Total de visualizações de página

sábado, 20 de novembro de 2010

Prefeito e deputado recebiam propina, afirma contador/ ambos do PR, no esquema de fraudes em licitações de obras na região do Vale do Araguaia.

O depoimento de um contador à Polícia Federal, revela o suposto envolvimento do prefeito de Barra do Garças, Wanderley Farias, e do deputado federal Wellington Fagundes, ambos do PR, no esquema de fraudes em licitações de obras na região do Vale do Araguaia.




O parlamentar e o prefeito estariam recebendo 20% do valor de cada contrato licitado e realizado pela empresa Assecon – Assessoria e Construções LTDA- de propriedade do empresário Luiz Antônio Jacomini, um dos presos pela PF nesta sexta-feira (19), na Operação Atlântida. As informações consta do depoimento do contador, cujo nome está sendo preservado.



“Jacomini conheceu Wellington Fagundes por meio do prefeito. É notória na região a ascendência exercida pelo deputado sobre as prefeituras municipais, inclusive, em Barra”, consta de um trecho do depoimento.



A informação foi repassada pelo contador, que trabalha para uma das empreiteiras da região, e que teve expedido pela Justiça um mandado de prisão coercitivo (presta depoimento e é liberado) contra si. Ele contou ainda que os valores pagos tanto ao prefeito quanto para o deputado só eram feitos através de dinheiro em espécie.



No depoimento, o contador revelou que presta serviço para a Assecon, Conspav Construções Pavimentações e Machado e Carvalho Construções. Diz ainda que o empresário Luiz Antônio Jacomini tem “estreito” laço com o prefeito e presta serviços à Prefeitura desde 1997.No entanto, a empresa não estaria no nome de Jacomini, mas, sim, de outras pessoas.



“É comum que a Assecon ganhe as licitações junto as prefeitura e às terceirize as empresas Conspav e Machado”, revela.



Ele explica que o esquema na região funciona como uma espécie de “chuveirinho”, em que uma determinada empresa ganha o certame e a terceiriza a outras empreiteiras que não fizeram parte do processo licitatório.



A PF, juntamente com a Controladoria Geral da União (CGU), apurou fraudes na execução de contratos em mais de 60 obras de vias urbanas nas cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Novo São Joaquim e Ribeirãozinho. O inquérito policial aponta irregularidades na construção de creches, escolas, casas populares, obras de engenharia, drenagem e pavimentação asfáltica.



Todos provenientes de convênios firmados entre municípios da região e o Governo Federal, além de verbas parlamentares. A soma do desvio de recursos poderá ser superior a R$ 38 milhões, conforme a CGU. A delegada Luciane Alves, responsável pelo caso, declarou não haver até o momento,nenhuma investigação contra políticos.



Os mandados de prisão temporária foram cumpridos em Cuiabá (6), Barra do Garças (12), Pontal do Araguaia (3), Canarana (3), Novo São Joaquim (2). Os suspeitos poderão responder por peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação, falsidade ideológica e advocacia administrativa, entre outros crimes.



Wellington nega participação em esquema no Vale do Araguaia

De Brasília - O deputado Wellington Fagundes (PR) negou qualquer envolvimento com o suposto esquema de desvio de recursos de prefeituras da região do Vale do Araguaia. Questionado pelo Olhar Direto sobre a citação de seu nome em depoimento prestado à Polícia Federal pelo contador de uma empresa investigada nas denúncias, Fagundes reiterou o que disse a delegada Luciane Alves, responsável pelo caso.



“A própria Polícia Federal se manifestou dizendo que não há investigação policial sobre políticos”, defendeu-se.



Fagundes reconheceu que conhece o proprietário da Assecon, o empresário Luiz Antônio Jacomini, um dos presos pela PF nesta sexta-feira (19), na Operação Atlântida. No entanto, o parlamentar disse à reportagem que não tem contato com Jacomini há cerca de dez anos.



“Conheço este empresário, o Jacomini , mas não tenho relacionamento com ele. Há cerca de dez anos ele freqüentava Brasília, mas nem conversávamos na época”, afirmou.



