Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Visitem o flog do Jornal do Vale

FLOG JORNAL DO VALE

Projeto de Marconi autoriza União a implantar sistema de transporte em Goiânia (matéria Agência Senado)

Vai à Câmara a proposta que permite à União celebrar convênio com o estado de Goiás para viabilizar a implantação, em Goiânia, de um sistema metropolitano de transporte público coletivo. O projeto de lei que autoriza o convênio (PLS 159/09) foi aprovado nesta quarta-feira (2), em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).


Do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), o projeto prevê que o convênio a ser celebrado disporá sobre: características físicas, técnicas e operacionais do sistema; suporte técnico e financeiro a ser prestado pelo governo federal; contrapartidas do governo estadual e dos municípios integrantes do aglomerado urbano de Goiânia; e participação de financiamento privado, na forma de parceria público-privada.

Segundo Marconi Perillo, está entre os objetivos do Ministério das Cidades incentivar a implantação de sistemas estruturais de transporte de alta e média capacidade em corredores próprios nas cidades de médio e grande porte. Para o autor, "o futuro da capital goiana aponta nessa direção e a adequada condução do processo de planejamento urbano exige que os investimentos sejam realizados no seu devido tempo, sob pena de inviabilizar-se o atendimento às necessidades de transporte dos seus cidadãos".

Em seu parecer favorável ao projeto, a relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), afirma que a proposta é meritória, pois "a adoção de sistemas de transporte coletivo de alta capacidade é uma necessidade nas grandes cidades e deve ocorrer antes que os problemas se agravem".

Valéria Castanho e Ricardo Koiti/ Agência Senado

Marconi parabeniza Meirelles por atuação no BC e pede informações a ministro sobre RGR

O senador Marconi Perillo (PSDB/GO) apresentou, nesta quarta-feira (02), requerimento de voto de aplauso ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, pelos trabalhos realizados à frente do BC. Segundo Marconi, Meirelles "tem sido sistematicamente reconhecido pela comunidade financeira nacional e internacional pelo trabalho realizado em favor da manutenção da estabilidade da economia e dos mercados financeiros". O senador lembra dos inúmeros prêmios e homenagens recebidos por Meirelles e afirma que "como representante eleito pelo estado de Goiás, queremos reconhecer publicamente o valor desse cidadão de Anápolis, que conquistou notoriedade e respeito no cenário financeiro nacional e internacional e figura como o presidente do Banco Central, há mais tempo no cargo, desde 2003, início do atual governo".




Marconi apresentou ainda requerimento de informações ao Ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, sobre a manutenção ou não da cobrança da tarifa nas contas de energia da Reserva Global de Reversão. A previsão é que a RGR - incluída nos chamados encargos setoriais, que representam cerca de 9% do valor da conta de luz - seja extinta no fim do ano.

Foi publicada no Diário Oficial do último dia 28, uma alteração no regulamento do Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás, o Produzir. Em que consiste esta alteração?

José Alves Quinta - Na verdade, foi a inclusão de mais um parâmetro de desconto para as empresas beneficiárias do Produzir para pagar o seu financiamento. As empresas que optarem por utilizar, na atividade industrial, o gás natural canalizado ou o gás natural comprimido vão contar com um desconto de 30%. As empresas que já assinaram contrato de financiamento com o Produzir vão poder ganhar mais esse desconto que poderá ser adicionado aos outros parâmetros que porventura já tenham como por exemplo, o parâmetro de geração de emprego, da adimplência, de estar instalada dentro de um distrito agroindustrial, então ela vai poder adicionar pontos para obter um maior desconto no pagamento do seu financiamento de ICMS. As empresas beneficiárias do antigo Fomentar que se interessarem devem fazer a migração para o Produzir.



O que representa esta medida do governo?

