Total de visualizações de página

sábado, 15 de maio de 2010

Inscrições abertas para os Exames Supletivos 2010 até 31 de maio.

A Secretaria da Educação abre as inscrições para os Exames Supletivos 2010, um processo de avaliação com certificação parcial ou de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.supletivo.go.gov.br e preencher a ficha de inscrição. As provas vão ser realizadas nos dias 28 e 29 de agosto em escolas de 17 cidades do Estado. Para os exames de Ensino Fundamental, os candidatos devem ter o mínimo de 15 anos completos, e para os exames de Ensino Médio, a idade mínima deve ser de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31.

Os Exames Supletivos realizados pela Secretaria de Estado da Educação estão entre os mais tradicionais do País. Uma das principais portas para a inclusão dos que não tiveram acesso à escolarização na idade devida, os Exames Supletivos, assim como a Educação de Jovens e Adultos - EJA, vem recebendo atenção especial do Governo de Goiás, dentro da Política Estadual de Educação Inclusiva. Segundo a secretária da Educação, Milca Severino, nesse esforço o Governo beneficia também as crianças. “Se os pais forem letrados, as chances de êxito escolar dos filhos são muito maiores”, afirmou.



Durante a coletiva em que anunciou a abertura das inscrições, Milca Severino fez um apelo às pessoas que vão se inscrever para os exames: “Que, por responsabilidade civil e por respeito a si mesmo, nenhum candidato deixe de comparecer para fazer as provas”. De acordo com ela, os altos índices de abstenção, como os registrados nos exames anteriores, resultam em desperdício de dinheiro público, porque a estrutura e os serviços são oferecidos com base no número de inscritos.



Aprimoramento

Nos últimos quatro anos, o sistema dos Exames Supletivos foi informatizado desde a inscrição aos resultados. A inscrição on line amplia o acesso e elimina transtornos aos candidatos, se tornando um dos principais responsáveis pelo aumento do número de candidatos ano a ano, principalmente para as provas do Ensino Médio. Em 2006, 18.221 pessoas se inscreveram para os Exames Supletivos. No ano passado, esse número chegou a 28.829. A expectativa deste ano é chegar a 30 mil inscritos.



A Secretaria também atualizou os programas de todas as disciplinas de acordo com as novas diretrizes curriculares da educação básica no Estado, em sintonia com os currículos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Assim como cresceu a demanda pelos Exames Supletivos, as salas de EJA na rede pública estadual têm recebido mais estudantes, a maioria formada por trabalhadores buscando uma melhor preparação para o mundo do trabalho.



Professores da rede pública estadual foram capacitados para dar mais autonomia à Secretaria da Educação na realização dos exames. Essa capacitação contou com a parceria da Universidade Federal de Goiás - UFG. Para as provas deste ano, a Secretaria dispõe de uma banca com 40 professores da rede estadual, sob a supervisão de dois professores da UFG que vão fazer a revisão técnica geral e a revisão final de português. A cada ano, novos professores da rede estadual passam a fazer parte da banca, por isso a capacitação é permanente.

Mais informações: (62) 3201-3020

Fonte: site www.noticiasdegoias.go.gov.br



Da melhor qualidade!!!

http://sebastiansp.blogspot.com