Total de visualizações de página

sábado, 28 de agosto de 2010

Marconi: “Vou processar envolvidos no dossiê”

Marconi afirmou, na entrevista concedida na Fama, esperar que os principais órgãos de investigação e judiciais do País descubram e punam os autores da trama e lembrou que sempre teve a convicção de que a justiça às vezes tarda, mas nunca falta. “Quando recebi cópia desse dossiê falso, imediatamente procurei o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e fui, também, à Corregedoria do Senado. Espero que os órgãos judiciais deste País descubram quem são os autores intelectuais dessa trama que tinha como objetivo me prejudicar. Felizmente, nunca tive maior preocupação e fiz questão de denunciar essa farsa porque não temo nada, tenho minha consciência absolutamente tranqüila e tenho sempre muita convicção de que a justiça às vezes tarda, mas não falta. Eu sabia que mais dia ou menos dia a verdade viria à tona”, disse.

Sobre o envolvimento de Sandro Mabel, declarou não duvidar de que o deputado possa estar envolvido e lembrou que o motivo poderia ser o fato de que ele (Marconi) advertiu o presidente Lula da existência do desvio de dinheiro por parlamentares – o Mensalão. Por ser um dos envolvidos no Mensalão e aliado de Lula, Mabel teria motivos para atacar Marconi. “Não duvido, ele (Mabel) é capaz de qualquer coisa. Eu tenho a impressão que isso deve ter acontecido em função da denúncia que fiz há muitos anos sobre o Mensalão, e ele era um dos principais envolvidos no Mensalão. Espero que não tenha sido (vingança), mas também espero que a Polícia Federal descubra os verdadeiros autores e os puna. O País precisa de justiça que puna bandidos, pessoas que montam falcatruas e fazem dossiês”, sentenciou.

Na entrevista que deu à imprensa na Fama, Marconi Perillo disse não ter provas de um suposto envolvimento do governo estadual na elaboração do falso dossiê. Ponderou, porém, que soube à época que o documento teria passado “pelos escaninhos do Estado”. “À época me disseram que esse dossiê teria passado pelos escaninhos do Estado. Eu não tenho provas e espero que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal descubram toda a trama”, reforçou.

O candidato comentou ainda pesquisa Serpes/ O Popular, que o mostra 16 pontos porcentuais à frente do segundo colocado, Iris Rezende (PMDB). “Estou feliz, otimista, estou sendo muito bem recebido. A campanha está indo muito bem, mas estou recebendo tudo isso com humildade, com os pés no chão, sabendo que terei de trabalhar muito mais daqui para frente”, afirmou.



Maçonaria



Marconi apresentou seu plano de governo a centenas de membros da Maçonaria, na sede do Grande Oriente do Estado de Goiás. Marconi apontou o que pretende fazer nas áreas de educação, saúde, segurança e tecnologia da informação.

Sobre educação, Marconi discutiu a implantação de cem escolas técnicas em prédios que já existem e que devem ser reformados. Ele lembrou a necessidade de investir em mão de obra cada vez mais qualificada. O tucano defendeu ainda o fortalecimento e consolidação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) com todos os equipamentos necessários, a ampliação do Programa Bolsa Universitária e a transformação dos campus da UEG de Jataí e Catalão em universidades autônomas. Marconi deu ênfase à adoção do piso salarial dos professores.

Na área da saúde, disse que a preocupação é que as unidades hospitalares tenham padrão de qualidade do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e do Hospital de Urgências de Anápolis. Discutiu ainda a necessidade de levar ambulatórios 24 horas para cada região. O governadoriável falou sobre a construção de um Hospital da Mulher e do Centro de Recuperação para Dependentes Químicos (Credeq).

“Na área da segurança publica, alem de valorizar e equipar a policia, como já fizemos nos outros governos, vamos lutar para que em nível federal tenhamos votado uma PEC que vincule recursos da União dos Estados e dos Municípios para o setor de segurança pública. O principal problema da segurança pública no País é a falta de dinheiro, porque somente os governos estaduais são responsáveis, pela Constituição, para manutenção e custeio da segurança pública”, disse.

Trindade



Marconi fez uma grande carreata em Trindade, onde foi muito bem recebido pelos moradores, que saíram às ruas com suas famílias para empunhar bandeiras e mostrar apoio ao candidato. O presidente da Câmara Municipal de Trindade, Marcos Lago (PR), comentou a receptividade de Marconi no município. “A receptividade de Marconi está sendo ótima. Coloco bem claro que, como cidadão goiano, tenho de fazer as minhas escolhas, e não tem uma escolha melhor para Goiás do que Marconi Perillo”, disse.

Veja desmonta dossiê contra Marconi

Documentos confidenciais revelados pela edição da revista Veja desta semana revelam: não passou de uma farsa a denúncia de que o senador Marconi Perillo possuía contas secretas em paraísos fiscais. A revista mostra que, em conluio de adversários, o governo tentou dar ares de autenticidade ao dossiê contra o tucano, finalmente desmontado por autoridades suíças. Por trás da articulação, segundo a revista, estaria o deputado federal Sandro Mabel (PR).

Os documentos obtidos por Veja atestam que a máquina do Estado foi usada para tentar dar ares de legalidade a papéis falsos. O Ministério de Justiça chegou a buscar informações junto a promotores suíços, mas a conclusão a que chegou a Justiça daquele país é que os documentos não passam de uma manipulação fajuta.

A revista revela que a armação começou a ser preparada no ano passado, quando o líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel, aliado do governo, encontrou-se no Planalto com Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que tinha uma “bomba” a ser detonada. O deputado dizia ter documentos que mostravam a existência de uma conta secreta no exterior em nome de Marconi Perillo. O calhamaço continha extratos bancários de uma certa Aztec Group, offshore supostamente sediada no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas. Marconi seria o administrador da empresa, segundo a falsa documentação.

Todas as informações solicitadas pelo governo federal, por meio da chefia de gabinete da Presidência da República e do Ministério da Justiça, revelaram, com base em informações oficiais da Justiça suíça, que a conta nunca existiu e que a documentação era falsa.

Em entrevista coletiva, Marconi Perillo, governadoriável da Coligação Goiás Quer Mais, disse ontem (sábado 28), na Fundação de Assistência aos Menores Aprendizes (Fama), em Goiânia, pouco antes de apresentar à Maçonaria seu plano de Governo, que durante todo esse tempo ficou tranquilo por saber que se tratava de uma manobra de adversários políticos. O senador adiantou que todos serão processados criminal e civilmente. Ele acredita que Mabel tenha tentado montar um dossiê depois de ele, ainda como governador de Goiás, prevenir o presidente Lula de ter conhecimento de que Mabel era um dos principais envolvidos com o esquema do chamado mensalão. O senador diz esperar que a Polícia Federal mostre todos os responsáveis pelo falso dossiê.