Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Caravana de Marconi leva brilho e alegria ao Araguaia





A campanha da Coligação Goiás quer Mais, que tem levado alegria e confiança de vitória aos municípios com suas carreatas e passeatas lideradas por Marconi Perillo e os demais candidatos da chapa majoritária, deixou sua marca nesta sexta-feira (23) em mais de 50 quilômetros do Rio Araguaia, no município de Aruanã. Pelo menos 30 embarcações, entre canoas e lanchas, ostentando bandeiras e faixas com o nome de Marconi percorreram os acampamentos que embelezam a temporada de férias do Araguaia no perímetro fluvial de Aruanã.

À frente e na mesma embarcação, estavam Marconi, o candidato a vice José Eliton, os candidatos ao Senado Lúcia Vânia e Demóstenes Torres e o prefeito de Aruanã, Hermano Carvalho (PSDB). A tradicional visita que o candidato da coligação faz aos acampamentos do Araguaia repetiu-se neste ano de 11h às 15 h.

No período, Marconi levou seu abraço e recebeu o carinho de centenas de pessoas nos acampamentos da Caixa Econômica Federal, Asbeg, SindGoiânia, do Sol e do Rui da Planalto. Em todos foi recebido com emoção pelos freqüentadores. Posou para fotos, fez rápidos pronunciamentos e até aceitou formar dupla sertaneja para interpretar canções de raiz na barraca do SindGoiânia.

No acampamento da Caixa Econômica Federal, primeiro a ser visitado, Marconi apresentou-se descontraído, sem sapatos e calça levantada até o joelho. Em local previamente demarcado, o candidato colocou no rio mais de dois mil alevinos de matrinchã, peixe típico do rio Araguaia. Depois, aceitou se submeter a dois exames – de glicemia e de pressão arterial – sugeridos por uma equipe de profissionais instalada no local. Apesar do sol forte e da caminhada pelas praias, a pressão do senador cravou 12 por 8. A glicemina também foi considerada normal.

No acampamento da Asbeg, segunda parada do passeio ecológico, o candidato foi recebido pelo diretor administrativo da associação, Henderson Rodrigues. Ao microfone ouviu do dirigente que “toda a diretoria da Asbeg apóia Marconi porque ele é garantia de mais desenvolvimento para Goiás. Estamos unidos para trabalhar com afinco para que Marconi vença no primeiro turno.”

A mesma receptividade cercada de carinho e apoio repetiu-se na visita que Marconi e comitiva fizeram ao acampamento do SindGoiânia. O presidente do sindicato, Mauro Zica, disse ao microfone que “os servidores da Prefeitura de Goiânia o apóiam porque o senhor tem um histórico de respeito a todos os funcionários públicos”. Marconi fez breve discurso quando lembrou de suas ações como governador em benefício dos servidores estaduais e aproveitou para elogiar o SindGoiânia, “um sindicato que valoriza sua luta sem entreguismo e sem peleguismo”.

No tradicional acampamento de Tia Tó, alguns quilômetros abaixo de Aruanã, Marconi foi recebido com uma grande faixa estendida entre duas traves na frente do ranchão. “Somos mais Marconi”, anunciava mostrando a disposição dos freqüentadores em apoiar a candidatura da coligação Goiás Quer Mais.

Marconi percorreu todo o acampamento ao lado de Tia Tó. “É emocionante receber apoio desta forma, praticamente unânime. Fico feliz e ainda mais confiante de que nossa trajetória será vitoriosa”, comentou. Antes de deixar o rio, Marconi fez uma visita ao acampamento do Rui e do Beto da Planalto.



Festival de Música

Depois de percorrer ruas e avenidas de Aruanã, durante extensa carreata com cerca de 500 veículos realizada na manhã desta sexta-feira (23), o candidato da Coligação Goiás quer Mais, Marconi Perillo, fez um pronunciamento público em frente à Praça Couto Magalhães para centenas de pessoas, a grande maioria turistas que freqüentam a cidade por ocasião da temporada do Araguaia.