José Alves Quinta - O decreto vai abrir portas para o parque industrial goiano usar o gás natural em substituição a outros mais poluentes. Além do desconto na hora do pagamento do financiamento, o gás natural tem outras vantagens, a de reduzir os impactos ambientais, redução de gastos com manutenção de equipamentos e segurança do usuário e do trabalhador.



A GoiásGás vai ser a distribuidora deste gás?

José Alves Quinta - Sim, a Agência Goiana de Gás Canalizado – Goiásgás é uma empresa de economia mista que tem a concessão para distribuir o gás natural aqui no Estado. O consórcio vai ser responsável pela instalação da infraestrutura para o novo produto, que virá de caminhão de Paulínea, São Paulo, assim como o gás natural veicular - GNV.



Qual a expectativa de adesão ao novo produto?

José Alves Quinta - Nós já estamos começando a viabilizar. Muitas empresas estavam aguardando a publicação do decreto. A Cecrisa, empresa de revestimentos cerâmicos de Santa Catarina, que tem filial no Daia, em Anápolis, deve ser a primeira empresa a assinar contrato para utilizar o gás natural em Goiás. Estamos mantendo contatos, reuniões com o Produzir e diretores da empresa para iniciar o convênio de fornecimento. Tem uma série de fatores, inclusive infraestrutura para o fornecimento, que deve ser, inicialmente de 18 mil metros cúbicos. Antes temos que construir a UAG – Unidade de Armazenamento de Gás.



Que outras empresas já manifestaram interesse?

José Alves Quinta - As empresas interessadas já podem procurar o Produzir. Acho que o decreto vai abrir portas para as várias indústrias no Daia, a Hyundai, a Teuto, a Caramuru, em Itumbiara. Tudo depende também do consumo, porque o investimento em infraestrutura é alto, mas, as indústrias que ficarem próximas a uma unidade de armazenamento vão poder ser beneficiadas pois pode ser aberta uma rede para o fornecimento do gás, porém o consumo deve ser de no mínimo mil metros cúbicos por dia.



Então o decreto também também contribui com o meio ambiente?

José Alves Quinta - Exatamente, tínhamos problema de competitividade, de preço, mas o decreto cria mecanismos para que as empresas mudem, gradualmente. A questão também é cultural e as empresas vão acabar optando por um produto que não seja prejudicial ao meio ambiente. Os grandes concorrentes são a lenha, o bagaço de cana e o óleo diesel, altamente poluentes. É uma questão cultural, um processo demorado, mas o decreto cria mecanismo para o gás se tornar competitivo.

Acontece neste mês, em Brasília, a Conferência Nacional das Cidades. As propostas goianas foram discutidas durante a 4ª Conferência Estadual realizada em Goiânia, em abril, que contou com as participações de representantes de 109 municípios.

Entre os dias 19 e 23 próximos, acontece em Brasília, a Conferência Nacional das Cidades. Goiás vai apresentar propostas que foram discutidas durante a 4ª Conferência Estadual das Cidades, que aconteceu em abril. Antes da etapa estadual foram realizadas conferências nos municípios.



Durante a Conferência Estadual, promovida pela Secretaria das Cidades, foram realizados debates sobre transporte, trânsito, habitação, educação e infraestrutura. Estiveram presentes prefeitos e gestores públicos de 109 municípios goianos.



Em 2003 foi realizada a primeira Conferência Estadual em Goiás. O superintendente de Desenvolvimento Urbano da Secretaria das Cidades, Marcos de Arimatea, cita como exemplos de ideias discutidas nas conferências que se tornaram realidade o Programa Minha Casa Minha Vida, investimentos no tratamento do esgoto e resíduos sólidos e o envolvimento da comunidade na administração dos municípios.



Para o secretário das Cidades, Paulo Gonçalves de Castro, o consórcio que está sendo formado para a coleta, tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos em 20 municípios goianos, é resultado do trabalho de prefeitos e gestores públicos que participaram no passado de conferências municipais e estaduais. “O consórcio que vai tratar dos resíduos sólidos é formado pelos poderes públicos municipal, estadual e federal”, explica. Futuramente a iniciativa será levada para os demais municípios goianos.