Ao questionar o depoimento do contador, Wellington disse qu, usar nome de políticos é algo fácil e corriqueiro. “Tenho relações políticas em todo o Estado de Mato Grosso. Não conheço este contador que deu o depoimento”, reiterou Fagundes.

12/11/2010 PF PRENDE QUATRO COM 2,5 MIL PONTOS DE LSD EM GOIÂNIA

Goiânia/GO - A Polícia Federal prendeu nesta manhã, 12, em Goiânia, quatro indivíduos que portavam 2.500 pontos (doses) de LSD, substância alucinógena também conhecida por Lisergida ou Ácido Lisérgico.




Os envolvidos, PBNF, 30 anos, empresário; WFN, 26 anos, autônomo; CJBJ, 27 anos, personal training e EHML, 28 anos, agente lotérico, sendo que três deles foram detidos na 5ª Avenida, Setor Universitário, em frente a uma agência lotérica, no momento da entrega da droga e o quarto envolvido foi detido na Av. D, Setor Oeste, próximo a um hipermercado.



Esta é a maior apreensão de LSD realizada pela PF no ano, sendo que até dia 31 de outubro, todas as unidades da PF no país tinham apreendido 2.782 pontos deste entorpecente.



Além da droga, foram apreendidos dois veículos, sendo um Spacefox e um Pálio.

PF deflagra operação para desarticular esquema de fraudes em licitações no Vale do Araguaia

Fonte: TVCA

A Polícia Federal deflagrou hoje, 19, a operação Atlântida para desarticular uma organização criminosa envolvida em um esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas federais. A ação desencadeada é resultado de um trabalho conjunto da Polícia Federal (PF) com a Controladoria Geral da União (CGU).

Todos os 26 mandados de prisão temporária, 35 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de condução coercitiva foram cumpridos. Do total de prisões, seis foram cumpridas em Cuiabá. Para cumprimento nos municípios de Cuiabá, Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT), Canarana (MT), Novo São Joaquim (MT) e Ribeirãozinho (MT). Também foi decretado o sequestro dos bens de 33 investigados, sendo 26 pessoas físicas e 07 pessoas jurídicas.

As investigações conseguiram identificar organizações criminosas voltadas ao desvio de verbas públicas e fraudes em processos licitatórios nos municípios integrantes do Vale do Araguaia. Além das fraudes nos processos licitatórios, ficou comprovado o desvio de recursos públicos. Os prejuízos aos cofres públicos, de acordo com estimativa realizada pela CGU, podem ultrapassar R$ 38.000.000,00 (trinta e oito milhões de reais).
INVESTIGAÇÕES

O inquérito policial foi instaurado em fevereiro deste ano para investigar uma suposta associação de empresas que atuam no Vale do Araguaia que faziam combinações de propostas nas licitações de obras de engenharia e pavimentação asfáltica na região.

Segundo a Polícia Federal foi possível identificar a existência de uma organização criminosa em plena atuação e que fraudava procedimentos licitatórios, bem como promovia o desvio de verbas federais, contando, inclusive, com a participação de servidores públicos.

As investigações mostram que os funcionários públicos eram membros de comissões de licitações, servidores da Secretaria de Estado e Infra-estrutura e de um empregado da Caixa Econômica Federal.

Os suspeitos poderão responder por peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação, falsidade ideológica e advocacia administrativa, entre outros crimes.

PREFEITOS QUE POSSUEM TCO E NÃO APRESENTARAM DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AO CUMPRIMENTO DAS PROVIDÊNCIAS ESTIPULADAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

PREFEITOS QUE POSSUEM TCO E NÃO APRESENTARAM DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AO CUMPRIMENTO DAS PROVIDÊNCIAS ESTIPULADAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA




ORD.MUNICÍPIO

1. ABADIÂNIA

2. AGUA FRIA

3. ALVORADA DO NORTE

4. AMORINÓPOLIS

5. ANHANGUERA

6. APARECIDA DO RIO DOCE

7. APORÉ

8. ARAÇU

9. ARAGOIÂNIA

10. AVELINÓPOLIS

11. BALIZA

12. BONÓPOLIS

13. BURITI ALEGRE

14. BURITINÓPOLIS

15. CACHOEIRA ALTA

16. CAÇU

17. CALDAZINHA

18. CAMPINAÇU

19. CAMPOS BELOS

20. CAMPOS VERDES

21. CARMO DO RIO VERDE

22. CRISTIANÓPOLIS

23. CROMINIA

24. CUMARI

25. DAMIANÓPOLIS

26. DAMOLÂNDIA

27. DAVINÓPOLIS

28. DIVINÓPOLIS DE GOIAS

29. ESTRELA DO NORTE

30. FAINA

31. FAZENDA NOVA

32. FLORES DE GOIAS

33. FORMOSO

34. GUAPÓ

35. GUARANI DE GOIAS

36. GUARINOS

37. HIDROLINA

38. IACIARA

39. INDIARA

40. IPIRANGA DE GOIAS

41. ITAGUARI

42. ITAGUARU

43. ITAPACI

44. ISRAELÂNDIA

45. IVOLÂNDIA

46. JANDAIA

47. JAUPACI

48. JUSSARA

49. MAMBAI

50. MARA ROSA

51. MATRINCHÃ

52. MIMOSO DE GOIAS

53. MUNDO NOVO

54. NOVA AMERICA

55. NOVA AURORA

56.

18/11/2010Ministério Público promete agir com rigor para garantir a construção de aterros sanitários

Desde o início do ano passado o Ministério Público vem alertando e tentando junto aos municípios o cumprimento da lei que exige uma destinação adequada ao lixo urbano. Foram promovidas reuniões e feito um amplo trabalho de conscientização. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente criou uma Instrução Normativa, com vigência de 1 ano, visando auxiliar os municípios com população inferior a 50 mil habitantes a solucionar o problema, oferecendo apoio e sugestões. Também foi dado um prazo, por solicitação da Associação Goiana dos Municípios, para que fossem adotadas medidas no sentido de cumprimento da lei. Esse prazo terminou no último dia 10, e poucos municípios cumpriram o acordo feito numa audiência entre o Ministério Público, AGM e Delegacia Estadual do Meio Ambiente. Apenas 51 apresentaram documentação e projetos. Hoje, dos 246 municípios goianos, em apenas 9 existem aterros sanitários. Em 77 existem aterros controlados, mas que não atendem a exigência da lei. E em 146 existem os chamados lixões. Agora o Ministério Público promete acionar criminalmente os prefeitos. Foram instaurados 11 inquéritos policiais e um prefeito já foi denunciado. A promotora de Justiça Dra Sandra Mara Garbelini(Foto), coordenadora do Centro Operacional do Meio Ambiente, do Ministério Público, diz que a situação é grave e que o órgão está apenas cumprindo o que manda a lei.


Veja a entrevista que a promotora concedeu a Assessoria de Imprensa da AGM, fazendo um alerta aos prefeitos.

Liborio Santos – Dra, há bastante tempo o Ministério Público vem tentando resolver o problema da falta de aterros sanitários nos municípios goianos. Como está esse trabalho e qual a gravidade do problema?

Dra Sandra Garbelini – Em primeiro lugar eu gostaria de ressaltar que o Ministério Público está cumprindo o seu papel de exigir a observância à lei. E a lei é clara no sentido em que não pode ter lixão à céu aberto. Isso configura um crime ambiental, danos ao meio ambiente e a saúde pública inclusive. A situação no Estado de Goiás ela é péssima e alarmante. Nós temos uma situação hoje de 62% dos municipios com lixão à céu aberto, 77 com aterro controlado que não é a situação ideal e apenas 9 dos 246 muniicpios posusindo o aterro sanitário adequado. Esses dados nos colocam em uma das situações piores do país. Nós perdemos, inclusive, para municípios do Nordeste. Então, nós estamos numa situação calamitosa. Os prefeitos precisam colocar essa questão na pauta do dia. Agora, quem não fizer voluntariamente, não resta outra alternativa ao Ministério Público a não ser responsbailizar, inclusive criminalmente, esses prefeitos por essa prártica criminosa.