A eles e ao prefeito Hermano Carvalho (PSDB), Marconi deu boas notícias. A primeira que, se eleito, vai instituir no calendário turístico de Goiás o Festival de Músicas de Aruanã, nos moldes dos que são realizados em Pirenópolis e Porangatu, também criados em seus governos.

Bastante aplaudido pela idéia, Marconi explicou que o festival será realizado durante todo o período de temporada com final prevista para setembro. Dele poderão participar músicos de todas as tendências musicais. “Será democrático e vai ser criado para ser mais um sucesso de crítica e público em todo o Brasil”, garantiu.

Marconi também comprometeu-se a construir um Centro de Convenções em Aruanã. “Queremos que a cidade seja atrativa para o turismo durante o ano todo, e não apenas durante a temporada do Araguaia. Vamos fazer essa obra em parceria com o prefeito Hermano. Já discutimos o assunto e estamos compromissados com isso”, reiterou.

Marconi foi lembrado por ter defendido a eleição do prefeito Hermano em seus dois mandatos. Hoje, o prefeito, que tem mais de 80% de aprovação entre a população, é considerado o melhor cabo eleitor de Aruanã na campanha de Marconi, cidade que, segundo o prefeito, vai dar ao candidato do PSDB a maior votação proporcional entre as cidades goianas.

Antes de embarcar para as visitas que realizou a acampamentos construídos ao longo do rio Araguaia, Marconi repetiu o gesto de plantar mudas de ipê amarelo. Foram plantadas 10 mudas na Praça Couto Magalhães, às margens do Rio Araguaia.

Ministério Público requereu a Interdição da ITAMBÉ

A promotora de Justiça Marta Moriya Loyola expediu hoje (9/7) recomendação à Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para que, em caráter de urgência, seja feita a interdição da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da indústria Itambé. O pedido de interdição estende-se até que a empresa sane as irregularidades atestadas pelos peritos ambientais do Ministério Público, de modo a não mais causar poluição.




Em vistoria realizada nesta quarta-feira (7/7), foi constatada a existência de um lançamento clandestino de efluentes in natura no rio Meia Ponte, vindo da empresa. Segundo apontado no relatório, “a tubulação está localizada às margens do Rio Meia Ponte, mais especificamente sob uma placa de concreto que, aparentemente, tem a função de ocultar o lançamento”. Durante a inspeção de campo, verificou-se que os efluentes advindos desse tubo tinham coloração esbranquiçada e odor característico de “leite estragado”.



É acrescentado ainda no laudo que “ao se percorrer as imediações do lançamento, foi localizada, dentro da área de preservação permanente do rio (próximo às dependências da Itambé), uma caixa de passagem a cerca de 15 metros da tubulação. Esta estrutura estava sem tampa e em seu interior havia uma vazão contínua de um efluente também esbranquiçado”.



Os empregados da empresa que acompanharam a vistoria declararam desconhecer o lançamento clandestino encontrado pelos peritos ambientais. Ao serem conduzidos até o local, afirmaram que iriam tomar providências imediatas no sentido de rastrear a rede e, posteriormente, eliminar o lançamento.



A promotora Marta Moriya também enviou ofício à Delegacia Estadual do Meio Ambiente requisitando a instauração de procedimento investigatório criminal, a fim de apurar a prática de delitos tipificados na Lei de Crimes Ambientais.

Reincidência

No ano passado, o Ministério Público requereu a interdição da indústria por irregularidades na ETE de laticínios, que culminou com a assinatura, em janeiro deste ano, de um termo de ajuste de conduta visando à adequação da indústria à legislação ambiental. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social - Fotos: Perícia Ambiental do MP)

Presidente do TSE diz que impugnações por "ficha suja" não são expressivas

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, disse hoje, em Manaus (AM), que não é expressivo o número de impugnações de candidaturas no país por causa da Lei da Ficha Limpa. Mais de 20 mil candidatos concorrem nas eleições deste ano e ao menos 3.000 tiveram problemas na Justiça Eleitoral.



"Não há surpresa nenhuma. No momento em que a lei foi publicada, todos os candidatos têm muita clareza dos documentos que devem ser apresentados à Justiça Eleitoral. O grande número de impugnações deve sim, realmente, à falta de apresentação de alguns documentos. Outras impugnações se devem, sem dúvida nenhuma, à nova Lei da Ficha Limpa, mas não é um número absolutamente expressivo", disse.



