Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Formatura no curso de Direito pelas Faculdades Alves Faria (ALFA), de Marconi Perillo

Em sua formatura no curso de Direito pelas Faculdades Alves Faria (ALFA), o candidato à sucessão estadual Marconi Perillo (PSDB), orador da turma, emocionado, lembrou de quando iniciou sua vida acadêmica e teve de interrompê-la para poder se dedicar por inteiro à vida pública. Dirigindo-se aos colegas bacharéis, agradeceu a eles por terem-no escolhido para ser orador da turma, e afirmando que todos acabavam de alcançar um sonho, lembrou que ele almejava a realização desse momento há trinta anos. “Para mim, aliás, é um sonho de trinta anos, sonho de um menino do interior, uma vitória desenhada no pátio da Escola Paroquial de Palmeiras de Goiás”, rememorou. O senador aludiu a médica pediatra Zilda Arns, homenageada pela turma. “Busco inspiração em Zilda Arns, nossa saudosa homenageada, a nos ensinar sempre que a Paz é uma conquista coletiva”.


No seu discurso, Marconi escolheu ensinamentos de grandes personagens e líderes da história de Goiás e do mundo. O governadoriável começou pela poetisa Cora Coralina para explicar o momento sublime que os formandos alcançaram. “Somos, parafraseando Cora Coralina, como aqueles aprendizes que fizeram a escalada da montanha do Direito, devorando livros, colhendo conhecimento e sabedoria”, disse.

Ainda que os anos de vida pública tenham lhe dado muito conhecimento, sabedoria e integridade, Marconi não deixou de almejar a formação superior. “Trata-se, também, nesta altura de minha vida pública, de uma declaração explícita de amor ao ensino e à Educação, um exemplo que procuro dar de que é possível, sim, melhorar e vencer em qualquer momento de nossas vidas. Juntos cumprimos um longo percurso e somos hoje bacharéis em Direito. Mas a realização deste sonho só se completa se fizermos de nosso ofício um atalho para a defesa – intransigente – da cidadania e da justiça para todos”, completou.

O senador defendeu ainda o pensamento do ex-presidente Franklin Delano Roosevelt. “Como o presidente Roosevelt, consideramos ‘melhor arriscar coisas grandiosas, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que vivem na penumbra cinzenta e não conhecem vitória nem derrota’”, disse. Em seguida, agradeceu à família, destacando a presença dos ensinamentos da mãe Maria sobre a educação. “Aqui gostaria ainda de evocar a figura central para mim quando o assunto é Educação. Minha mãe, Maria. Ela ensinou-me desde muito cedo que a maior herança que os pais podem deixar para os filhos é a instrução, a boa formação profissional. Quero agradecer ainda aos goianos, que aprendi a amar”, afirmou.

Endossando o discurso, Marconi lembrou dos ensinamentos do ex-presidente Abraham Lincoln, considerado o melhor presidente dos Estados Unidos da América. “Permitam-me agora, portanto, motivá-los a uma oportuna reflexão utilizando a experiência de um lenhador e advogado que, no exercício da profissão, defendia com o mesmo ardor seus constituintes, fossem eles humildes ou poderosos. Era sincero e tolerante, sobretudo com seus colegas mais jovens, e ensinava que o segredo de seu extraordinário sucesso estava contido nestas poucas palavras, que não cansava de repetir aos jovens estudantes: ‘Sejam sempre honrados. Se julgarem não poder ser honrados e advogados ao mesmo tempo, prefiram ser honrados a ser advogados’”, declarou.

No culto ecumênico, realizado na quarta-feira (18), Marconi foi homenageado pelos formandos, que entregaram a ele uma placa dentro de uma caixa azul e amarela, as cores da Coligação Goiás Quer Mais. “Marconi, sabemos da importância desse momento na sua vida, e somos gratos à sua integridade, grandeza e ética”, disse o aluno Eugênio César.

CARREATA NAS CIDADES DO VALE DO ARAGUAIA

Na mesma proporção que se distancia dos adversários na preferência dos eleitores, conquistando margem segura nas pesquisas sérias para vencer a eleição logo no 1º turno, Marconi Perillo, candidato ao governo do Estado pela Coligação Goiás Quer Mais, conquista novos aliados a cada carreata que realiza pelo interior. Na agenda que cumpriu durante todo o dia de ontem (sexta-feira 13), não foi diferente.