Liborio – Que tipo de penalidade pode ser aplicada nesse caso?

Dra. Sandra Garbelini – A lei dos crimes ambientais, como todos os cidadãos, todos os políticos têm conhecimento, é rígida. Inclusive se comenta que hoje é mais drástico, é mais perigoso, derurbar uma árvore do que matar um homem. A lei dos crimes ambientais estabelece uma pena de 1 a 5 anos de reclusão para esse tipo de crime de poluição. Além dessa consequência nós temos tido condenações dos Tribunais por improbidade administrativa. O que significa isso? Quando o prefeito deve agir de uma forma, tomar providências que são impostas por lei e não toma, isso caracteriza improbidade que leva a aplicação de multa e até a perda do cargo. Então, nós temos tido a aplicação dessas penalidades e a consequência criminal, também, é que pode acarretar a inelegibilidade do político, inclusive, ele passará a ter uma certidão positiva na Justiça.

Liborio – Foi dado um prazo para essa regularização, e que terminou no último dia 10. O índice de prefeituras que tomaram providências nesse sentido foi considerado bom?

Dra Sandra Garbelini – Infelizmente ainda está longe do ideal. Trinta por cento dos municípios atenderam a esse chamado do Ministério Público, demonstrando providências de resolução, mas, infelizmente, 70% foi omisso, inerte, negligente como é de costume com a questão relacionada ao lixo e que influencia no meio ambiente. Então, nesse sentido, não resta outra alternativa a não ser o processo criminal contra os prefeitos. Lembrando que não é contra o município. É contra o prefeito, pessoa, pelo crime ambiental porque no DireitoPenal o Ministério Público tem que processar a pessoa física.

Liborio – Dra Sandra, pode se dizer que, nesse momento, acabou-se o prazo de tolerância para a solução do problema?

Dra Sandra Garbelini – Sim. Não tem mais nenhuma condição porque os prefeitos ganharam um ano desde que a Delegacia Estadual doMeio Ambiente começou a agir, em novembro de 2009. Nós atendemos a um pedido da AGM, que me pareceu razoável uma vez que os prefeitos estavam no seu primeiro ano de mandato. Agora nós entendemos que não há mais qualquer justificativa plausível para adiamento. Os prefeitos que começaram a se adequar terão todo o apoio pelo espaço dialogal do Ministério Público e desse grupo que está ajudando os prefeitos, inclusive da AGM. Agora, os que não s emanfestram e ficaram omissos não resta outra alternativa a não ser o processo.



SITUAÇÃO ATUAL DOS MUNICÍPIOS



MUNICÍPIOS COM PROCESSOS COM INQUÉRITO POLICIAL E DENÚNCIA

A) PROCESSOS – LIXÃO – INQUÉRITO POLICIAL

1 – MUNICÍPIO DE ARAÇU

2 – MUNICÍPIO DE CEZARINA

3 – MUNICÍPIO DE EDEALINA

4 – MUNICÍPIO DE GOIANIRA

5 – MUNICÍPIO DE JOVIÂNIA

6 – MUNICÍPIO DE LEOPOLDO DE BULHÕES

7 – MUNICÍPIO DE TERESINA DE GOIAS

8 – MUNICÍPIO DE MARZAGÃO

9 – MUNICÍPIO DE TAQUARAL DE GOIÁS

10 – MUNICÍPIO DE SANTA BARBARA

11 – MUNICÍPIO DE VIANÓPOLIS





B) PROCESSO – LIXÃO – DENÚNCIA JÁ OFERECIDA



1 – MUNICÍPIO DE URUANA



Assessoria de Imprensa da AGM

18-11-2010

18/11/2010 - Reaberto prazo de inscrição a concurso para oficial de promotoria em São Miguel do Araguaia

A coordenadora do concurso para oficial de promotoria em São Miguel do Araguaia, Cristina Emília França Malta, decidiu reabrir amanhã (19/11) o período de inscrições para a seleção. Os interessados terão até o dia 20 de dezembro para se inscrever.



