Total de visualizações de página

sábado, 20 de novembro de 2010

Hugo reforma 14 leitos para aumento de vagas de UTIs

Unidade vem registrando dobro de demanda em feriados

O movimento registrado no Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) neste feriado da Proclamação da República foi o dobro do esperado para um feriado prolongado. De acordo com o diretor geral do Hugo, Salustiano Gabriel Neto, do dia 12, até segunda-feira, 15, foram realizadas 108 cirurgias e 96 pacientes foram atendidos no setor de emergência. A média diária é de 12 a 15 cirurgias (de emergência) por dia. O principal fator epidemiológico registrado foi o de acidente com motociclistas.

Segundo Salustiano Gabriel Neto, a capacidade máxima de atendimento no hospital foi atingida e, em alguns momentos, os 60 pontos de oxigênio que o hospital tem para atender doentes em regime de terapia intensiva estavam ocupados. “O paciente que está recebendo atendimento no Hugo, com certeza, está sendo muito bem cuidado. Mas ao atingirmos a capacidade máxima, ficamos em sobrecarga, até que pacientes possam ser transferidos”, esclarece Salustiano.

O diretor geral do Hugo acredita que a reforma e readequação de 14 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que vão se transformar em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), contribuirão para diminuir o problema. “Dentro de uma semana a reforma deve ser concluída e os leitos entrarão em atividade tão logo a Prefeitura de Goiânia faça o cadastro”, explica.

Para Salustiano Gabriel Neto para melhorar a estrutura de atendimento na terapia intensiva é necessário também o aumento de leitos na rede conveniada. “Cerca de 30% dos pacientes que chegam no Hugo não tem o perfil do hospital, que é de urgência e deveriam ser encaminhados para outras unidades”, explica, ao destacar que é de responsabilidade do Município a abertura de novos leitos de UTI na rede conveniada.
Fonte: www.saude.go.gov