabilizamos a Plataforma Logística em Anápolis, cidade fundamental para o futuro de Goiás. Cidade que continuará merecendo a nossa atenção. Realizamos obras em todos os municípios. Realizações importantes. Realizações que credenciam o modelo de gestão do PSDB.”

O senador prometeu agora ousar e pensar na duplicação de rodovias. “Vamos acabar com os buracos, porque sabemos como fazer: nós criamos o primeiro programa de manutenção rotineira das rodovias do Estado, com recursos específicos e permanentes. Não prometemos resolver em seis meses, que depois se transformam em seis anos, sem solução. Resolveremos sem demagogia e sem perda de tempo”.

O pré-candidato do PSDB ao governo do Estado anunciou também que “as escolas da rede pública devem ser as melhores. Os hospitais públicos, modelos de atendimento inspirados no padrão de excelência do Crer e do Hospital de Urgências de Anápolis. O setor de Segurança deve ser exemplar na proteção ao cidadão. A polícia, bem equipada, bem treinada, bem remunerada, motivada e comprometida com a sociedade”.

Marconi declarou ainda que Goiás precisa crescer de forma humanizada, com políticas inclusivas, distribuindo renda para todos os goianos. “O Brasil inteiro sabe: Goiás é o Estado que criou novas práticas sociais. Banco do Povo, Transporte Cidadão, Restaurante Popular, Renda Cidadã, Salário Escola e muitos outros programas foram criados aqui, e serviram de exemplo para o Governo Federal e os Estados. No final do nosso período de Governo, a Unicef comprovou o sucesso dessas políticas ao apontar uma queda acentuada dos índices de pobreza em Goiás.”

“Agora - prosseguiu - vamos também ser referência em novos programas sociais, que vão encaminhar as famílias, os trabalhadores, os jovens para ocupar os empregos mais qualificados e viver a vida com dignidade. Acredito na força da solidariedade. Não fomos e não seremos o governo de um homem só. Não vamos impor soluções. Chamaremos a sociedade para se sentar à mesa e participar das decisões.”

Em seu discurso, Marconi destacou o funcionalismo público. “Eles são os parceiros mais valiosos da gestão pública de qualidade. As conquistas asseguradas ao funcionalismo são dever, e não favor. Somente porque tivemos o apoio dos servidores públicos é que conseguimos levar à frente ações consagradas, como o Vapt Vupt.”

O senador disse não aceitar o abandono da UEG. E prometeu retomar a construção de uma grande e poderosa universidade estadual. “Vamos devolver todas as prerrogativas tiradas da UEG. Vamos cumprir a meta de consolidar essa grande instituição pública de ensino e conhecimento que foi criminosamente abandonada. Nossos governos elevaram a Educação à condição de prioridade absoluta pela primeira vez em Goiás. Fomos nós que corrigimos os salários dos professores e viabilizamos a formação superior de todos, com o apoio da UEG. Fomos nós que criamos a Bolsa Universitária e impedimos que milhares de universitários deixassem os estudos por falta de recursos. Agora, propomos uma estratégia radical para garantir ensino moderno e de qualidade às novas gerações. O Tempo da Mudança é isso: a valorização da Educação é o caminho do futuro.

Em nome da união e do futuro, Marconi defendeu que a campanha eleitoral seja pautada pelo debate qualificado e de alto nível. “Os goianos não merecem o espetáculo das mentiras, dos dossiês montados e do achincalhe entre os candidatos.”

Marconi também alertou para o momento atual da administração pública estadual. “Vejo, por toda parte, indignação com a indolência administrativa e com a queda da presença de Goiás no cenário nacional. Corremos o risco de perder o trem da História. Goiás não pode abrir mão de ocupar seu lugar entre os principais Estados do Brasil. Goiás jamais será coadjuvante. Goiás quer ser protagonista no projeto de um Brasil que pode mais. Para os goianos, não serve mais a roupa velha do passado. Não serve também a roupa curta do presente de inoperância. Goiás quer o futuro.”