A caravana de Marconi, que sempre se faz acompanhar dos demais candidatos majoritários e alguns proporcionais, percorreu das 9h às 17h desta oito cidades do Vale do Rio Vermelho. No caminho, dois prefeitos pertencentes a um partido que não integra a coligação do PSDB e aliados declararam apoio público a Marconi – Vilmar Maciel (PP), de Montes Claros, e dr. Gilmar (PP), de Santa Fé de Goiás.

Ao microfone do carro de som que animava a carreata, o prefeito Vilmar declarou: “Sinto uma alegria muito grande em poder assumir o meu apoio a Marconi. Tenho certeza de que ele, de novo, fará um grande governo em benefício do povo goiano. Tomei essa decisão atendendo à minha consciência e o desejo da esmagadora maioria da população da minha cidade e do povo de Goiás.”

O prefeito de Santa Fé de Goiás seguiu no mesmo caminho. “Decidi apoiar o Marconi simplesmente porque ele é o melhor candidato. Já mostrou sua competência e não deixa nenhuma margem de dúvida de que fará um governo ainda melhor. Estou aqui para apoiá-lo agora e durante toda a campanha. Vamos vencer no 1º turno”, declarou dr. Gilmar.

A grande carreata da coligação de Marconi Perillo foi iniciada na cidade de Mossâmedes. Passou por Sanclerlândia, Buriti de Goiás, Córrego do Ouro, Novo Brasil, Fazenda Nova, Jussara e terminou o dia em Itapirapuã. Apesar da agenda apertada, a comitiva desfilou dentro dos horários agendados pelas ruas das oito cidades e, ainda, do Distrito de Campo das Perdizes, pertencente ao município de Buriti de Goiás.

Ao repetir o gesto de plantar uma muda de ipê amarelo em cada cidade que visita, o senador Marconi Perillo agradeceu, em Córrego do Ouro, a presença do candidato a deputado federal Roberto Balestra (PP), que o acompanhou durante toda a carreata. “Agradeço a presença do nobre deputado Roberto Balestra. Sua presença contribui para a grandeza desta nossa campanha”, declarou.

A carreata da Coligação Goiás Quer Mais foi considerada pelo prefeito de Jussara, Paulo Carvalhaes (PR) como “a maior manifestação de apoio da nossa população a um candidato. Essa é a prova de que Marconi vai ser consagrado governador logo no dia 3 de outubro”.

Calcula-se que mais de mil veículos e centenas de motos acompanharam a caravana de Marconi pelas cidades visitadas. Emocionado com a receptividade das comunidades por onde passou, Marconi limitou-se a agradecer: “Deus lhes pague pela união em favor do futuro de Goiás.”

Deputado Luiz Bittencourt (PMDB) anuncia apoio a Marconi

Em solenidade na noite de ontem (seguinda-feira 16) no Comitê Central da Coligação Goiás Quer Mais, o deputado federal Luiz Bittencourt (PMDB) anunciou apoio à candidatura do senador Marconi Perillo ao governo do Estado. O parlamentar lidera, ao lado do ex-candidato a senador e advogado Ney Moura Teles, membro da Executiva do PMDB, a ala dissidente do partido que defendeu aliança com o PSDB em prol da candidatura de Marconi.

Para mais de 500 pessoas que lotaram o auditório do Comitê, o deputado peemedebista disse que se aliava a um candidato que representa o futuro de Goiás. “Este é Marconi, que será vitorioso no primeiro turno”, declarou.

O parlamentar, que solidificou sua trajetória política no PMDB, partido pelo qual foi deputado estadual, presidente da Assembléia Legislativa e deputado federal, além de ter disputado eleição à Prefeitura de Goiânia, disse que sua decisão de acompanhar Marconi representa “um gesto tranquilo, maduro e consciente”. Ele justifica o surgimento da dissidência no PMDB “à falta de democracia no partido e a uma prática arcaica de se fazer política.”

O deputado garantiu aos presentes, muitos dos quais antigos correligionários que o acompanham na decisão de se aliar à Coligação Goiás quer Mais, que “pelo menos 30% do PMDB já manifestou intenção de votar e trabalhar por Marconi. São companheiros que não se manifestam para evitar constrangimentos e perseguições. Mas o resultado desse apoio vai aparecer nas urnas.”

