Total de visualizações de página

sábado, 20 de novembro de 2010

MP promove encontro com proprietários rurais e técnicos da Emater para tratar da recuperação do Rio do Peixe I

Faina – Os responsáveis pelas três fazendas onde estão localizadas as nascentes do Rio do Peixe I estiveram reunidos nesta quarta-feira (17/11) com a promotora de Justiça Wânia Marçal, a equipe do Programa Parceria Cidadã, técnicos da Emater, além de articuladores sociais de Faina.



O objetivo do encontro foi avaliar o trabalho de recuperação em desenvolvimento atualmente na Fazenda Palmital, de propriedade de Teylor Bueno, onde estão 12 das 18 nascentes do rio, e informar os demais fazendeiros sobre as ações que, em breve, serão levadas às Fazendas Boa Esperança, de propriedade de Geraldo Magela, e Santa Clara, pertencente a Jeová Soares, as quais abrigam as nascentes restantes.



Emater

A recuperação das nascentes está sendo acompanhada por técnicos da Emater, órgão parceiro do MP nas ações do Projeto Ser Natureza. Assim, estiveram presentes no encontro os técnicos João José e Miguel Arcanjo, do escritório de Itapuranga; João Batista Bernardes e Antônio Alexandre Galvão, técnicos do escritório de Faina, além de Raimundo Alves de Morais, de Santa Rosa.



Para acompanhar o trabalho desses técnicos, que passaram a se envolver de alguma forma nas etapas de execução da proposta, também compareceram o coordenador de Agroecologia e Meio Ambiente da Emater, Leo Lince do Carmo, e a coordenadora do Projeto Fruteiras do Cerrado, do mesmo órgão, Magda Alves Leite.



Eles visitaram, com o proprietário da fazenda, os pontos de intervenção já realizados e tiraram as dúvidas quanto aos corredores provisórios para acesso do gado às aguadas.



Orientação

No encontro, ficou definido que todas as nascentes da Fazenda Palmital serão isoladas ainda este mês e que as áreas de preservação permanente de três delas serão reflorestadas, devendo o capim braquiária ser combatido previamente com herbicidas. Ao todo, serão plantadas mais de 10 mil mudas de mais de 60 espécies.



Os técnicos da Emater também apontaram a necessidade de reforço em algumas curvas de nível e também de feitio de mais bacias de captação. O técnico responsável pelo acompanhamento dos trabalhos será indicado nos próximos dias pelo coordenador Leo Lince. (Texto e fotos: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social)