Sempre interrompido por aplausos e manifestações de carinho dos presentes, o senador Marconi Perillo prosseguiu seu discurso exaltando as qualidades de seu partido. “O PSDB e os partidos aliados sabem como fazer para retomar o desenvolvimento e atrair novos investimentos. Fomos nós que trouxemos mais de mil empresas para Goiás, cumprindo compromissos com a Perdigão, com a Mitsubishi e atraindo a Hyundai e o polo farmacêutico de Anápolis, terceiro maior do Brasil. Colocamos o polo de mineração entre os três primeiros do País. Foi o Tempo Novo que iniciou, em 1999, a efetiva industrialização de Goiás. Foi o Tempo Novo que abriu Goiás para o mundo. Foi o Tempo Novo que implantou o perfil exportador e competitivo da nossa economia, hoje uma realidade irreversível.”

A nova proposta, disse, é o Tempo da Mudança nos próximos quatro anos. “Vamos manter os incentivos fiscais para as empresas. Vamos reduzir impostos para estimular a produção”.

“Nos nossos Governos – salientou - também triplicamos o valor do PIB. Hoje, propomos um novo enfoque: não apenas incrementar o crescimento do PIB, mas traduzir esse crescimento em resultados para cada habitante da nossa terra.”

O pronunciamento de Marconi deu ênfase também às ações desenvolvidas nas regiões do Entorno e Nordeste. “Muitas vezes esquecidos, o Nordeste goiano e o Entorno de Brasília foram atendidos com programas especiais no Tempo Novo. Agora, o Tempo da Mudança vai levar investimentos e modernidade para essas regiões”.

Depois de afirmar “de cabeça erguida e com muito orgulho” que não tem nada do que se envergonhar na sua trajetória política, Marconi deu uma certeza aos goianos: “os compromissos, a persistência, a fidelidade e a amizade, que sempre marcaram a minha conduta pessoal e política, permanecem imutáveis. Meu forte é fazer amigos.”

Por fim reafirmou apoio a José Serra. “Com Serra, Goiás não será mais vítima da omissão do Governo Federal. Seremos reconhecidos e respeitados. Não seremos humilhados com verbas que nunca saem ou com a paralisação de obras fundamentais, como o aeroporto de Goiânia.”

Marconi: “Não vou fazer asfalto casca-de-ovo”

No segundo dia de visitas a municípios das regiões Sul e Sudoeste de Goiás, o senador Marconi Perillo, em reuniões com lideranças de Chapadão do Céu, Aporé, Itajá e Lagoa Santa, voltou ontem (sábado 15) a debater os graves problemas das rodovias estaduais, a maioria delas em péssimo estado de conservação.


O pré-candidato a governador lamentou a falta de atenção do poder público para a conservação das rodovias. Lembrou que durante os seus governos lançou o Pró-Melhor e a Terceira Via, programas que tinham por objetivo zelar pela conservação das rodovias, tanto em relação à camada asfáltica quanto à limpeza das margens e sinalização. “Nossos programas de conservação de rodovias foram considerados exemplares pelo Banco Mundial. É claro que, quando deixei o governo, algumas obras ficaram para ser concluídas. Mas para isso deixamos os recursos alocados através de empréstimos junto ao Banco Mundial e dois programas aprovados para que o Estado pudesse prosseguir o trabalho. Se as obras de recuperação continuassem a ser feitas no ritmo que adotamos em nossos governos, as rodovias não teriam chegado à condição de calamidade em que estão hoje”, declarou.

Instado, caso seja eleito governador, a manter um programa permanente de recuperação das rodovias, Marconi garantiu que “o PSDB vai colocar no plano de governo o compromisso de retornar o Pró-Melhor e a Terceira Via com toda a intensidade”. Em resposta aos que estão prometendo resolver os inúmeros problemas das rodovias em apenas um ano, o senador foi franco: “Não vou afirmar aqui que resolverei todos os problemas das rodovias em seis meses, um ano ou em um ano e meio. Faço compromissos sérios, para ser cumpridos. Portanto, o que posso garantir é que vou fazer, logo no início do meu governo, e bem feito. Pode ser em um ano ou em dois anos, mas vou fazer. E não será asfalto casca-de-ovo. Será como sempre fiz, de qualidade. Chega de passar vergonha com essas rodovias”, declarou.



