Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Demóstenes é escolhido o político que mais combate a corrupção no Brasil

Demóstenes é escolhido o político que mais combate a corrupção no Brasil


Votação direta dos jornalistas considerou 81 senadores e 513 deputados federais. Senador também foi eleito como defensor da democracia

O senador Demóstenes Torres (DEM) foi escolhido como o político que mais combate a corrupção no Brasil. O prêmio, concedido anualmente pelo site jornalístico Congresso em Foco, considerou a votação de 183 jornalistas de 34 veículos que cobrem o Senado e a Câmara. Participaram da seleção repórteres, editores e diretores de sucursais de emissoras como a TV Globo, o SBT, TV Bandeirantes, Rede Record, jornais como a Folha de São Paulo, Estadão, Correio Braziliense, O Globo, rádios de abrangência nacional e revistas como a Veja, Época, Isto É,Carta Capital e os principais portais de notícias da internet, como o UOL, Terra, G1 e Último Segundo. A votação direta dos profissionais da comunicação foi fiscalizada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A urna que recebeu as cédulas foi mantida sob vigilância 24 horas por dia. Não era permitida a participação de assessores de imprensa e funcionários de gabinetes. O senador Demóstenes Torres também foi escolhido pelo site Congresso em Foco como o quarto na defesa da democracia brasileira, ao lado de nomes como o senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul e do senador paulista Eduardo Suplicy (PT). Demóstenes foi o único goiano na lista de parlamentares, dominada por representantes do Sul e do Sudeste e ainda foi apontado, no último sábado, como o segundo melhor senador do Brasil. “Fico muito feliz com a menção positiva dos jornalistas, que muitas vezes são críticos severos ao trabalho dos parlamentares. Considero isso um salário moral. Fomos eleitos para trabalhar e, graças a Deus, estamos conseguindo”, afirmou Demóstenes.









Bi campeão









No ano passado, o senador Demóstenes Torres já havia sido premiado como o político que mais combate a corrupção no Brasil. O sucesso do goiano entre os jornalistas se deve, principalmente, à sua forte atuação parlamentar. São mais de 100 propostas elaboradas, entre elas, algumas de grande apelo popular, como o pacote anticorrupção, a Reforma da Tranquilidade e a Escola em Tempo Integral. O número de propostas ultrapassa mil, tornando Demóstenes o maior relator da história do Senado. Destas, 52 se transformaram em Lei, como a Ficha Limpa que diminui a corrupção ao impedir a candidatura de condenados pela Justiça, o Estatuto do Idoso, que garante os direitos daquele que já passaram dos 60 anos e verdadeiros pacotes contra a criminalidade que vão ajudar a diminuir o tráfico de drogas e os crimes hediondos. Com a experiência acumulada na carreira de Procurador de Justiça, Demóstenes conseguiu aprovar no Senado legislações importantes em praticamente todas as áreas. Para impedir a devastação do Cerrado, Demóstenes criou uma emenda à Constituição que transforma a maior savana do mundo em Patrimônio Nacional. Para reduzir o tráfico de drogas e diminuir o número de crimes cometidos por reincidentes, o senador Demóstenes conseguiu articular com os congressistas a aprovação do monitoramento eletrônico. A partir desta lei, condenados por crimes hediondos em regime semi-aberto terão que usar pulseiras com GPS para indicar a localização exata para a Justiça. Demóstenes ainda relatou projeto que aumenta a pena para quem desvia dinheiro público destinado a Saúde, Educação ou participa de licitações fraudulentas.Passou pelas mãos do goiano também a relatoria do PLS 40/06, que classifica a corrupção como crime hediondo. O texto prevê que o crime seja punível com cadeia de 10 a 25 anos. Hoje a pena varia de 2 a 12 anos. “Um dos meus sonhos como político é transformar a corrupção em crime hediondo. Digo isto porque este crime é, muitas vezes, mais danoso que o tráfico de drogas, o assassinato, o estupro. Enquanto estes afetam, geralmente, uma só pessoa, a corrupção atrapalha a vida de milhões”, diz Demóstenes. Na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o parlamentar goiano bateu recorde de projetos analisados no último semestre. Foram mais de 900, quando a média era de 200. Além desses títulos, o senador goiano é incluído todos os anos na lista dos maiores líderes do Congresso, eleito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A entidade fiscaliza o desempenho de deputados e senadores e acompanha a conjuntura da política nacional. Pesquisa da Organização Transparência Brasil ainda concluiu que Demóstenes é um dos dez que mais apresentaram projetos importantes para a população. A ONU também selecionou Demóstenes como uma das lideranças mundiais para pensar o Milênio.