Segundo Marcos Arimatea boa parte do Programa Minha Casa Minha Vida veio dos movimentos populares, que encontraram nas conferências o apoio que precisavam para a mudança dos programas habitacionais do Governo Federal. “Antes esses programas só atendiam da classe média pra cima”, destaca.



Marcos Arimatea ressalta que as edições anteriores das conferências foram importantes para a mudança da política nacional de saneamento. “No passado a maioria dos investimentos em saneamento era para o fornecimento de água, deixando de lado a coleta e tratamento do esgoto e dos resíduos sólidos. Hoje isso mudou”, afirma.



Propostas

Entre as propostas aprovadas, que serão apresentadas na Conferência Nacional das Cidades, destaca-se a que visa criar Conselhos Municipais, com caráter deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador. Seguindo as normas da Lei do Plano Diretor Participativo os representantes seriam eleitos nas conferências municipais, com mandato de dois anos. Para isso os governos federal e estaduais devem dar apoio financeiro e institucional aos municípios.



Outra proposta a ser apresentada em Brasília é a de viabilizar suporte técnico e econômico nos estados e municípios para a elaboração e revisão de Planos Diretores Participativo. O objetivo é definir a política territorial urbana e rural com o envolvimento da sociedade.



Para que todas as propostas possam ser colocadas em prática é necessário capacitar continuamente os gestores públicos, técnicos e sociedade civil. O trabalho dos gestores está relacionado diretamente ao sucesso de iniciativas do poder público como o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Minha Casa Minha Vida e outros de interesse social.

Dema confere resultados de ações ambientais no Araguaia

Uma equipe da Delegacia Estadual do Meio Ambiente - Dema visita amanhã e sexta-feira várias áreas próximas ao Araguaia que foram recuperadas. São 50 km de mata ciliar em Santa Rita do Araguaia, que contam com mais de 100 araras; a mata da principal nascente do rio já recuperada e a voçoroca Chitolina, que foi contida.

Informações - 3201-2637 / 2633

Marconi recebe apoio do PRTB

O PRTB manifestou ontem (27/05) apoio à atuação do senador Marconi Perillo (PSDB) no Senado Federal. No auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa, Marconi foi recebido também por lideranças do PT do B, PSL e PHS. Com apoio do PRTB, são 11 os partidos que demonstram interesse em formar uma coligação estadual a ser homologada em junho, para lançar uma chapa ao governo. O presidente regional do PRTB, Santana Pires, que fez aniversário quarta-feira (26), aproveitou a ocasião para celebrar também a data junto a Marconi, a quem pediu que cortasse o bolo de aniversário.

O delegado José Maria, presente na solenidade, lembrou como o funcionalismo público era tratado à época do governo de Marconi e falou em nome da categoria: “O funcionalismo público sente falta do governo de Marconi Perillo. Posso dizer que vivi duas épocas na polícia: uma antes de Marconi e outra depois dele. Antes dele, a categoria vivia sob tortura, não tínhamos viatura, não era exigida formação. Hoje temos uma segurança desamparada e sonhamos com a volta do Tempo Novo para que, com ele, tenhamos de volta também nossa dignidade”, disse.

O pré-candidato a deputado estadual por Anápolis, Professor Paulinho (PRTB), afirmou que o município “tem enorme carinho por Marconi e espera a volta do Tempo Novo”. “Anápolis tem carinho enorme pelo senhor e quer que o Tempo Novo retorne, principalmente para a educação, que está desestruturada. Estamos a quatro anos tentando ter uma audiência com o governador para tratarmos da educação e não conseguimos. Precisamos que olhem para a Educação e, por isso, precisamos de Marconi”, bradou.

