Total de visualizações de página

sábado, 20 de novembro de 2010

Final de ano em Faina será marcado por movimento da comunidade pela recuperação ambiental de rio

Faina – Na noite desta quarta-feira (17/11), a equipe técnica do Programa Parceria Cidadã, articuladores sociais, alunos e professores do Colégio Lindolfo Mendes da Cunha e técnicos do escritório da Emater em Faina reuniram-se para ajustar a participação da comunidade nas ações recuperatórias de nascentes do Rio do Peixe I naquele município.

Eles foram informados da visita feita à Fazenda Palmital, onde estão 12 das 18 nascentes do rio, para a avaliação e orientação pelos técnicos da Emater e também da reunião realizada com o prefeito da cidade, Caio Curado, para novas parcerias.

Participação popular

No encontro, ficou acertado que os articuladores irão participar e convidar pessoas para que, ao lado dos 15 servidores colocados à disposição pela prefeitura, façam o coveamento para o plantio de mudas nativas do Cerrado. Essas espécies serão plantadas nas áreas de preservação permanente das três nascentes que integram a etapa de recuperação prevista para 2010. Os 15 alunos e as 2 professoras do Lindolfo Cunha que participam do Projeto Ser Natureza também indicarão dez pessoas para participar da atividade.

A ideia é realizar um mutirão, no dia 2 de dezembro, para que as mais de 10 mil covas sejam abertas para o plantio das mudas, que serão cedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, conforme parceria firmada com o Ministério Público. Neste dia, pelo menos seis técnicos da Emater irão orientar os trabalhos. No dia seguinte, a mesma turma e mais cerca de 40 alunos farão o plantio das mudas. Um grupo de mulheres também foi destacado para ajudar na cozinha, para o almoço coletivo que será servido nos dois dias de trabalho.



Adesão

A reunião serviu também como boas-vindas a duas novas articuladoras – as irmãs Beraldina Correia da Silva e a vereadora Maria Perpétua Correia. As duas passaram a integrar o grupo de articuladores locais e atuar na defesa do meio ambiente.



Frutos

O Projeto Ser Natureza começou a colher os primeiros frutos, como resultado do Curso de Plantio de Mudas Nativas do Cerrado oferecido, no primeiro semestre, a 15 alunos do Colégio Lindolfo Mendes da Cunha pela Secretaria da Agricultura (Seagro), parceira do Ministério Público na iniciativa.



A aluna Ludimilla Dadiane de Jesus contou que, depois do curso, iniciou seu próprio viveiro, que hoje conta com quase 200 mudas de mais de 26 espécies. Segundo ela, que mora no povoado Santa Rita, a ideia é arborizar uma escola que existe lá. “Percebi que não tinha nenhuma árvore. Quero doar mudas. Também pretendo fazer isso para recuperar as matas ciliares existentes na região.”



Para executar o plano audacioso, ela contou com a colaboração do pai, que comprou 500 saquinhos, além do esforço próprio. Foi ela mesma, por exemplo, que colheu as sementes e preparou o substrato usado no plantio.



Os alunos que fizeram o curso em Goiânia têm como missão a criação de viveiros domésticos, envolvendo na tarefa seis famílias, que deverão ser responsáveis por 15 mudas. Os estudantes deverão orientá-las e acompanhar o desenvolvimento das plantas, que serão usadas no próximo ano, nas etapas futuras de recuperação do Rio do Peixe I. Embora essas atividades tenham início previsto para 2011, Ludimilla adiantou-se e colocou em prática o aprendizado. (Texto e fotos: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social)



Fotos