As realizações dos governos de Marconi e os projetos que o candidato apresenta para o futuro também pesaram, segundo Bittencourt, para a sua decisão de acompanhar a coligação liderada pelo PSDB. “Marconi fez um governo revolucionário, com foco nas grandes obras e na valorização do ser humano. É dinâmico e moderno. Respeitou os servidores públicos e tem projetos inovadores para Goiás”, disse.

Bittencourt fez questão de anunciar que sua decisão é compartilhada por toda a família. “Nos reunimos e decidimos ficar com o melhor. Toda a minha família acompanhará Marconi nesta caminhada, que será, com certeza, vitoriosa no primeiro turno.”

Por fim, o deputado peemedebista colocou-se à disposição da campanha. “Me convoque e estarei 24h ao seu lado, nas reuniões, caminhadas e carreatas por todo o Estado. Não procuro cargos. Estou aqui me colocando como soldado. Não quero chefe, quero um líder. E o maior líder de Goiás é Marconi Perillo”, declarou.

Precedendo a fala de Bittencourt, o ex-candidato ao Senado pelo PMDB Ney Moura Teles lembrou que a dissidência que se materializava com o anúncio público de apoio a Marconi surgiu há um ano e meio. “O primeiro a se levantar, defendendo a dissidência, foi Luiz Bittencourt. Vários companheiros, entre eles eu, nos aliamos a ele e passamos a defender uma aliança com o PSDB. Nos rebelamos contra o autoritarismo do nosso partido, contra a política do atraso e a total ausência de oportunidades às jovens lideranças”, salientou.

Também Ney Moura declarou que muitos membros do PMDB estão trabalhando por Marconi, enquanto outros anunciam seu engajamento a partir de agora. “O prefeito Paulinho, de Posse, me ligou há pouco e autorizou-me a anunciar que, a partir de agora, ele também é um dissidente do PMDB e apóia Marconi. O dr. Edinho, delegado do PMDB de Mairipotaba, também me disse que caminhará com Marconi. Em breve um ex-presidente da Câmara Municipal de Catalão irá se pronunciar contra a candidatura do atraso e a favor de Marconi. Creio que a dissidência será maior do que aqueles que caminham ao lado da candidatura do atraso, do passado. Vamos lutar para que Marconi vença com a maior votação já conseguida por um governador em Goiás”, disse.

Em agradecimento ao apoio, Marconi destacou a convivência amigável e respeitosa que sempre teve com Bittencourt, apesar de terem militado em lados opostos na vida pública. “O que nos une é o fato de sermos democratas. Sempre nos respeitamos”, declarou.

O candidato da Coligação Goiás Quer Mais lembrou seu passado de militante peemedebista. “Deixei o PMDB há mais de 20 anos porque entendi que lá seria muito difícil conseguir espaço para crescer. Não existia, como ainda não existe, a preocupação de se renovar. Lá não há espaço para mais ninguém.”

Marconi agradeceu o apoio da família do parlamentar peemedebista enaltecendo os laços de amizade que com ela tem desde sua infância em Palmeiras de Goiás. “De forma especial, quero registrar os meus agradecimentos e a minha felicidade de ter o apoio de dona Veneranda (mãe de Bittencourt). O apoio dela me enche de alegria. Nossas famílias são amigas há muitos anos. Dr. José Luiz Bittencourt (pai do deputado) foi vereador em Palmeiras de Goiás, minha terra. Fico feliz de estarmos juntos.”

O candidato disse que o apoio do deputado peemedebista “em muito vai agregar à nossa campanha. Vocês todos vao colaborar muito para a nossa vitória. E com certeza vão me ajudar muito para que possamos fazer um governo revolucionário.”

Na solenidade, Bittencourt vestia uma camisa azul, marca das campanhas de Marconi, o que propiciou ao candidato um comentário bem humorado. “Ele já chegou de camisa azul e de mangas arregaçadas.”

Marconi e Bittencourtestiveram ainda ontem à noite na inauguração do comitê de campanha do candidato a deputado federal Valdivino de Oliveira. Antes, Marconi prestigiou a festa de inauguração do comitê do candidato a deputado estadual Fábio Sousa, também do PSDB.

