Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de julho de 2010

Marconi visita Tribunais

Acompanhado do candidato a vice-governador da Coligação Goiás quer Mais, José Eliton, e dos senadores, Lúcia Vânia e Demóstenes Torres, candidatos à reeleição, o senador Marconi Perillo (PSDB), candidato a governador pela coligação Goiás Quer Mais, visitou ontem à tarde os presidentes dos Tribunais de Justiça, do Trabalho, Eleitoral, de Contas dos Municípios e do Estado e o advogado Felicíssimo de Sena. As visitas foram de cortesia.

Marconi quer desenvolvimento

O candidato da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo, foi o único a apresentar propostas consistentes e fundamentadas visando o desenvolvimento ambiental sustentável. E fez isso porque o desenvolvimento com sustentabilidade foi característica dos governos dele, de 1999 a março de 2006, com um trabalho sistemático em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida da população goiana, a começar pela construção de 45 estações de tratamento de esgoto em cidades, inclusive a de Goiânia, lembra o deputado Daniel Goulart, da coordenação da campanha e presidente regional do PSDB.

Uma das primeiras medidas de destaque do primeiro governo, em 1999, lembra Goulart, foi a criação da Agência Ambiental, que passou a trabalhar em consonância com a Secretaria do Meio Ambiente. “Em Goiás - afirma o candidato Marconi Perillo - naqueles sete anos, o Governo do Estado passou a dar uma forte contribuição para a harmonização entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Com o mesmo empenho com que trabalhamos em setores como a educação ou a saúde, buscamos proteger a natureza e garantir o equilíbrio ecológico através de medidas estruturais, pontuais e de conscientização.”

Segundo Marconi, houve um considerável avanço no processo de desenvolvimento do Estado, conforme atestam todos os índices estatísticos que aquilatam esses avanços, sem comprometer o meio ambiente em qualquer ponto de Goiás. Na sua opinião, não se buscou o progresso a qualquer custo,e é assim que fará novamente caso seja eleito governador.

Marconi Perillo criou e implantou um conjunto de programas para resguardar a biodiversidade, incluindo obras físicas como 45 Estações de Tratamento de Esgoto e ações como a criação de grandes unidades territoriais de conservação, elevando a área protegida de 1,3% do total do Estado para 5%, cobrindo hoje mais de 1,6 milhão de hectares. Esse, de acordo com Marconi, é um dos pontos marcantes do seu programa de governo.

Para ele, no seu governo Goiás colocou um ponto final na devastação da natureza, mas sem afetar o crescimento sustentável da sua economia. “Posso assegurar a todos que esta linha não será interrompida: o meio ambiente, em Goiás, estará mais protegido do que nunca”, garante Marconi.

Marconi Perillo diz ainda que, no período dos governos dele, procurou-se desenvolver políticas de fortalecimento da defesa dos biomas e dos ecossistemas, através de políticas públicas implementadas pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Agência Ambiental. Dentre as medidas tomadas estava a elaboração do Plano Estratégico de Meio Ambiente, que incluiu uma série de ações para o fortalecimento das políticas públicas ambientais. Entre elas, a extensão da preocupação com o meio ambiente na definição de políticas de todos os setores de produção e comércio.

Marconi assinala que assinou o Pacto Ambiental entre o governo do Estado e o setor produtivo, primeiro programa do gênero no Brasil, construído com base em discussões entre a Agência Ambiental, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Rural, juntamente com o Ministério Público, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás, a Associação de Engenheiros Florestais, a Federação da Agricultura e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás. Suas ações obedeceram cronograma definido para alinhar procedimentos e propor soluções pragmáticas visando eliminar os pontos críticos que dificultavam o cumprimento da política ambiental em Goiás.

Nessa época, o governo estabeleceu uma relação de parceria entre o setor público, os ambientalistas e os produtores, tendo em vista a convergência de esforços e a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável. Entre as principais ações no pacto estavam a desburocratização dos processos, por meio da informatização, e o treinamento dos técnicos, além de outras medidas.

“Vivemos uma época em que a consciência da defesa do meio ambiente está aumentando, quando a humanidade finalmente desperta para a importância da preservação dos recursos naturais e do dever de recuperação de tudo aquilo que a inconsciência do homem agrediu no passado ou continua irracionalmente depredando”, diz Marconi, acrescentando que este é o perfil que norteia agora também seu plano para desenvolver em Goiás caso chegue novamente ao governo.

Segunda carreata reúne 2,5 mil veículos

 segundo dia de carreatas do PSDB, DEM e mais nove partidos aliados que compõem a coligação Goiás Quer Mais deu ontem (domingo 11) continuidade às visitas que se iniciaram sábado na região da Estrada de Ferro, com a presença dos candidatos da chapa majoritária, candidatos a deputado federal e estadual, prefeitos, vereadores, presidentes de partido e militantes. A carreata teve início na cidade de Bela Vista de Goiás, e seguiu por Cristianópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmelo, Pires do Rio para se encerrar em Urutaí.

Como na primeira carreata desta campanha, o candidato ao governo Marconi Perillo (PSDB) reafirmou seu compromisso com o meio ambiente, afirmando que irá promover o plantio de árvores em cada município por onde as carreatas passarem. “É um compromisso nosso a reposição de árvores para compensar o carbono produzido pelos veículos durante as carreatas. É uma reposição, devido à poluição causada pela liberação de gás carbônico. Vamos plantar árvores em todas as cidades por onde passarmos”, afirmou. Dessa forma, em cada cidade Marconi e os candidatos da coligação plantavam árvores para compensar a poluição emitida pelos veículos, e para assegurar que se cumpra um dos compromisso do senador: respeito ao meio ambiente.