O pré-candidato a deputado estadual pelo PRTB, Américo Novais, líder do movimento Luta pela Moradia, levou moradores do Residencial Real Conquista ao evento, que lotaram o salão. “O PRTB fez uma escolha correta, baseada na sabedoria. O senhor no Senado já representa a luta das famílias que sonham com moradia. Esperamos que ajude a trazer de volta os programas sociais”, disse. Pré-candidato a deputado estadual pelo PRTB em Águas Lindas, Júnior Fortes, falou em nome do Entorno do Distrito Federal. “Senador, quero dizer que o Entorno apoia o senhor na sua luta”, disse.

O vereador Richard Nixon (PRTB) explicou o motivo de tantas lideranças apoiarem Marconi. “Senador, as pessoas perceberam que o senhor é amigo para todas as horas. E que depois de uma eleição não abandona quem esteve com o senhor. É por isso que existem tantas pessoas que estavam do outro lado e agora querem fazer parte desta união”, afirmou. Santana Pires discursou em seguida. “Senador, preciso dizer que em nenhum momento tomei decisão sozinho ou precisei pedir ao meu partido que estivesse ao seu lado. Queremos trabalhar dia e noite com o senhor”.

Marconi parabenizou Santana pelo aniversário e agradeceu o apoio do partido. “Quero primeiro compartilhar com Santana esse momento feliz quando ele comemora mais um ano de vida. Quero agradecer também pela confiança que todos vocês estão depositando em mim, na minha atuação no Senado e no futuro”, disse. Dirigindo-se a Américo Novais, falou sobre sua preocupação com o problema do crack e sobre o sonho de criar o Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos (CREDEQ). “Estou muito feliz Américo, por você ter trazido todos os seus companheiros do Real Conquista. Estou muito preocupado com o crescimento do crack entre os nossos jovens. Vamos trabalhar com ações preventivas, por meio de mão de obra, mas também precisamos tratar dos que já são dependentes químicos. Assim como criei o CRER, quero conseguir criar o CREDEQ”. Marconi encerrou o discurso pedindo que “Deus nos dê sabedoria para sabermos o que é o melhor para nossas vidas”.

Estiveram presentes os deputados estaduais Daniel Goulart (PSDB) e Tiãozinho Costa (PT do B), presidente regional do PSL, Dário Paiva, prefeito de Luziânia, Célio Silveira (PSDB) e ex-deputado federal Vilmar Rocha (DEM).

Marconi anuncia Conselho Político

O senador e pré-candidato a governador Marconi Perillo anunciou e reuniu ontem (segunda-feira 31) o Conselho Político da campanha que seu partido, o PSDB, e aliados iniciarão depois das convenções partidárias nas próximas semanas. O Conselho Político, que deverá se reunir regularmente toda semana, terá a atribuição de analisar o quadro político do momento e, a partir disso, orientar os rumos da campanha que tucanos e aliados realizarão em todo o Estado.

Compõem o Conselho Político (na foto, da esquerda para a direita):

Antônio Faleiros: Foi deputado estadual, secretário de Saúde do Estado, deputado federal, superintendente do Inamps, diretor administrativo da Celg e presidente da Metrobus. Um dos primeiros a filiar-se ao PSDB em Goiás, foi em cinco mandatos presidente regional do partido. É, também, coordenador político desta campanha.

Ênio Paschoal: Irmão de outra notável expressão política de Catalão, o falecido ex-deputado e ex-prefeito Sílvio Paschoal, Ênio foi deputado estadual, presidente da Assembléia Legislativa e conselheiro do TCE.

Nion Albernaz: Foi vereador em Goiânia, presidente da Câmara Municipal, secretário municipal de Finanças, presidente da Cohab-GO, deputado federal constituinte (eleito com a maior votação entre todos os candidatos) e prefeito de Goiânia em três mandatos (1983 a 1985, 1989 a 1992 e 1997 a 2000).

