Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Marconi preside sessão em homenagem a destaques empresariais do Brasil

O vice-presidente da República, José Alencar, fundador da empresa Coteminas; Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau; João Claudino Fernandes, do Grupo Claudino; e José Mindlin (in memoriam), fundador da Metal Leve,foram os quatro primeiros agraciados com o Diploma José Ermírio de Moraes, instituído neste ano pelo Senado. Rodrigo Mindlin representou seu avô José Mindlin - falecido em fevereiro de 2010 - em sessão especial nesta terça-feira (1º) para entrega do diploma, presidida pelo vice-presidente Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO).


Em seu discurso de homenagem aos quatro empresários, Marconi disse que José Ermírio de Moraes, fundador do Grupo Votorantim, em Nazaré da Mata (PE), marcou sua vida de político e empresário com grande intensidade e paixão. O senador lembrou que a empresa, surgida no interior de Pernambuco, tornou-se um dos maiores grupos empresariais do país, atuando nos setores de cimento, celulose, papel, química, filmes e outros.

Sobre o vice-presidente José Alencar, Marconi disse tratar-se de um exemplo para cada um dos 190 milhões de brasileiros, que o admiram e torcem por ele na luta contra o câncer. O senador também destacou a trajetória de Jorge Gerdau à frente do grupo que hoje é líder na América do Sul e um dos maiores do mundo na produção de aços longos. O empresário, frisou o senador, tem sido também um exemplo de gestão no setor privado e de assessoramento ao setor público em técnicas de administração.

Disposição para o trabalho e perseverança foram as características de João Claudino Fernandes destacadas por Marconi Perillo. O homenageado, pai do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), foi o criador do pequeno Armazém Paraíba, na cidade de Cajazeiras (PB), hoje um grande conglomerado que superou os desafios de uma região pobre.

Ao lembrar o trabalho de José Mindlin, o vice-presidente do Senado disse que o homenageado representou o empresariado brasileiro moderno e que promoveu "o Brasil das letras", ao reunir a maior coleção particular de livros do país, doada posteriormente à Universidade de São Paulo.

Reconhecimento

Idealizador do Diploma José Ermírio de Moraes, o senador João Tenório (PSDB-AL) apontou a indústria brasileira como um setor da economia "que nem sempre teve seu mérito reconhecido, muitas vezes visto mais como antagonista do que como aliado no crescimento econômico do Brasil".

João Tenório destacou o movimento Ação Empresarial Brasileira, criado por Jorge Gerdau Johannpeter, como fundamental no apoio técnico a empresas e a executivos estaduais e municipais. De acordo com o senador, o industrial brasileiro é desamparado, mas enfrenta com competência pacotes econômicos, trocas de moeda e a combinação perversa de burocracia e altas taxas de juros.

Coerência

Ao discursar em nome dos homenageados, o vice-presidente José Alencar disse que, "atendendo a pedidos", explicaria sua desistência de disputar uma vaga no Senado por Minas Gerais.Conforme lembrou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convidou para formar a chapa como vice-presidente da República em 2000, dois anos antes da eleição. Ele aceitou, mas durante o mandato avisou a Lula: "o senhor tem que me devolver a vaga no Senado".

Este ano, no entanto, explicou Alencar, ele próprio concluiu que não poderia manter-se na disputa.

- Pedi aos médicos para me liberarem da quimioterapia, porque me sentia curado. Eles recusaram. Como então eu iria pedir votos ao eleitor, garantindo que estava curado, e ao mesmo tempo enfrentando uma quimioterapia? - disse. Alencar informou que esteve internado há menos de uma semana devido a efeitos colaterais do tratamento, e não ao câncer. "O câncer está sendo abatido a tiros", garantiu.

Para o vice-presidente, toda empresa, de qualquer tipo, tem que ser vista como "um bem da comunidade", pois gera empregos e contribui para o crescimento do país.

- Qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, estatal, pública ou privada, comércio, indústria, serviços, de transporte, qualquer uma é um bem da comunidade, e deve ser defendida não só pelo empresário, mas pelos empregados. Eu comecei como empregado, tinha e tenho muito orgulho disso", ressaltou Alencar, de improviso.

O vice-presidente fez um histórico da própria vida e disse que só pode realizar o sonho de dedicar-se à vida pública quando sentiu que o próprio filho estava pronto para assumir o comando da Coteminas. Disputou, então, o governo de Minas Gerais pelo PMDB, em 1994, mas foi derrotado por ser desconhecido da população. Em 1998, porém, conseguiu eleger-se senador e renunciou ao mandato em 2002, para assumir a vice-presidência, eleito na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

Cezar Motta / Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)