Prefeito e vice do PP declaram apoio a Marconi

A presença do senador Marconi Perillo, candidato ao governo do Estado pela Coligação Goiás Quer Mais, causou novas baixas na candidatura apoiada pelo Palácio das Esmeraldas. Mais um prefeito e um vice-prefeito, ambos do PP, abandonaram a candidatura de Vanderlan Cardoso e anunciaram apoio a Marconi.

A adesão ocorreu durante carreata que a coligação do PSDB e partidos aliados realizaram na tarde de ontem (4ª-feira 18) em Santa Rita do Araguaia, no Sudoeste goiano.

O prefeito Carlos Salgueiro e seu vice, o pastor Valmir, anunciaram que a partir daquele momento estariam integrados à campanha de Marconi. Como prova de engajamento, postaram-se ao lado de Marconi no veículo que conduziu a comitiva pelas ruas da cidade.

Durante todo o percurso, Carlos Salgueiro acenou para a população que recebia a carreata com bandeiras e sinais de aprovação à sua decisão. Ao mesmo tempo, vários grupos que se aglomeravam nas calçadas erguiam bandeiras e faixas e gritavam o nome de Marconi, um sinal claro de que a população de Santa Rita do Araguaia aprova o retorno do candidato ao governo.

“Estou do lado certo. Não poderia contrariar minha convicção e o desejo do povo da minha cidade. Marconi foi o governador que mais fez por Santa Rita e será aquele que, com certeza, mais fará pelo nosso crescimento econômico e no amparo às nossas famílias através dos programas sociais que trará de volta”, declarou o prefeito.

A Coligação Goiás Quer Mais fez carreata em três cidades da região sudoeste de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Portelândia e Mineiros. Da programação constava ainda Perolândia. A carreata, que abriria a agenda da tarde de ontem na região, foi suspensa em decorrência do falecimento do comerciante Ganem Saad Abed, um empresário tradicional da cidade de origem palestina e que adotou Perolândia para constituir família e crescer nos negócios.

Mesmo tendo determinado que a movimentação de campanha fosse cancelada na cidade, Marconi fez questão de comparecer ao velório para solidarizar-se com a família de Ganem.

Depois de Santa Rita do Araguaia, a comitiva da Coligação do PSDB e partidos aliados, que contou ainda com a participação dos candidatos ao Senado, Lúcia Vânia e Demóstenes Torres, seguiu para Portelândia, onde realizou uma grande carreata. Mais de 200 veículos acompanharam Marconi pelos bairros da cidade, recebido com entusiasmo e carinho pelos moradores.

O dia de carreatas foi encerrado em Mineiros, cidade que mereceu dos governos de Marconi uma atenção especial. O importante município do Sudoeste foi beneficiado na administração de Marconi com 160 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, 150 casas populares através do programa Cheque Moradia, construção da Estação Agrometereológica, construção do Quartel do Corpo de Bombeiros, construção da creche Noemia Ferreira através do projeto Criança Cidadã, construção da sede da UEG, implantação da unidade do Vapt Vupt, ampliação da Faculdade Fimes e pela geração de mais de cinco mil empregos diretos proporcionados pela Perdigão e pelo Frigorífico Marfrig, que se instalaram no município graças ao empenho de Marconi à época em que ocupava o governo do Estado.

A receptividade da população foi considerada uma das maiores e mais empolgantes da atual campanha. Cerca de mil veículos formavam o pelotão de carros, motos e utilitários que percorreram mais de cinco quilômetros de ruas e avenidas. Pelo caminho, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de manifestar a certeza de que estão definidas em favor de Marconi. No carro aberto que conduzia a comitiva, estava a prefeita Neiba Barcelos e vários candidatos das chapas majoritária e proporcional. “Sem menosprezar os adversários e com os pés no chão podemos afirmar que aqui Marconi vai ganhar de goleada. Estamos trabalhando muito para que em Mineiros ele seja o mais votado de todo o sudoeste. A receptividade é muito grande. Nosso povo gosta do Marconi porque ele é sério, trabalhador e cumpre a palavra. Vamos à vitória no primeiro turno, com toda certeza”, declarou entusiasmada a prefeita de Mineiros.