Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Marconi homenageia Pedro Ludovico e Henrique Santillo

Marconi homenageia Pedro Ludovico e Henrique Santillo


O governador eleito, Marconi Perillo visitou ontem, Dia de Finados, os túmulos de Pedro Ludovico e Henrique Santillo. Pela manhã esteve no Cemitério Santana e à tarde no Cemitério São Miguel, em Anápolis.

Na reverência que prestou aos dois ex-governadores de Goiás, Marconi esteve acompanhado de familiares dos homenageados.

A presença de Marconi nos dois cemitérios foi marcada por inúmeros gestos de carinho. O governador eleito foi bastante cumprimentado pela vitória e recebeu abraços e votos para que consiga realizar o melhor governo da vida dois goianos, desejo que manifestou durante a campanha.

A visita ao mausoléu que abriga o corpo do fundador de Goiânia Pedro Ludovico Teixeira, no Cemitério Santana, ocorreu por volta das 10:30h. O governador eleito no último dia 31 depositou flores, fez uma breve oração e enalteceu a figura de quem considera “a maior liderança política de Goiás”.

Nas homenagens, o novo governador de Goiás destacou algumas qualidades de Pedro Ludovico, dentre as quais mencionou o preparo para enfrentar desafios, a capacidade cultural e o amor por Goiás. Homenageou também o ex-governador Mauro Borges, filho de Pedro Ludovico. “Ao lado do pai pode ser considerado um outro ícone da nossa política, graças à sua correção, idealismo, incansável luta pela democracia e contribuição que prestou ao desenvolvimento de Goiás”.

Em nome da família, Rodrigo Borges agradeceu a deferência da visita. “Quero deixar clara a nossa admiração e carinho pelo que o senhor fez por Goiás e por nossa família. Temos certeza de que o seu governo será revolucionário, ainda mais do que foram os dois primeiros”, disse.

Na visita ao túmulo de Pedro Ludovico, Marconi esteve acompanhado de Rodrigo Borges e esposa Simone, Pedro Ludovico Teixeira Neto, Mauro Borges Teixeira Neto e Milla Ludovico.

Debaixo de chuva, Marconi visitou à tarde o túmulo do ex-governador Henrique Santillo, no Cemitério São Miguel de Anápolis. Depois de repetir o gesto de depositar flores e orar, o governador eleito fez um breve pronunciamento em homenagem àquele que considera o maior inspirador de sua vida pública.

Marconi lembrou do idealismo de Santillo e da sua importância na luta pela redemocratização do Brasil. “Poucos homens tiveram a coragem que ele teve. Foi corajoso e destemido no combate ao regime arbitrário que se instalou no Brasil a partir de 1964. Foi um governador de idéias avançadas, de quem extrai muitos ensinamentos. Ele marcou a minha vida pela postura correta e pela retidão de caráter. Morreu pobre porque usou a política para servir e não para dela se servir. Espero poder continuar honrando a herança que tive dele. Sem ele jamais teria conseguido chegar aonde cheguei. Hoje já rezei por ele e o faço sempre porque o admiro e o tenho como um exemplo a ser seguido”, declarou.

Adhemar Santillo, irmão do homenageado agradeceu “a solidariedade que o senhor tem tido com a nossa família. Ele certamente está alegre agora com a sua visita e o seu triunfo. Todos nós estamos alegres e satisfeitos por você ter tanta consideração com a nossa família”, agradeceu.

Além de Adhemar e Onaide Santillo, estiveram ao lado de Marconi, Romualdo Santillo e os filhos de Henrique Santillo, Carlos, Carla e Gino.

Localização de estátua desagrada família de Pedro Ludovico

Localização de estátua desagrada família de Pedro Ludovico


A estátua do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, que demorou 20 anos para ser esculpida, moldada, fundida em metal e instalada na Praça Cívica – o que gerou muitas críticas nos meios culturais – ainda está gerando polêmica.



A família do fundador de Goiânia acha que a estátua do maior benfeitor da capital está mal localizada. “Nossa família não entende isso como uma homenagem. A estátua está escondida em um canto da praça. Há espaço suficiente no centro da Praça Cívica para que seja instalada a estátua de Pedro Ludovico”, reclamou Pedro Ludovico Teixeira Neto.

Ontem, durante a visita do governador eleito Marconi Perillo ao túmulo de Pedro Ludovico, os familiares do fundador de Goiânia manifestaram descontentamento com a decisão do governo do Estado de definir sem ouvi-los o local para instalar a estátua. “Dois meses antes de a estátua ser colocada na praça, mandamos uma carta ao governador Alcides Rodrigues pedindo que a localização fosse discutida com mais detalhes. Não obtivemos nenhum tipo de resposta, nem mesmo um telefonema. Fizeram da maneira que acharam melhor e nos desagradaram profundamente”, reclamou Pedro Ludovico Neto.

Ao governador eleito, o neto de Pedro Ludovico disse que os familiares do fundador de Goiânia tomaram a decisão de não comparecer à solenidade de inauguração do monumento a ser promovida pelo governo do Estado em data a ser definida. “Em protesto contra essa decisão que consideramos arbitrária, tomamos a decisão de não participar daquilo que eles chamam de homenagem e que para nós não passa de uma grande desconsideração”, salientou.

Marconi pediu aos familiares de Pedro Ludovico que lhe encaminhem uma carta expondo o problema e prometeu encaminhar uma solução. Aproveitou para anunciar que pretende promover uma profunda reformulação da Praça Cívica. “Ela não pode continuar a ser um estacionamento a céu aberto. Não foi concebida para isso”, disse o governador eleito.