O motivo da alteração é um erro ocorrido no edital, que exigia a apresentação de carteira de habilitação, categorias A e B, no momento de preencher o requerimento de inscrição- a exigência deverá ser feita somente quando da posse do cargo. Devido à ilegalidade do pedido, a promotora de Justiça decidiu reabrir o prazo de inscrições para evitar possíveis prejuízos aos candidatos. (Paula Resende / Estagiária da Assessoria de Comunicação Social)

Cidades - Mãe é presa ao tentar matar filho de 6 anos

Ivair Lima


da editoria de cidades

Ivonete Fonseca Lima de Morais, 29, tentou matar o filho de 6 anos na manhã de ontem em Goiânia. O garoto foi ferido com facadas no pescoço. O corte provocou muito sangramento. Uma hora após dar entrada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), o menino estava enfermaria e passava bem. Portadora de esquizofrenia, ela atentou pela segunda vez contra a vida de um filho. Em março do ano passado, ela atacou a filha mais nova, que, na época, tinha 9 meses, com nove golpes de tesoura.

O menino foi salvo pelo tio Israel Vanderlei Fonseca. Ele contou que Ivonete disse afirmou ter feito as agressões para que o filho fosse para o céu. “Ela é ótima mãe, cuidadosa com a casa. Estava muito bem. Nos últimos dias, notei mudança em seu comportamento. Parecia muito calma e aparentemente desligada do mundo”, contou. Ao ouvir os gritos do garoto, Israel arrombou a porta a tempo de evitar que o menino fosse mortalmente ferido. O marido de Ivonte, Edson Esteves de Morais, 33, informou que a mulher estava em tratamento desde o ataque a filha menor. “Ela foi encaminhada ao pronto-socorro Vassily Chuc, depois, à Clínica Isabela, onde ficou internada por seis meses. Estava sendo acompanhada pelo Caps (Centro de Atenção Psico Social) do Jardim Novo Mundo. Quando saiu da clínica, tomava cinco comprimidos por dia”, relatou.

Edson disse esperar que o caso de sua esposa leve a discussões que indiquem caminhos para o tratamento de doentes de esquizofrenia. “Não vou me deixar levar pela emoção. Não quero acusar ninguém. Quero entender o que aconteceu. Por mais chocante que pareça, eu conheço minha mulher. Ela não é um monstro, está doente. Há milhares de pessoas na mesma condição no Brasil.”

Edson disse que não abandonou a esposa depois que a filha foi atacada e não abandonará agora. “Como aconteceu outra vez, terei mais cuidado. Sou um homem de muita fé e valorizo muito o sacramento do matrimônio.” Da mesma forma que ocorreu no primeiro ataque, Ivonete disse que tentou matar o filho para tirar o mal que estaria nele. “Pensava que tinha demônio. Via isso na minha cabeça”, disse na delegacia. Ivonete afirmou se lembrar do que ocorreu e que estava arrependida. “Quero que ele se salve”, afirmou.

A delegada Adriana Accorsi, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, informou que o inquérito será feito normalmente apesar de Ivonete Fonseca já ter diagnóstico de esquizofrenia. “Vamos oficiar imediatamente o Poder Judiciário. Nesses casos, o Estado tem o dever de garantir local adequado e tratamento. Isso poderá ser feito na própria Casa de Prisão Provisória.”



Outro caso

O primeiro ataque de Ivonete contra os filhos ocorreu em março do ano passado. Por infeliz coincidência, no mesmo dia, o soldado reformado da Polícia Militar Abrão Soares Conceição, 37, atirou a filha de um ano e um mês de idade contra a parede e a deixou entre a vida e morte. A menina foi socorrida no Hospital Materno-Infantil.

Os dois casos de agressão contra crianças ocorreram no Jardim Novo Mundo, região leste da cidade. Ivonete trancou a filha no banheiro da casa onde mora, por volta da meia-noite, e começou a desferir tesouradas, com a intenção de matar. O pai da menina ouviu os gritos, arrobou a porta e tentou conter a mulher. Mas os ferimentos graves já tinham sido feitos.