Marconi Perillo: Foi presidente nacional do PMDB Jovem, assessor especial do governador Henrique Santillo, deputado estadual, deputado federal e governador em dois mandatos consecutivos (de 1999 a 2006). Senador eleito com a proporcionalmente maior votação do Brasil em 2006, é vice-presidente do Senado Federal e pré-candidato a governador.

Fernando Cunha: Do chamado grupo autêntico do PMDB, foi deputado federal por quatro mandatos, idealizador e primeiro presidente do Cerne (hoje, Agecom) no governo de Mauro Borges, presidente da Celg, chefe de Gabinete do Ministério da Saúde (gestão de Henrique Santillo) e secretário de Estado nos governos de Henrique Santillo e de Marconi Perillo, cargo que ocupa ainda hoje, no governo de Alcides Rodrigues.

Jalles Fontoura: Foi deputado estadual, deputado federal e secretário da Fazenda no primeiro governo de Marconi Perillo. Filho do ex-governador Otávio Lage de Siqueira, Jalles dirige com seus irmãos um dos maiores grupos empresariais do Estado de Goiás.

Marconi mantém ritmo intenso de visitas

Líder absoluto em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas no período pré-eleitoral – sempre ampliando a vantagem em relação aos adversários –, nem por isso o senador Marconi Perillo se dá folga nos encontros e viagens que tem feito pelo Estado. O ritmo de visitas se manteve no domingo (30/05) em Goiânia e interior. Os encontros sociais, as reuniões e os debates políticos com aliados vararam a madrugada.

Marconi encerrou o dia de trabalho em Silvânia para dois compromissos: visitar o cantor e amigo Leonardo que realizava show patrocinado pela Prefeitura no Parque Agropecuário e reunir-se com lideranças e aliados na residência da prefeita, Gilda Naves. O senador e pré-candidato ao governo pelo PSDB chegou ao camarim de Leonardo por volta das 23h. No intervalo do show foi chamado para acompanhar a prefeita Gilda até o palco. Abraçado pelo cantor – que o anunciou aos fãs como um grande amigo que o visitava naquele momento - acenou para a multidão e foi publicamente elogiado pela prefeita como “um amigo leal e companheiro de Silvânia e do povo de Goiás”.

O senador assistiu a uma parte do show e, já nos primeiros minutos da madrugada dirigiu-se à residência da prefeita Gilda Naves onde o aguardavam cerca de 100 lideranças políticas de toda a região. Poucas horas antes, acompanhado da mulher, Valéria, e da filha Isabela, Marconi esteve em Nova Veneza para o encerramento da 6ª edição do Festival Italiano, Gastronomia e Cultura.

Sempre seguido por uma multidão, o senador visitou todas as barracas montadas no centro da cidade. Entre cumprimentos, fotos e manifestações de carinho e apoio do grande público que lotou as dependências do Festival, Marconi era brindado pelos comerciantes com alguns dos atrativos da culinária italiana.

No trajeto pelas barracas, Marconi esteve sempre acompanhado do prefeito Luiz Antônio Stival Milhomens, do deputado estadual, Tiãozinho Costa, do vereador Anselmo Pereira e amigos e lideres políticos de Nova Veneza e região. A senadora Lúcia Vânia, que também prestigiou o encerramento da festa de Nova Veneza, chegou logo depois. Foi saudada pelo comunicador oficial como uma das grandes incentivadoras do festival. Ela permaneceu ao lado de Marconi até a despedida do senador. Antes de deixar a cidade, Marconi assistiu a algumas apresentações culturais e folclóricas.



“Mais importante que vencer a eleição é governar bem”

Em Silvânia, na madrugada de domingo, Marconi conversou com aliados e demonstrou convicção de que a vitória vai chegar ainda no primeiro turno.

