Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de julho de 2010

Marconi quer desenvolvimento

O candidato da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo, foi o único a apresentar propostas consistentes e fundamentadas visando o desenvolvimento ambiental sustentável. E fez isso porque o desenvolvimento com sustentabilidade foi característica dos governos dele, de 1999 a março de 2006, com um trabalho sistemático em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida da população goiana, a começar pela construção de 45 estações de tratamento de esgoto em cidades, inclusive a de Goiânia, lembra o deputado Daniel Goulart, da coordenação da campanha e presidente regional do PSDB.

Uma das primeiras medidas de destaque do primeiro governo, em 1999, lembra Goulart, foi a criação da Agência Ambiental, que passou a trabalhar em consonância com a Secretaria do Meio Ambiente. “Em Goiás - afirma o candidato Marconi Perillo - naqueles sete anos, o Governo do Estado passou a dar uma forte contribuição para a harmonização entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Com o mesmo empenho com que trabalhamos em setores como a educação ou a saúde, buscamos proteger a natureza e garantir o equilíbrio ecológico através de medidas estruturais, pontuais e de conscientização.”

Segundo Marconi, houve um considerável avanço no processo de desenvolvimento do Estado, conforme atestam todos os índices estatísticos que aquilatam esses avanços, sem comprometer o meio ambiente em qualquer ponto de Goiás. Na sua opinião, não se buscou o progresso a qualquer custo,e é assim que fará novamente caso seja eleito governador.

Marconi Perillo criou e implantou um conjunto de programas para resguardar a biodiversidade, incluindo obras físicas como 45 Estações de Tratamento de Esgoto e ações como a criação de grandes unidades territoriais de conservação, elevando a área protegida de 1,3% do total do Estado para 5%, cobrindo hoje mais de 1,6 milhão de hectares. Esse, de acordo com Marconi, é um dos pontos marcantes do seu programa de governo.

Para ele, no seu governo Goiás colocou um ponto final na devastação da natureza, mas sem afetar o crescimento sustentável da sua economia. “Posso assegurar a todos que esta linha não será interrompida: o meio ambiente, em Goiás, estará mais protegido do que nunca”, garante Marconi.

Marconi Perillo diz ainda que, no período dos governos dele, procurou-se desenvolver políticas de fortalecimento da defesa dos biomas e dos ecossistemas, através de políticas públicas implementadas pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Agência Ambiental. Dentre as medidas tomadas estava a elaboração do Plano Estratégico de Meio Ambiente, que incluiu uma série de ações para o fortalecimento das políticas públicas ambientais. Entre elas, a extensão da preocupação com o meio ambiente na definição de políticas de todos os setores de produção e comércio.

Marconi assinala que assinou o Pacto Ambiental entre o governo do Estado e o setor produtivo, primeiro programa do gênero no Brasil, construído com base em discussões entre a Agência Ambiental, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Rural, juntamente com o Ministério Público, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás, a Associação de Engenheiros Florestais, a Federação da Agricultura e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás. Suas ações obedeceram cronograma definido para alinhar procedimentos e propor soluções pragmáticas visando eliminar os pontos críticos que dificultavam o cumprimento da política ambiental em Goiás.

Nessa época, o governo estabeleceu uma relação de parceria entre o setor público, os ambientalistas e os produtores, tendo em vista a convergência de esforços e a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável. Entre as principais ações no pacto estavam a desburocratização dos processos, por meio da informatização, e o treinamento dos técnicos, além de outras medidas.

“Vivemos uma época em que a consciência da defesa do meio ambiente está aumentando, quando a humanidade finalmente desperta para a importância da preservação dos recursos naturais e do dever de recuperação de tudo aquilo que a inconsciência do homem agrediu no passado ou continua irracionalmente depredando”, diz Marconi, acrescentando que este é o perfil que norteia agora também seu plano para desenvolver em Goiás caso chegue novamente ao governo.