Os dois casos tiveram conotação religiosa. Abrão teria passado grande parte da noite em vigília, em uma igreja da denominação Assembleia de Deus. Ivonete disse que atacou a filha porque ela estava possuída pelo demônio. “Fiz pela fé. Vi que o mal estava presente nela. Foi a vontade de Deus.” Aparentado calma, Ivonete explicou que tentou matar a menina porque ela representa “a falta de amor da humanidade, a prostituição e o poder do mal que governa o mundo”. Disse que Deus também já mandou ela matar outro filho, que, na época, tinha 4 anos.

Fonte: Diário da Manhã - 19/11/2010

Final de ano em Faina será marcado por movimento da comunidade pela recuperação ambiental de rio

Faina – Na noite desta quarta-feira (17/11), a equipe técnica do Programa Parceria Cidadã, articuladores sociais, alunos e professores do Colégio Lindolfo Mendes da Cunha e técnicos do escritório da Emater em Faina reuniram-se para ajustar a participação da comunidade nas ações recuperatórias de nascentes do Rio do Peixe I naquele município.

Eles foram informados da visita feita à Fazenda Palmital, onde estão 12 das 18 nascentes do rio, para a avaliação e orientação pelos técnicos da Emater e também da reunião realizada com o prefeito da cidade, Caio Curado, para novas parcerias.

Participação popular

No encontro, ficou acertado que os articuladores irão participar e convidar pessoas para que, ao lado dos 15 servidores colocados à disposição pela prefeitura, façam o coveamento para o plantio de mudas nativas do Cerrado. Essas espécies serão plantadas nas áreas de preservação permanente das três nascentes que integram a etapa de recuperação prevista para 2010. Os 15 alunos e as 2 professoras do Lindolfo Cunha que participam do Projeto Ser Natureza também indicarão dez pessoas para participar da atividade.

A ideia é realizar um mutirão, no dia 2 de dezembro, para que as mais de 10 mil covas sejam abertas para o plantio das mudas, que serão cedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, conforme parceria firmada com o Ministério Público. Neste dia, pelo menos seis técnicos da Emater irão orientar os trabalhos. No dia seguinte, a mesma turma e mais cerca de 40 alunos farão o plantio das mudas. Um grupo de mulheres também foi destacado para ajudar na cozinha, para o almoço coletivo que será servido nos dois dias de trabalho.



Adesão

A reunião serviu também como boas-vindas a duas novas articuladoras – as irmãs Beraldina Correia da Silva e a vereadora Maria Perpétua Correia. As duas passaram a integrar o grupo de articuladores locais e atuar na defesa do meio ambiente.



Frutos

O Projeto Ser Natureza começou a colher os primeiros frutos, como resultado do Curso de Plantio de Mudas Nativas do Cerrado oferecido, no primeiro semestre, a 15 alunos do Colégio Lindolfo Mendes da Cunha pela Secretaria da Agricultura (Seagro), parceira do Ministério Público na iniciativa.



A aluna Ludimilla Dadiane de Jesus contou que, depois do curso, iniciou seu próprio viveiro, que hoje conta com quase 200 mudas de mais de 26 espécies. Segundo ela, que mora no povoado Santa Rita, a ideia é arborizar uma escola que existe lá. “Percebi que não tinha nenhuma árvore. Quero doar mudas. Também pretendo fazer isso para recuperar as matas ciliares existentes na região.”



Para executar o plano audacioso, ela contou com a colaboração do pai, que comprou 500 saquinhos, além do esforço próprio. Foi ela mesma, por exemplo, que colheu as sementes e preparou o substrato usado no plantio.



Os alunos que fizeram o curso em Goiânia têm como missão a criação de viveiros domésticos, envolvendo na tarefa seis famílias, que deverão ser responsáveis por 15 mudas. Os estudantes deverão orientá-las e acompanhar o desenvolvimento das plantas, que serão usadas no próximo ano, nas etapas futuras de recuperação do Rio do Peixe I. Embora essas atividades tenham início previsto para 2011, Ludimilla adiantou-se e colocou em prática o aprendizado. (Texto e fotos: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social)



Fotos

MP promove encontro com proprietários rurais e técnicos da Emater para tratar da recuperação do Rio do Peixe I

Faina – Os responsáveis pelas três fazendas onde estão localizadas as nascentes do Rio do Peixe I estiveram reunidos nesta quarta-feira (17/11) com a promotora de Justiça Wânia Marçal, a equipe do Programa Parceria Cidadã, técnicos da Emater, além de articuladores sociais de Faina.