Mesmo estando a um ponto nos votos válidos – número da última pesquisa Serpes/O Popular divulgada ontem, 31/05 - para se consagrar vencedor das eleições ao governo do Estado no primeiro turno, o pré-candidato do PSDB e partidos aliados está convocando a militância e os líderes dos partidos que o apóiam a intensificarem o ritmo de trabalho. No encontro com mais de cem representantes políticos, prefeitos e vereadores da região, na residência da prefeita Gilda Naves, de Silvânia, iniciado por volta da meia noite de domingo (30/05), Marconi conclamou todos a manterem a vigilância e o trabalho diuturno para que a tendência das pesquisas se confirme nas urnas.

“Nós temos chances reais de vencer essas eleições logo no primeiro turno. Tenho muita convicção disso. Estou fazendo minha parte para que isso ocorra. Estou animado e disposto a não só manter como ampliar o meu trabalho de visitas e reuniões por todas as cidades de Goiás. Peço a vocês, que têm grande parcela de responsabilidade pelo sucesso da nossa pré-campanha, que não diminuam o ritmo”, pediu o senador.

O senador mostrou que o sucesso da sua pré-candidatura é significativo na medida em que tem conseguido neutralizar o constante trabalho de desconstrução de sua imagem colocado em prática pelos adversários. “Estamos enfrentando três máquinas, a federal, a estadual e as municipais das três maiores cidades do Estado. Eu e meus companheiros temos sofrido uma perseguição ferrenha da máquina estadual. Ao nosso lado, felizmente, estão os líderes políticos leais, os servidores públicos, o povo mais simples que foi amparado pelos nossos governos, a grande maioria das igrejas cristãs e um grande número das classes empresarial e trabalhadora que cresceram muito durante o período em que governei Goiás”.

Marconi testemunhou o carinho, a amizade e as manifestações espontâneas de apoio que tem recebido por todas as cidades e locais por onde tem passado. A esses gestos o senador atribuiu a aprovação das suas duas administrações à frente do governo do Estado. “Eu não teria o apoio dos servidores públicos se não os tivesse valorizado com pagamento em dia, planos de cargos e salários, qualificação e respeito. Da mesma forma, não seria bem recebido pelos mais humildes se a eles não tivesse estendido a mão com o Renda Cidadã, a Bolsa Escola, os Cheques moradia e reforma, a Bolsa Universitária e tantos outros programas de inclusão social. Os empresários não estariam me recebendo com respeito e confiança em dias melhores se não os tivesse contemplado com os recursos do Fomentar, do Banco do Povo, com as isenções, incentivos e diminuição da carga tributária em todos os setores da economia. Por onde passo tem sempre alguém que se lembra do meu governo como incentivador da cultura, do esporte, das obras de infraestrutura, asfalto urbano, escolas construídas e reformadas, hospitais de qualidade, estradas conservadas. Portanto, percorremos o Estado de cabeça erguida. Sem falsa modéstia, sou o que mais fez e tenho absoluta certeza que estou melhor preparado para devolver a Goiás e ao seu povo a confiança que o governo precisa ter para realizar um trabalho moderno e eficiente”.

Na avaliação do senador, o reconhecimento do povo goiano ao sucesso de seus governos é o fator que tem desequilibrado o pleito e neutralizado os ataques que sofre das três esferas de governo. “Vocês (referindo-se aos prefeitos) são os nossos melhores cabos eleitorais, porque seus municípios são testemunhas da nossa ação. Fiz o governo mais municipalista da história de Goiás. Atendi a todos os municípios, sem distinção partidária. Não há nenhuma cidade ou município sem obras do meu governo. Essa constatação me dá credibilidade e confiança para conversar com as pessoas e acreditar que vamos vencer essa disputa logo no primeiro turno”.