Em agradecimento às obras feitas durante seus dois governos e às parcerias com as prefeituras e câmaras municipais, moradores saiam às ruas para saudar os membros da coligação e mostrar apoio em forma de gestos que não cessavam enquanto passava o todo o comboio. Pessoas empunhavam bandeiras e vestiam até camisetas de eleições passadas, com fotos de Marconi. Para firmarem a devoção, beijavam as bandeiras e entoavam o jingle da campanha vitoriosa de 1998, “Tempo Novo”. Em Cristianópolis, na porta do Hospital Municipal, funcionários saudavam Marconi em consideração ao respeito que o candidato sempre teve com o funcionalismo público.

A carreata contou com a participação de aproximadamente 2,5 mil veículos, dividindo-se em caminhões, camionetes, carros, motocicletas e até bicicletas. Nas rodovias, entre um município e outro, o candidato aproveitava para cumprimentar pessoas que passavam pela zona rural paravam para saudar o senador.



Piracanjuba

Na noite de sábado (10), após passar o dia em carreatas, Marconi foi a Piracanjuba para participar de uma missa de entrega de Folia de Reis, na Fazenda Bucaina, a convite dos festeiros, senhora Idalina Vicente da Cunha e seu filho Vicente Ferreira. A missa contou com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas. O governadoriável cumprimentou a todos os presentes e posou para fotos. “Eu sempre digo que o povo que não tem memória não tem história. A folia é uma das manifestações folclóricas mais importantes para os goianos e para os brasileiros. Nossa história foi construída a partir de manifestações culturais e religiosas como essa, e eu acredito que é preciso regar esse tipo de manifestação com apoio, carinho, e participação. Quando vejo o arco que caracteriza a Folia de Reis percebo o quanto é importante manter essa tradição. Venho aqui para demonstrar a minha fé e o meu compromisso com a história e com a memória”, disse Marconi.

A festeira, Dona Idalina, agradeceu a presença do candidato, caracaterizando-a como um “gesto humilde”, e garantiu o apoio de sua família a Marconi. “Fico muito feliz e agradecida por ele ter vindo prestigiar essa festa de pessoas tão humildes. O nosso voto já é de Marconi, porque sabemos que ele é o melhor nome para Goiás”, disse.

Primeira carreata de Marconi atrai até prefeito do PT

A campanha da Coligação Goiás quer Mais, que reúne PSDB, DEM e outros 10 partidos, deu ontem (sábado 10) a largada para as carreatas que serão realizadas em todos os municípios do Estado. O comboio, com mais de sete quilômetros de carros, partiu às 8h da Vila Pedroso, na Capital, e percorreu um município da grande Goiânia e outros seis da região da Estrada de Ferro.

Depois de passar e ser recebida com entusiasmo por bairros de Senador Canedo, a extensa fila de carros seguiu para Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Vianópolis, Orizona e São Miguel do Passa Quatro. Pelas ruas das cidades, Marconi, sob aplausos, dividia espaço em carro aberto com os demais componentes da chapa majoritária e candidatos a deputado federal e estadual, além das principais lideranças de cada município.

Em São Miguel do Passa Quatro, Marconi Perillo foi recebido por uma comitiva organizada pelo prefeito recém-empossado Genivaldo Vicente da Costa. Genivaldo, que é do PT, colocou seus dois carros particulares e uma moto na carreata e convidou todos os funcionários públicos do município para participar. Ao ajudar o senador Marconi Perillo a plantar uma muda de ipê amarelo na entrada da cidade, o prefeito comentou que 80% dos filiados de seu partido no município tendem a apoiar Marconi, e embora não tenha admitido a existência de um acordo para formalizar esse apoio, disse que as conversas estão bem encaminhadas.

A novidade da carreata, que vai monopolizar a campanha na atual eleição em relação às realizadas nos pleitos passados, foi a iniciativa de Marconi de incentivar a preservação da flora goiana durante sua passagem pelas cidades. Em cada local visitado, o candidato ao governo interrompia a carreata para plantar uma muda de ipê.

O gesto deverá ser repetido pelos líderes políticos das cidades visitadas. A coordenação da campanha distribuiu milhares de mudas. O plantio será rotineiro durante as próximas carreatas da coligação.

Pelos cálculos da Polícia Militar, a primeira carreata de Marconi na atual campanha foi acompanhada por cerca de dois mil veículos e aproximadamente oito mil pessoas.

Investimentos

O carinho com que Marconi e comitiva foram recebidos pela população dos municípios onde passou em carreata durante o dia de ontem, representa o reconhecimento das comunidades aos grandes investimentos realizados pelo ex-governador no período de janeiro de 1999 a março de 2006 nas sete cidades visitadas.

No período, os governos de Marconi investiram apenas nesses sete municípios um montante superior a R$ 900 milhões. Os recursos foram aplicados em obras físicas, investimentos na aquisição de veículos para os órgãos públicos e em obras sociais. Somam-se a eles as liberações mensais para o atendimento aos vários programas sociais implantados nas gestões de Marconi.