O objetivo do encontro foi avaliar o trabalho de recuperação em desenvolvimento atualmente na Fazenda Palmital, de propriedade de Teylor Bueno, onde estão 12 das 18 nascentes do rio, e informar os demais fazendeiros sobre as ações que, em breve, serão levadas às Fazendas Boa Esperança, de propriedade de Geraldo Magela, e Santa Clara, pertencente a Jeová Soares, as quais abrigam as nascentes restantes.



Emater

A recuperação das nascentes está sendo acompanhada por técnicos da Emater, órgão parceiro do MP nas ações do Projeto Ser Natureza. Assim, estiveram presentes no encontro os técnicos João José e Miguel Arcanjo, do escritório de Itapuranga; João Batista Bernardes e Antônio Alexandre Galvão, técnicos do escritório de Faina, além de Raimundo Alves de Morais, de Santa Rosa.



Para acompanhar o trabalho desses técnicos, que passaram a se envolver de alguma forma nas etapas de execução da proposta, também compareceram o coordenador de Agroecologia e Meio Ambiente da Emater, Leo Lince do Carmo, e a coordenadora do Projeto Fruteiras do Cerrado, do mesmo órgão, Magda Alves Leite.



Eles visitaram, com o proprietário da fazenda, os pontos de intervenção já realizados e tiraram as dúvidas quanto aos corredores provisórios para acesso do gado às aguadas.



Orientação

No encontro, ficou definido que todas as nascentes da Fazenda Palmital serão isoladas ainda este mês e que as áreas de preservação permanente de três delas serão reflorestadas, devendo o capim braquiária ser combatido previamente com herbicidas. Ao todo, serão plantadas mais de 10 mil mudas de mais de 60 espécies.



Os técnicos da Emater também apontaram a necessidade de reforço em algumas curvas de nível e também de feitio de mais bacias de captação. O técnico responsável pelo acompanhamento dos trabalhos será indicado nos próximos dias pelo coordenador Leo Lince. (Texto e fotos: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social)

Hugo reforma 14 leitos para aumento de vagas de UTIs

Unidade vem registrando dobro de demanda em feriados

O movimento registrado no Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) neste feriado da Proclamação da República foi o dobro do esperado para um feriado prolongado. De acordo com o diretor geral do Hugo, Salustiano Gabriel Neto, do dia 12, até segunda-feira, 15, foram realizadas 108 cirurgias e 96 pacientes foram atendidos no setor de emergência. A média diária é de 12 a 15 cirurgias (de emergência) por dia. O principal fator epidemiológico registrado foi o de acidente com motociclistas.

Segundo Salustiano Gabriel Neto, a capacidade máxima de atendimento no hospital foi atingida e, em alguns momentos, os 60 pontos de oxigênio que o hospital tem para atender doentes em regime de terapia intensiva estavam ocupados. “O paciente que está recebendo atendimento no Hugo, com certeza, está sendo muito bem cuidado. Mas ao atingirmos a capacidade máxima, ficamos em sobrecarga, até que pacientes possam ser transferidos”, esclarece Salustiano.

O diretor geral do Hugo acredita que a reforma e readequação de 14 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que vão se transformar em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), contribuirão para diminuir o problema. “Dentro de uma semana a reforma deve ser concluída e os leitos entrarão em atividade tão logo a Prefeitura de Goiânia faça o cadastro”, explica.

Para Salustiano Gabriel Neto para melhorar a estrutura de atendimento na terapia intensiva é necessário também o aumento de leitos na rede conveniada. “Cerca de 30% dos pacientes que chegam no Hugo não tem o perfil do hospital, que é de urgência e deveriam ser encaminhados para outras unidades”, explica, ao destacar que é de responsabilidade do Município a abertura de novos leitos de UTI na rede conveniada.
Fonte: www.saude.go.gov