O senador lembrou que nas últimas três eleições majoritárias de que participou – duas a governador e a última em apoio ao atual governador, Alcides Rodrigues – começou a disputa atrás do principal adversário que veio a derrotar. O fato de estar hoje liderando em todas as pesquisas sérias que têm sido divulgadas – na sua avaliação – se deve à consolidação de uma liderança e reconhecimento público ao seu trabalho. “Eu não vejo o meu sucesso atual nas pesquisas da mesma forma que os meus adversários vêem. Ao contrário deles, eu prevejo um crescimento maior a cada dia, porque hoje as pessoas estão comparando os governos, os projetos que estão sendo anunciados e chegando à conclusão de que temos as melhores propostas. O povo confia naquilo que falamos, porque sempre cumprimos com a nossa palavra. Comigo não tem meio termo. Se eu firmar um compromisso, cumpro”.

Marconi anunciou que o caminho para a vitória que está sendo pavimentado hoje com reuniões e debates irá indicar um horizonte de sucesso ainda mais cristalino depois da convenção, quando os partidos aliados e ele próprio poderão trabalhar em cima do programa de governo que está sendo elaborado por técnicos em resposta aos anseios manifestados pela população por intermédio de cartas, e-mails e pessoalmente. “Nós estamos com ótimas idéias, excelentes projetos em execução. Depois da convenção vamos levá-las à apreciação da sociedade. Elas poderão ser corrigidas sempre para melhor. O importante é que atendam as expectativas dos goianos e sejam realmente inovadoras, que contemplem todos os setores da sociedade”.

Ao demonstrar sua disposição de trabalho neste período pré-eleitoral, Marconi declarou-se sintonizado com a campanha durante as 24 horas do dia. “Não é exagero afirmar que acordo, tomo café, almoço e durmo pensando em inovação no nosso plano de governo. Minha preocupação não é só vencer a eleição. Muito mais importante é governar bem, com eficiência, com ações inovadoras, que melhorem a vida de todos os goianos, de todas as camadas da sociedade”.

Dizendo-se entusiasmado e feliz com a receptividade que tem encontrado por onde passa, o senador declarou-se perseverante na busca de seus ideais. “Eu estou nesta disputa atendendo ao apelo dos meus companheiros e companheiras. Se aceitei mais esse desafio na minha vida pública, é porque não tenho medo do confronto e nem do debate de idéias. Estou cada dia mais disposto e energizado. Eu não tenho preguiça. Levanto muito cedo, durmo muito tarde, viajo mais de 20 municípios por semana, faço reuniões em Goiânia, estudo e cumpro minha agenda no Senado. Nada disso me faz cansar, perder o ânimo ou sequer pensar em diminuir o ritmo. Quero que vocês me sigam neste ritmo. Só assim vamos consolidar essa vitória que se avizinha logo no primeiro turno”, disse.

Na reunião na residência da prefeita Gilda Naves, em Silvânia estiveram os prefeitos de Vianópolis, Leopoldo de Bulhões, Cristianópolis, Alexânia e São Miguel do Passa Quatro, além de ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de partidos e líderes comunitários de toda a região. O senador deixou Silvânia por volta de uma hora da manhã. Dispensou o lanche da madrugada ao lembrar que logo mais, às seis horas, teria de estar de pé para iniciar os compromissos do dia.

Marconi preside sessão em homenagem a destaques empresariais do Brasil

O vice-presidente da República, José Alencar, fundador da empresa Coteminas; Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau; João Claudino Fernandes, do Grupo Claudino; e José Mindlin (in memoriam), fundador da Metal Leve,foram os quatro primeiros agraciados com o Diploma José Ermírio de Moraes, instituído neste ano pelo Senado. Rodrigo Mindlin representou seu avô José Mindlin - falecido em fevereiro de 2010 - em sessão especial nesta terça-feira (1º) para entrega do diploma, presidida pelo vice-presidente Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO).