Quanto aos oito candidatos à Presidência que deixaram de apresentar documentos nos registros das candidaturas, o ministro afirmou que deu um prazo de 72 horas para a regularização. Com exceção de Marina Silva (PV), todos os presidenciáveis têm pendências. "Dei 72 horas para que eles completassem os documentos. São documentos de natureza secundária", disse.



Lewandowski foi ao Amazonas para fazer um teste de votação em local de difícil acesso. Na chegada à sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), ele foi recebido por servidores que participaram de uma greve por reposição salarial de 30%. Ele disse que não há previsão orçamentária para que o aumento seja dado neste ano.



Também descartou a possibilidade de paralisação dos servidores durante as eleições, como promete a categoria, e fez um apelo aos funcionários. "Não deixem de fazer esforços para que nós possamos levar essas eleições a bom termo. Não deixem a peteca cair."



Amanhã, o presidente do TSE viajará pelo rio Negro em uma embarcação da Marinha. Em uma escola flutuante no município de Iranduba, o ministro faz um teste de transmissão de dados via satélite para a eleição de 2010.



Segundo ele, a nova tecnologia de apuração dos votos será tão rápida como a da eleição de 2008. O resultado saiu em oito horas. "Queremos manter esse mesmo tempo ou melhoramos, temos cerca de 136 milhões de eleitores num país que é um verdadeiro continente. Nós temos a convicção que nós apuraremos as eleições no mesmo dia", disse o ministro.

Maníaco do Novo Gama confessa mais um homicídio; polícia diz que vai agir com cautela

Adaylton Nascimento Neiva, 31, conhecido como o Maníaco do Novo Gama, confessou nesta quinta-feira (22) à Polícia Civil de Goiânia que teria estuprado e matado mais uma jovem no ano passado, em Santa Maria, cidade do Distrito Federal. Este seria o nono homicídio cometido por dele, além das três mulheres que teria estuprado.

Ontem, Neiva revelou que teria matado mais quatro mulheres, além de Evanilde Ribeiro, 41, e da adolescente Alessandra Alves Rodrigues, 14, mortas no ano passado. Em 2000, Neiva foi preso acusado de ter matado a mulher grávida e a enteada de cinco anos.

Nesta quinta-feira, uma equipe de cinco policiais civis e seis bombeiros realizou buscas durante cerca de sete horas na região próxima ao córrego Crispim, que deságua no rio Corumbá, na região do Novo Gama (GO), onde estariam duas mulheres mortas por Neiva.



Os oficiais mergulharam no córrego e utilizaram cães farejadores, mas não encontraram nenhum vestígio das vítimas. A poluição no local prejudicou o trabalho de varredura.



“Foi encerrada a ação por lá. O rio estava muito alto [na época da morte – dezembro] e deve ter levado o corpo. Agora só vai ser a análise de depoimentos”, disse o delegado-chefe do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) do Novo Gama, Fabiano Medeiros.



Segundo Medeiros, Neiva não disse o nome das últimas vítimas, apenas as descreveu. No entanto, a polícia diz que vai agir com cautela em relação às declarações do detento, que, segundo o delegado, apresenta “surtos de memória”. Neiva contou à polícia que era abusado sexualmente pela irmã e que a mãe já teria tentado matá-lo.



A Polícia do Distrito Federal só deve começar as buscas das outras vítimas na próxima semana.



Entenda o caso

O Maníaco do Novo Gama já foi preso duas vezes: a primeira em 2000, acusado de ter matado a mulher grávida e a enteada de cinco anos e enterrado ambas no quintal de casa. Ele conseguiu a liberdade por ter vencido o prazo do seu julgamento.



Em 2002, Neiva foi preso e condenado pelo estupro de três mulheres. Na época, ele foi beneficiado pelo sistema de progressão de regime e passou a cumprir a pena em regime semiaberto. Em 27 de outubro de 2009, ele fugiu. Se condenado pelos crimes, o Maníaco do Novo Gama pode pegar mais de 40 anos de prisão