Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Demóstenes é escolhido o político que mais combate a corrupção no Brasil

Demóstenes é escolhido o político que mais combate a corrupção no Brasil


Votação direta dos jornalistas considerou 81 senadores e 513 deputados federais. Senador também foi eleito como defensor da democracia

O senador Demóstenes Torres (DEM) foi escolhido como o político que mais combate a corrupção no Brasil. O prêmio, concedido anualmente pelo site jornalístico Congresso em Foco, considerou a votação de 183 jornalistas de 34 veículos que cobrem o Senado e a Câmara. Participaram da seleção repórteres, editores e diretores de sucursais de emissoras como a TV Globo, o SBT, TV Bandeirantes, Rede Record, jornais como a Folha de São Paulo, Estadão, Correio Braziliense, O Globo, rádios de abrangência nacional e revistas como a Veja, Época, Isto É,Carta Capital e os principais portais de notícias da internet, como o UOL, Terra, G1 e Último Segundo. A votação direta dos profissionais da comunicação foi fiscalizada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A urna que recebeu as cédulas foi mantida sob vigilância 24 horas por dia. Não era permitida a participação de assessores de imprensa e funcionários de gabinetes. O senador Demóstenes Torres também foi escolhido pelo site Congresso em Foco como o quarto na defesa da democracia brasileira, ao lado de nomes como o senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul e do senador paulista Eduardo Suplicy (PT). Demóstenes foi o único goiano na lista de parlamentares, dominada por representantes do Sul e do Sudeste e ainda foi apontado, no último sábado, como o segundo melhor senador do Brasil. “Fico muito feliz com a menção positiva dos jornalistas, que muitas vezes são críticos severos ao trabalho dos parlamentares. Considero isso um salário moral. Fomos eleitos para trabalhar e, graças a Deus, estamos conseguindo”, afirmou Demóstenes.









Bi campeão









No ano passado, o senador Demóstenes Torres já havia sido premiado como o político que mais combate a corrupção no Brasil. O sucesso do goiano entre os jornalistas se deve, principalmente, à sua forte atuação parlamentar. São mais de 100 propostas elaboradas, entre elas, algumas de grande apelo popular, como o pacote anticorrupção, a Reforma da Tranquilidade e a Escola em Tempo Integral. O número de propostas ultrapassa mil, tornando Demóstenes o maior relator da história do Senado. Destas, 52 se transformaram em Lei, como a Ficha Limpa que diminui a corrupção ao impedir a candidatura de condenados pela Justiça, o Estatuto do Idoso, que garante os direitos daquele que já passaram dos 60 anos e verdadeiros pacotes contra a criminalidade que vão ajudar a diminuir o tráfico de drogas e os crimes hediondos. Com a experiência acumulada na carreira de Procurador de Justiça, Demóstenes conseguiu aprovar no Senado legislações importantes em praticamente todas as áreas. Para impedir a devastação do Cerrado, Demóstenes criou uma emenda à Constituição que transforma a maior savana do mundo em Patrimônio Nacional. Para reduzir o tráfico de drogas e diminuir o número de crimes cometidos por reincidentes, o senador Demóstenes conseguiu articular com os congressistas a aprovação do monitoramento eletrônico. A partir desta lei, condenados por crimes hediondos em regime semi-aberto terão que usar pulseiras com GPS para indicar a localização exata para a Justiça. Demóstenes ainda relatou projeto que aumenta a pena para quem desvia dinheiro público destinado a Saúde, Educação ou participa de licitações fraudulentas.Passou pelas mãos do goiano também a relatoria do PLS 40/06, que classifica a corrupção como crime hediondo. O texto prevê que o crime seja punível com cadeia de 10 a 25 anos. Hoje a pena varia de 2 a 12 anos. “Um dos meus sonhos como político é transformar a corrupção em crime hediondo. Digo isto porque este crime é, muitas vezes, mais danoso que o tráfico de drogas, o assassinato, o estupro. Enquanto estes afetam, geralmente, uma só pessoa, a corrupção atrapalha a vida de milhões”, diz Demóstenes. Na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o parlamentar goiano bateu recorde de projetos analisados no último semestre. Foram mais de 900, quando a média era de 200. Além desses títulos, o senador goiano é incluído todos os anos na lista dos maiores líderes do Congresso, eleito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A entidade fiscaliza o desempenho de deputados e senadores e acompanha a conjuntura da política nacional. Pesquisa da Organização Transparência Brasil ainda concluiu que Demóstenes é um dos dez que mais apresentaram projetos importantes para a população. A ONU também selecionou Demóstenes como uma das lideranças mundiais para pensar o Milênio.