Em seu discurso de homenagem aos quatro empresários, Marconi disse que José Ermírio de Moraes, fundador do Grupo Votorantim, em Nazaré da Mata (PE), marcou sua vida de político e empresário com grande intensidade e paixão. O senador lembrou que a empresa, surgida no interior de Pernambuco, tornou-se um dos maiores grupos empresariais do país, atuando nos setores de cimento, celulose, papel, química, filmes e outros.

Sobre o vice-presidente José Alencar, Marconi disse tratar-se de um exemplo para cada um dos 190 milhões de brasileiros, que o admiram e torcem por ele na luta contra o câncer. O senador também destacou a trajetória de Jorge Gerdau à frente do grupo que hoje é líder na América do Sul e um dos maiores do mundo na produção de aços longos. O empresário, frisou o senador, tem sido também um exemplo de gestão no setor privado e de assessoramento ao setor público em técnicas de administração.

Disposição para o trabalho e perseverança foram as características de João Claudino Fernandes destacadas por Marconi Perillo. O homenageado, pai do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), foi o criador do pequeno Armazém Paraíba, na cidade de Cajazeiras (PB), hoje um grande conglomerado que superou os desafios de uma região pobre.

Ao lembrar o trabalho de José Mindlin, o vice-presidente do Senado disse que o homenageado representou o empresariado brasileiro moderno e que promoveu "o Brasil das letras", ao reunir a maior coleção particular de livros do país, doada posteriormente à Universidade de São Paulo.

Reconhecimento

Idealizador do Diploma José Ermírio de Moraes, o senador João Tenório (PSDB-AL) apontou a indústria brasileira como um setor da economia "que nem sempre teve seu mérito reconhecido, muitas vezes visto mais como antagonista do que como aliado no crescimento econômico do Brasil".

João Tenório destacou o movimento Ação Empresarial Brasileira, criado por Jorge Gerdau Johannpeter, como fundamental no apoio técnico a empresas e a executivos estaduais e municipais. De acordo com o senador, o industrial brasileiro é desamparado, mas enfrenta com competência pacotes econômicos, trocas de moeda e a combinação perversa de burocracia e altas taxas de juros.

Coerência

Ao discursar em nome dos homenageados, o vice-presidente José Alencar disse que, "atendendo a pedidos", explicaria sua desistência de disputar uma vaga no Senado por Minas Gerais.Conforme lembrou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convidou para formar a chapa como vice-presidente da República em 2000, dois anos antes da eleição. Ele aceitou, mas durante o mandato avisou a Lula: "o senhor tem que me devolver a vaga no Senado".

Este ano, no entanto, explicou Alencar, ele próprio concluiu que não poderia manter-se na disputa.

- Pedi aos médicos para me liberarem da quimioterapia, porque me sentia curado. Eles recusaram. Como então eu iria pedir votos ao eleitor, garantindo que estava curado, e ao mesmo tempo enfrentando uma quimioterapia? - disse. Alencar informou que esteve internado há menos de uma semana devido a efeitos colaterais do tratamento, e não ao câncer. "O câncer está sendo abatido a tiros", garantiu.

Para o vice-presidente, toda empresa, de qualquer tipo, tem que ser vista como "um bem da comunidade", pois gera empregos e contribui para o crescimento do país.

- Qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, estatal, pública ou privada, comércio, indústria, serviços, de transporte, qualquer uma é um bem da comunidade, e deve ser defendida não só pelo empresário, mas pelos empregados. Eu comecei como empregado, tinha e tenho muito orgulho disso", ressaltou Alencar, de improviso.

O vice-presidente fez um histórico da própria vida e disse que só pode realizar o sonho de dedicar-se à vida pública quando sentiu que o próprio filho estava pronto para assumir o comando da Coteminas. Disputou, então, o governo de Minas Gerais pelo PMDB, em 1994, mas foi derrotado por ser desconhecido da população. Em 1998, porém, conseguiu eleger-se senador e renunciou ao mandato em 2002, para assumir a vice-presidência, eleito na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

Cezar Motta / Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Marconi com vice-presid. José Alencar