Mais líderes anunciam apoio

Mais uma vez Marconi foi recebido com carinho e entusiasmo pelas lideranças e comunidades por onde passou. Em Chapadão do Céu, onde recebeu comenda da Câmara Municipal, o senador ganhou elogios, por sua atuação na vida pública, de todos os vereadores da Câmara Municipal - um do PDT, dois do PSDB, um do PP, dois do PTB, um do PV e dois do PMDB.

Em Aporé, o apoio também veio de todos os partidos. Declararam apoio ao projeto de Marconi a presidente da Câmara, Maria José Neves (PR), o vereador Carlos Cardoso (DEM), a presidente do PP, Marlene Novaes, o presidente da Executiva municipal do PT, Edil Marisuqui, e a líder Valdeni Maria de Jesus, também do Partido dos Trabalhadores. O prefeito Antônio Melhado Sobrinho (PSDB) garantiu que “em Aporé, por tudo o que já fez e pode fazer ainda pelo município, Marconi tem a preferência da nossa população.”

Acompanhando o senador nas visitas à região, o prefeito de São Simão, Assis Peixoto (PP), reafirmou seu compromisso com a pré-candidatura de Marconi. Em rápido pronunciamento em Aporé, Assis enumerou as obras levadas por Marconi à sua cidade, “importantes e decisivas para o nosso progresso.” Por esta razão, garantiu: “Estou com você, onde você estiver”.

O tom democrático e respeitoso que tem marcado as visitas de Marconi às cidades goianas foi dado pelo prefeito de Itajá, Joveni Nunes (PR). “Alguns devem estranhar o fato de eu estar aqui hoje recebendo o senador Marconi Perillo. Eu disse que seria um prefeito diferente, e estou mostrando isso de novo hoje. Sempre receberei com carinho e respeito todos aqueles que fizeram alguma coisa de bem para Itajá. E Marconi fez muito por nós. E só estou aqui porque se trata de uma homenagem a quem realmente merece.”

O prefeito declarou que já definiu seu apoio político a candidatos ao Senado e a deputado federal e estadual, “mas ainda não tomei posição em relação ao candidato a governador.” O senador elogiou a transparência e a franqueza do prefeito. “Eu não estive em seu palanque para apoiá-lo em sua eleição. Mesmo assim você está hoje aqui para me prestigiar. Pode ter certeza que saberei reconhecer essa sua gentileza caso seja eleito. Você me deu grande prova de consideração. Parabéns por sua franqueza.”

Na mesma solenidade falou o prefeito de Itarumã, Vilmar Bento. “Estamos engajados na luta por seu retorno. Os prefeitos estão hoje totalmente esquecidos, por isso tenho apelado aos meus amigos prefeitos para que se unam em favor da sua volta ao governo. Precisamos de pessoas como o senhor, que tem compromisso com a transparência e a honestidade”, declarou.

Marconi encerrou o dia de visitas aos municípios da região Sudoeste em Lagoa Santa. A saudação foi feita pelo prefeito Álvaro Conrado (PR), que recordou “os bons momentos que tivemos em nossa administração quando Marconi era governador”. O prefeito lembrou que “os primeiros metros de asfalto conseguidos pela cidade foram liberados por Marconi” e destacou: “O senhor provou que governa olhando para o povo e não para os interesses políticos próprios ou de partidos. Nosso município tem pouco mais de mil habitantes, mesmo assim seu governo nos ajudou muito.”

Conrado destacou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto local como uma das obras mais significativas conquistadas pelo município durante o governo de Marconi. “O senhor entendeu nossa preocupação ambiental e autorizou de imediato esta obra. Nosso município, que é turístico, estava agredindo o meio ambiente ao despejar o esgoto urbano no rio Aporé. O senhor concordou que a obra era prioritária e a autorizou de imediato”. Agora, o prefeito disse esperar pela vitória de Marconi para firmar novas parcerias com o governo do Estado. “Temos certeza de que o senhor voltará ao governo. O povo e os prefeitos esperam sua volta para voltarmos a crescer”.