Dilma e Lula pedem votos para Pedro Wilson, Iris e Adib em Valparaíso-GO

Lula: “Não quero que Dilma Roussef passe no Senado o sufoco que eu passei. Não quero que ela tenha as pessoas com ódio igual tiveram comigo. Como esse candidato a governador que acabou com a Celg e fez de tudo para impedir o acordo que fizemos para salvar a empresa”.



Durante comício que contou com a presença de mais de 20 mil pessoas na noite desta segunda, 06 de setembro, em Valparaíso-GO, a candidata a Presidenta pela coligação Para o Brasil seguir mudando, Dilma Roussef e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenderam a eleição em Goiás e no Distrito Federal de candidatos aliados de sua futura administração.

Segundo Dilma, eleger Iris governador, Pedro Wilson e Adib Elias senadores e os candidatos a deputado estadual e federal da coligação facilitará as parcerias entre os dois governos estaduais e o governo federal. “Depois do governo do Presidente Lula, o Brasil vem se transformando. Nós somos hoje um povo com auto-estima, confiança e a certeza que a gente tem um rumo, podemos e vamos ser um país desenvolvido. Mas é importante que a gente tenha parceiros, porque senão algumas regiões ficam para trás”.

Dilma considerou um absurdo que a população do entorno não tenha transporte barato e adequado e que na região haja hospitais fechados. Ressaltou que em seu governo, com as parcerias com Goiás e o DF, resolverá esse problemas. “Por isso ali está Agnelo Queiroz e Iris. Goiás e Distrito Federal: é essa parceria que vai permitir conquistar esse futuro melhor”.

Pedro Wilson e Adib

Dilma expressou a importância também da eleição dos senadores Pedro Wilson e Adib Elias em Goiás e Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque, no DF. Ela citou como exemplo a dificuldade que o Presidente Lula teve para aprovar leis que garantam a continuidade de programas fundamentais para as políticas públicas sociais em vigência: a lei que criou o PROUNI, o Bolsa Família, o Luz Para Todos. “Por isso, precisamos eleger o Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque. Os dois tem de ser eleitos senadores. Já em Goiás, o Pedro Wilson e o Adib Elias são os nossos dois senadores. Além deles, lembro que os nossos candidatos a estadual e a federal também são importantes”.

Dilma finalizou o seu discurso de 18 minutos afirmando que a oposição sempre teve medo de que um metalúrgico fosse um excelente governante. “E um metalúrgico fez o melhor governo desse país”. Dilma ressaltou que agora, o novo medo é de que uma mulher possa ser eleita e governar bem. “Agora eu quero falar uma coisa pra vocês: essa mulher aqui vai ser a primeira presidenta do Brasil. E vamos fazer um governo voltado com os olhos não para as coisas materiais, mas para as pessoas. Um governo que quer que o nosso povo continue subindo de vida. Nós, mulheres, nos últimos cem anos da República, criamos, demos carinho, tivemos cuidado com todos os presidentes da República. Agora chegou a nossa hora de ser Presidenta. E nós, mulheres, junto com os nossos companheiros que amam as mulheres do centro-oeste, vamos eleger a primeira mulher presidenta desse país”, concluiu.

O Presidente Lula também foi enfático na defesa da eleição de Dilma Presidenta e de candidatos a governador, senador e deputados que sejam aliados da futura presidenta. Lula foi mais enfático ao pedir voto para os senadores. Numa referência ao senador e candidato do PSDB ao governo de Goiás, Marconi Perillo, o Presidente afirmou que não quer que Dilma Roussef passe no Senado o sufoco que ele passou. “Não quero que ela tenha as pessoas com ódio igual tiveram comigo. Como esse candidato a governador que acabou com a Celg e fizeram de tudo para impedir o acordo que fizemos” para salvar a empresa.

Eles ressaltou que os atuais senadores acabaram com a CPMF, que garantiria mais de R$ 40 bilhões para a saúde. “Foi uma vingança. Tiraram de nós o equivalente a R$ 120 bilhões nos quatro anos de mandato”.

Mesmo com os atuais senadores na oposição, Lula ressaltou o caráter republicano de seu governo. “Nunca o Governo de Goiás recebeu tanto dinheiro nos nossos oito anos de Governo. Tanto no governo de nosso adversário, quanto no governo de Alcides Rodrigues”.

