Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Formatura no curso de Direito pelas Faculdades Alves Faria (ALFA), de Marconi Perillo

Em sua formatura no curso de Direito pelas Faculdades Alves Faria (ALFA), o candidato à sucessão estadual Marconi Perillo (PSDB), orador da turma, emocionado, lembrou de quando iniciou sua vida acadêmica e teve de interrompê-la para poder se dedicar por inteiro à vida pública. Dirigindo-se aos colegas bacharéis, agradeceu a eles por terem-no escolhido para ser orador da turma, e afirmando que todos acabavam de alcançar um sonho, lembrou que ele almejava a realização desse momento há trinta anos. “Para mim, aliás, é um sonho de trinta anos, sonho de um menino do interior, uma vitória desenhada no pátio da Escola Paroquial de Palmeiras de Goiás”, rememorou. O senador aludiu a médica pediatra Zilda Arns, homenageada pela turma. “Busco inspiração em Zilda Arns, nossa saudosa homenageada, a nos ensinar sempre que a Paz é uma conquista coletiva”.


No seu discurso, Marconi escolheu ensinamentos de grandes personagens e líderes da história de Goiás e do mundo. O governadoriável começou pela poetisa Cora Coralina para explicar o momento sublime que os formandos alcançaram. “Somos, parafraseando Cora Coralina, como aqueles aprendizes que fizeram a escalada da montanha do Direito, devorando livros, colhendo conhecimento e sabedoria”, disse.

Ainda que os anos de vida pública tenham lhe dado muito conhecimento, sabedoria e integridade, Marconi não deixou de almejar a formação superior. “Trata-se, também, nesta altura de minha vida pública, de uma declaração explícita de amor ao ensino e à Educação, um exemplo que procuro dar de que é possível, sim, melhorar e vencer em qualquer momento de nossas vidas. Juntos cumprimos um longo percurso e somos hoje bacharéis em Direito. Mas a realização deste sonho só se completa se fizermos de nosso ofício um atalho para a defesa – intransigente – da cidadania e da justiça para todos”, completou.

O senador defendeu ainda o pensamento do ex-presidente Franklin Delano Roosevelt. “Como o presidente Roosevelt, consideramos ‘melhor arriscar coisas grandiosas, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que vivem na penumbra cinzenta e não conhecem vitória nem derrota’”, disse. Em seguida, agradeceu à família, destacando a presença dos ensinamentos da mãe Maria sobre a educação. “Aqui gostaria ainda de evocar a figura central para mim quando o assunto é Educação. Minha mãe, Maria. Ela ensinou-me desde muito cedo que a maior herança que os pais podem deixar para os filhos é a instrução, a boa formação profissional. Quero agradecer ainda aos goianos, que aprendi a amar”, afirmou.

Endossando o discurso, Marconi lembrou dos ensinamentos do ex-presidente Abraham Lincoln, considerado o melhor presidente dos Estados Unidos da América. “Permitam-me agora, portanto, motivá-los a uma oportuna reflexão utilizando a experiência de um lenhador e advogado que, no exercício da profissão, defendia com o mesmo ardor seus constituintes, fossem eles humildes ou poderosos. Era sincero e tolerante, sobretudo com seus colegas mais jovens, e ensinava que o segredo de seu extraordinário sucesso estava contido nestas poucas palavras, que não cansava de repetir aos jovens estudantes: ‘Sejam sempre honrados. Se julgarem não poder ser honrados e advogados ao mesmo tempo, prefiram ser honrados a ser advogados’”, declarou.

No culto ecumênico, realizado na quarta-feira (18), Marconi foi homenageado pelos formandos, que entregaram a ele uma placa dentro de uma caixa azul e amarela, as cores da Coligação Goiás Quer Mais. “Marconi, sabemos da importância desse momento na sua vida, e somos gratos à sua integridade, grandeza e ética”, disse o aluno Eugênio César.