Também o vice-prefeito, Jorge Abdo Neto (PSDB), teceu elogios à atuação de Marconi. Ele fez questão de lembrar aos presentes que Lagoa Santa só se tornou município graças ao apoio de Marconi. “Estávamos tendo sérios problemas para aprovar nossa emancipação. Marconi interferiu até junto ao ministro Gilmar Mendes para convencê-lo da importância de Lagoa Santa se tornar município. Nos ajudou a superar todos os problemas burocráticos e hoje pode dividir conosco todas as glórias e alegrias por esta conquista.”

Marconi/ Plano de Gov./ Juventude

A Comissão de Juventude do Plano de Governo do Senador Marconi Perillo realizou hoje (sexta-feira 14) um seminário no Hotel Papillon, em Goiânia, das 14 às 16 horas, com a finalidade de identificar as demandas dos movimentos e buscando aproximar o plano de governo do PSDB e partidos aliados das necessidades e desejos desta parcela da sociedade.


O evento contou com a participaçao de cerca de 120 jovens representantes das juventudes dos partidos PTB, PPS, PTdoB, PSL, PRB e PTC e de entidades dos mais diversos movimentos sociais da juventude goiana, como evangélicos, Centros Acadêmicos e Diretórios Centrais dos Estudantes, estudantes secundaristas, vereadores, conselhos regionais de representação profissional, conselheiros tutelares, conselheiros de segurança e de saúde, associações de bairro, ongs e casas de recuperação de dependentes quimicos, entre outras. Com apresentações do ex-secretário de Estado do Planejamento Giuseppe Vecchi e do coordenador geral da Comissão de Juventude, Pedro Ivo Guerra, estiveram presentes representantes de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Goianira, Palmeiras de Goiás, Caldazinha, Minaçu, Novo Gama, Nerópolis, Goiânia, Itauçu, Trindade e Vianópolis.

Prefeitos do PP e do PR reclamam de abandono e reafirmam apoio a Marconi

O prefeito de Morrinhos, Cleumar Gomes de Freitas (PP), disse, durante solenidade na Câmara Municipal realizada no início da noite de ontem (sexta-feira 14) em homenagem aos senadores Marconi Perillo e Lúcia Vânia e à ex-primeira dama do Estado Valéria Perillo, que o pré-candidato do PSDB e aliados ao governo “é a nossa esperança de dias melhores para Goiás”.


O prefeito justificou a afirmação ao lembrar que nesses quase dois anos em que governa o município não recebeu nenhuma obra do atual governo, que é do seu partido. “Não me foi dada nenhuma obra, nem um metro de pavimentação asfáltica. Sou testemunha do quanto o senhor fez por Morrinhos durante os seus governos. E é por isso que estou ao seu lado. O senhor é diferenciado, governa para o povo, valoriza os prefeitos. Estamos a seu lado não só pelo que o senhor fez, mas pelo que pode fazer por Goiás”, declarou.

A ex-primeira dama Valéria Perillo e a senadora Lúcia Vânia receberam títulos de Cidadania de Morrinhos e o senador Marconi Perillo foi homenageado em agradecimento à atenção que deu ao município durante os seus dois governos e no Senado.

Ao lado da ex-primeira dama Valéria Perillo, o senador esteve ainda na Prefeitura de Morrinhos para uma visita de cortesia ao prefeito Cleumar. O casal foi homenageado com presentes e depois seguiu para duas visitas, aos ex-prefeitosJoaquim Guilherme e Rogério Troncoso. Em tenda armada ao lado da Câmara Municipal, o senador Marconi Perillo endossou fichas de filiação ao PSDB de centenas de moradores da cidade.