Sobre a eleição presidencial, Lula disse que está na hora de o país escolher no voto a primeira mulher Presidente da República Federativa do Brasil. “O Brasil elegeu um metalúrgico, a África do Sul elegeu um negro, a Bolívia elegeu um índio e eu pensei: será que uma mulher não pode ter tanta ou mais competência para governar do que muitos de nós? Pode e essa mulher é Dilma Roussef”, indicou.

Por fim, enfatizou que Dilma não baixará o nível da campanha. “Nós vamos ganhar as eleições falando a verdade, mostrando o que nós fizemos nesse país. Se eles não tem o que mostrar, nós temos o que mostrar”. Quero que todos levantem as mãos para mostrar que vamos eleger o Iris, o Agnelo, Pedro Wilson e Adib e vamos eleger pela primeira vez na história do país, uma mulher presidenta da República Federativa do Brasil”, concluiu.

Marconi Rebate as críticas de Lula

Nas carreatas da Coligação Goiás Quer Mais que passaram ontem (terça-feira 7) por Palminópolis, Turvânia, Nazário, Avelinópolis, Claudinápolis e Santa Bárbara, no Mato Grosso goiano, lideranças políticas, entre elas do PP e PR, rebateram críticas do presidente Lula ao candidato ao governo do Estado senador Marconi Perillo (PSDB) em comício em Valparaíso, no Entorno de Brasília. Lula, que mais uma vez tentou responsabilizar Marconi pelo endividamento da Celg, mesmo após o resultado da CPI que investigou os responsáveis pelo endividamento da companhia e apontou a venda da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada nos governos do PMDB como o principal fator do problema, afirmou também que Marconi não soube administrar o Estado. O presidente teve suas afirmações classificadas como infelizes, equivocadas e sem fundamento por políticos presentes nas carreatas.


Em Palminópolis, milhares de pessoas aguardavam Marconi descer de helicóptero em um campo da cidade para dar início às carreatas. A primeira-dama, Jeanete Araújo, fundadora da Associação Clube de Mães de Palminópolis, reuniu-se com outras mulheres e entregou a Marconi uma Bíblia. “É um momento importante na vida de Marconi e estamos pedindo a Deus que o abençoe. E também em agradecimento a Marconi porque, quando ele foi governador, nos ajudou a terminar a nossa sede do Clube de Mães”, disse. O prefeito, João Foguete (PSDB), foi o primeiro a rebater as críticas do presidente. “Lula faltou com a verdade. Todos nós sabemos que o que quebrou a Celg foi a venda de Cachoeira Dourada. Inclusive já foi provado em CPI. Ele não sabe nada da realidade de Goiás”, disse. O prefeito disse ainda que Marconi tem praticamente o voto de toda a cidade. “Palminópolis é grata por tudo o que Marconi já fez por nós e a cada dia, em reconhecimento, mostra que quer trabalhar por Marconi. Hoje ele tem o voto de praticamente toda a cidade”, declarou.

A presidente do PR de Palminópolis, Islene de Lima, disse que, ao contrário das afirmações de Lula, Marconi foi um dos melhores governadores que Goiás já teve. “São denúncias incabíveis. Sabemos que Marconi foi um governador muito honesto. As afirmações de Lula são equivocadas, ele precisa conhecer a história de Goiás para saber quem quebrou a Celg”, disse.

O ex-prefeito de Palminópolis Erisval Vicente Santana (PP) lembrou que, com Marconi, Goiás se desenvolveu no plano nacional, inclusive tendo muitos de seus programas sociais copiados pelo próprio presidente. “Lula está equivocado, Goiás desenvolveu-se muito com Marconi em todas as áreas, e até a nível federal tem hoje uma posição considerável. Sobre a Celg, sabemos que a dívida é conseqüência da venda de Cachoeira Dourada”, reforçou. Erisval explicou ainda o carinho dos moradores de Palminópolis por Marconi. “Consideramos Marconi um filho de Palminópolis. E pelo carinho que ele sempre teve por Palminópolis, os moradores retribuem sempre esse carinho nas eleições. Nós sabemos que ele é o melhor para Goiás”, frisou.

O prefeito de Guapó, Divino Eterno Arruda (PP), presente na carreata, afirmou que o povo de Goiás não é bobo e sabe o que Marconi fez pelo Estado. “O povo de Goiás não é bobo e sabe que Marconi fez uma administração muito qualificada, sabe também que os governos do PMDB é que quebraram a Celg”, declarou. Sobre o apoio de Guapó a Marconi, completou: “Estamos entusiasmados e muito satisfeitos com a campanha em Guapó.”

Em Turvânia, o prefeito José Rodrigues (DEM) liderava uma cidade repleta de moradores à espera de Marconi. “Marconi está disparado na nossa cidade”, disse. O prefeito de Avelinópolis, Agmon Leite (PSB), disse que a resposta ao presidente Lula é dada pelo resultado das pesquisas. “Avelinópolis é Marconi, e nós estamos ajudando o senador a vencer no primeiro turno. A resposta ao presidente Lula é dada em todas as pesquisas e mostram Marconi à frente de todos os candidatos, inclusive com grandes chances de vencer no primeiro turno”, disse. O ex-prefeito Adelir Gomes (PP) comparou as carreatas de Marconi às do adversário Iris Rezende. “Marconi me ajudou muito logo que assumi o mandato de prefeito e, por meio da ajuda dele, construí 150 casas na cidade e asfaltei tudo. A força dele é só nós observarmos as carreatas do adversário Iris Rezende. Quando ele esteve aqui, sua carreata tinha meia dúzia de carros”, disse. Em Santa Bárbara, um grupo de jovens carregava balões azuis e brancos em homenagem a Marconi.



Amnésia



O deputado estadual candidato à reeleição Honor Cruvinel (PSDB), presente nas carreatas, disse que o presidente Lula sofre de amnésia por não se lembrar que a venda da Usina de Cachoeira Dourada foi o principal motivo que levou ao endividamento da empresa. Honor disse ainda que Lula também faz questão de não se lembrar que prometeu, em visitas a Goiás, resolver o problema da Celg em um mês.

“Lula está sofrendo de amnésia. Foi criada uma CPI e ficou muito claro que quem quebrou a Celg foi Iris Rezende. Não me importa que ele seja amigo de Iris, pois quem realmente foi o coveiro da Celg foi Iris. E depois disso outras CPIs vieram. Agora, Lula também sofre de amnésia quando vem a Goiás mais de três vezes e afirma que em trinta dias resolveria o problema da Celg. Acho que ele está sem memória nenhuma. Ele deveria ser sério com o povo de Goiás e cumprir os compromissos que fez em praça pública espontaneamente”, afirmou.





Goianira





Em reunião na segunda-feira (6) com lideranças políticas e moradores de Goianira, o candidato ao governo do Estado pela Coligação Goiás Quer Mais, senador Marconi Perillo (PSDB) ouviu do prefeito Carlão (PSDB) que Goianira já é 80% Marconi. O prefeito disse ainda que todos os vereadores e o vice-prefeito estão ao lado de Marconi. “Goianira está de braços abertos para receber o senhor de volta ao governo do Estado. A Câmara já está fechada com Marconi, os nove vereadores, o vice-prefeito e ainda 90% da população. Goianira já chegou a conclusão que Marconi é melhor para Goianira, é melhor para Goiás e é melhor para o Brasil”, afirmou.

Marconi lembrou os benefícios que levou para a cidade em seus governos, como o pólo calçadista, construção da rodovia que liga Goiânia a Goianira, Estação de Tratamento de Esgoto e pavimentação asfáltica, além de levar todos os programas sociais criados em seus governos. “Tive a oportunidade de construir e inaugurar a rodovia ligando Goiânia a Goianira. Talvez essa, a Estação de Tratamento de Esgoto e o pólo calçadista tenham sido as obras mais importantes. A rodovia trouxe mais conforto a quem precisa ir e voltar de Goiânia todos os dias”, disse.

Marconi disse que, sendo eleito, levará novamente todos os programas sociais para o município. O governadoriável afirmou que caso a rodovia que ligará Goianira a Inhumas não fique pronta agora, sendo eleito, irá concluir a obra. Ele citou ainda a necessidade de gerar mais empregos e construir uma escola tecnológica para dar aos jovens oportunidades de emprego mais cedo.

“A rodovia ligando Goianira até Inhumas é uma luta histórica de Balestra (Roberto, deputado federal). Se ela não ficar pronta este ano, eleito governador terminaremos ano que vem. Vamos buscar emenda do Ministério do Turismo e vamos estender a rodovia de Inhumas ate Goiás, que é uma cidade histórica. Sei que aqui precisa de mais empregos e indústrias. Trouxemos o pólo calçadista para cá e vamos trazer mais indústrias. A providencia que vamos tomar será trazer um colégio tecnológico profissionalizante. Transformar as escolas estaduais em escolas de tempo integral é um compromisso nosso”, disse. Estiveram presentes o deputado federal Roberto Balestra (PP) e o prefeito de Luziânia, Célio Silveira (PSDB).