Mais apoios no Sudeste

O senador Marconi Perillo começou o dia de visitas à região Sudeste pelo município de Marzagão. Na Igreja Assembléia de Deus, recebeu a Comenda João Rabelo, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. O prefeito Carlos Antônio Gonzaga (PR) disse que Marconi era merecedor da homenagem “pelo muito que fez para Marzagão” e alertou que não se distanciará do senador na campanha eleitoral deste ano. “Sou de um partido que está contra a sua candidatura. Isso, todavia, não significa que eu também esteja. Quero muito apoiá-lo. Vou lutar dentro do meu partido para que fiquemos ao seu lado. Acredite senador, vai dar certo. Ainda vamos caminhar todos juntos.”

O prefeito de Corumbaíba, Romário Vieira da Rocha (PR), que também acompanhou Marconi nas visitas à região Sudeste, voltou a declarar sua frustração com o atual governo. “É o governo da promessa não cumprida. Fico vendo os prefeitos lutando para conseguir ajuda do governo do Estado para as obras que suas populações reclamam, e nada acontece. Para nós, prometeram 100 mil metros de asfalto; depois disseram que dariam 50 mil e até agora não deram nada”, acusou.

Na mesma solenidade discursou o ex-prefeito Claudinei Rabelo (PP), marido da presidente regional do PP, vereadora Maria Ruth Ferreira. Depois de agradecer as dezenas de obras realizadas por Marconi durante os seus dois governos, fato que, segundo ele, justifica “todas as homenagens que lhe possam ser prestadas por nossa comunidade”, Claudinei garantiu que a unanimidade do seu partido apóia a pré-candidatura de Marconi Perillo. “O apoio do partido do governador é seu”, sentenciou.

Em Água Limpa o senador também foi homenageado com uma comenda. No Centro de Cultura e Eventos da cidade, Marconi recebeu da Câmara Municipal a comenda Antonio Cândido Guimarães. A seu lado o senador teve a companhia do ex-prefeito de Goiânia e presidente de honra do PSDB, Nion Albernaz, e dos presidentes municipais do PR, José Divino, e do PP, Magno Rogério.

Antes de participar das homenagens realizadas em Morrinhos, o senador passou por Buriti Alegre. Na sede do Sindicato Rural da cidade recebeu homenagens da Câmara Municipal “pelos relevantes serviços prestados à comunidade”. O interior do sindicato estava repleto de faixas de agradecimento, das quais destacava-se uma de estudantes universitários beneficiados pela Bolsa Universitária durante os governos de Marconi.

Coube ao presidente da Câmara, Leone Andrade (PMDB), a saudação ao senador. “Estamos felizes e orgulhosos em recebê-lo aqui em nossa cidade. O senhor fez muito por Buriti Alegre e de nós merece todas as homenagens e respeito”, declarou.

Presente à reunião de Buriti Alegre, o deputado estadual Hélio de Sousa (DEM) voltou a falar de seu comprometimento com a pré-candidatura de Marconi Perillo e os esforços que estão sendo feitos por várias lideranças do seu partido para que seja consolidada a coligação com o PSDB também em Goiás, uma vez que, para a Presidência da República a legenda já definiu apoio à pré-candidatura de José Serra. “Eu vou estar onde estão os meus companheiros e amigos. E eles estão com Marconi. Portanto, não estou desviando do meu caminho e das minhas convicções”, disse entre aplausos.

Hélio de Souza declarou que tem conversado muito com membros de seu partido em todo o Estado. “Se me perguntarem para que lado vai o meu partido, eu respondo que só existe um caminho, e este caminho é o que nos leva a Marconi Perillo. Precisamos de uma coligação forte para reeleger o nosso senador Demóstenes Torres e o maior número possível de deputados federais e estaduais. E com Marconi teremos essa força de que necessitamos.”

O deputado ainda fez um alerta à Executiva estadual do DEM. “A Executiva do nosso partido tem dito que é preciso ter coerência na definição do apoio do DEM. No meu entendimento, isso só teremos se estivermos coligados com o PSDB. Ele é a cara de Goiás e sempre esteve ao nosso lado nas grandes conquistas do nosso partido.”