Total de visualizações de página

sábado, 15 de maio de 2010

Marconi lança pré-candidatura com forte apoio popular

Dinamismo, progresso, desenvolvimento, otimismo, força, ousadia. Palavras espalhadas em faixas pelo Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções e Cultura de Goiânia, aludiam ao chamado Tempo Novo e saudavam o senador Marconi Perillo (PSDB) no lançamento oficial de sua pré-candidatura ao governo do Estado, ontem (sexta-feira 7).

De acordo com a organização do evento, cerca de quatro mil pessoas passaram pelo local, entre os quais dezenas de prefeitos e centenas de vereadores de diversos partidos. As caravanas chegavam de todo o Estado e, junto ao público, clamavam a volta de Marconi ao governo. A ala que representava o PSDB Jovem entusiasmou o público puxando os seguintes coros: “O povo de Goiás não erra, 2010 é Marconi e Serra”, “Eu sou Marconi com muito orgulho, com muito amor” e “O Marconi vai voltar”. Milhares de pessoas acompanharam o evento em tempo real, através do site do senador, pela internet. Lideranças mostraram otimismo de vitória ainda no primeiro turno. Estiveram presentes lideranças do PSDB, PP, DEM, PMN, PPS, PR, PTB, PT do B, PSL e PRB.

Reunidos atrás do palco enquanto aguardavam a chegada de Marconi, prefeitos, vereadores, deputados e presidentes de partidos dividiam elogios ao pré-candidato e discutiam a necessidade urgente da volta de Marconi ao Palácio das Esmeraldas. O prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Mário Cecílio (PSDB), afirmou que o Tempo Novo está vivo. “Estamos mostrando oficialmente a Goiás que o progresso vai voltar, que o Tempo Novo está vivo. Marconi é um novo alento para Goiás e para os prefeitos do Estado”, disse. Lembrando os benefícios que seu município recebeu à época do governo de Marconi, o prefeito destacou o cuidado com as rodovias. “Ele foi um governador que zelou muito pelas rodovias, principalmente as que dão acesso a São Miguel do Passa Quatro”, frisou.

O prefeito de Mara Rosa , Nilson Preto (PSDB), reclamou da falta de atenção do atual governo com os prefeitos e disse que Marconi representa a esperança de que Goiás se desenvolverá novamente. “Marconi representa a esperança de que Goiás pode se desenvolver novamente e de que nós podemos ter uma atenção maior do governo do Estado. Nós não temos acesso ao atual governo. Na época de Marconi, tínhamos acesso ao Palácio sempre que precisávamos, e ele sempre atendia bem os prefeitos”.

Prefeitos do PP reafirmaram apoio a Marconi e disseram acreditar que a maioria do partido está com ele e espera novamente a união da base aliada. “Marconi consegue reunir diversos partidos. Desde 1998 ele tem feito a diferença no Estado, é um governo moderno, municipalista, e hoje acredito que ele esteja ainda mais preparado. A maioria do PP está com ele, e nós torcemos para que o PP volte inteiro a seguir a base aliada”, disse o prefeito de Santa Tereza de Goiás, Josemar Gonçalves dos Reis (PP).

O prefeito de Guapó, Divino Eterno Arruda (PP) declarou que “pessoas de bom senso caminham nesse projeto com Marconi”. “Vejo com alegria o entusiasmo das lideranças em torno de um único objetivo, que é o bem estar de Goiás. As pessoas de bom senso estão acompanhando esse projeto. Tenho certeza de que a maioria dos prefeitos do PP está com Marconi, e eu confio na base aliada unida”, disse.

“Tenho Marconi como o maior político de Goiás e, por isso, estou com ele, vou trabalhar com ele e quero ver ele de volta ao governo do Estado”, disse o prefeito de Hidrolina, Wilton Moreira Alves (PP) “. O ex-prefeito de Quirinópolis e presidente do DEM, Odair de Resende disse que, embora o partido não tenha declarado apoio oficial a nenhum dos pré-candidatos ao governo do Estado, “as bases e os eleitores preocupados com o futuro do Estado já estão com Marconi”. “Oficialmente o Democratas ainda não declarou apoio, mas as bases, os eleitores e as pessoas que estão preocupadas com o futuro do Estado, já estão definidas com Marconi”, disse.

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Freud de Melo (PMDB) declarou apoio a Marconi e defendeu que o senador “é o melhor nome para Goiás”. “Estou à vontade para apoiar a candidatura de Marconi, de vez que pertenço à executiva do PMDB regional e represento o segundo reduto eleitoral de Goiás, que é Aparecida de Goiânia. Estou apoiando Marconi porque ele é o melhor para Goiás”, disse.

Qualidades de Marconi ganham destaque nas saudações

As marcas deixadas pelos dois governos de Marconi Perillo, responsáveis pela modernização da máquina pública e pela criação de programas que alavancaram o desenvolvimento econômico e social do Estado, nortearam os discursos que saudaram a pré-candidatura do senador lançada na manhã de ontem no Centro de Convenções. Qualidades como lealdade, companheirismo, gratidão e respeito ao dinheiro público também foram ressaltadas como intrínsecas na vida pública e privada de Marconi.

Presidente regional do PSDB, o deputado federal Leonardo Vilela abriu a série de pronunciamentos. Agradeceu a presença do grande público lembrando que “aqui estão reunidos militantes de todos os partidos políticos” e ressaltou: “As cúpulas de alguns partidos podem não estar com Marconi, mas os militantes estão. E isto nós temos comprovado nas viagens que o senador tem realizado por todas as regiões de Goiás”.

Antes de ser interrompido pelas manifestações de carinho e apoio do público que lotava as dependências do teatro, Leonardo Vilela afiançou que “nas ruas só se ouvem apelos para que Marconi retorne ao governo. É muito bom ouvir essa manifestação verdadeira do povo de Goiás”.

Falando em nome de todos os vereadores presentes, o presidente da União Goiana de Vereadores, Eliezer (DEM), de Bela Vista de Goiás, enalteceu os governos municipalistas realizados por Marconi. “Os governadores costumam esquecer os vereadores e os prefeitos depois de eleitos. Com o senhor, foi diferente. Todos nós, prefeitos e vereadores, somos testemunhas da atenção que o senhor sempre nos dispensou. E somos gratos por isso”. E arrematou: “Não temos nenhuma dúvida de que, no seu próximo governo, os prefeitos, vereadores e o povo de Goiás serão respeitados.”

O vereador informou a Marconi que entregava naquela solenidade ao pré-candidato uma lista de mais de 1.200 vereadores “que estão abraçando a sua candidatura”.

O prefeito de Piracanjuba, Ricardo de Pina (PP), falou em nome das dezenas de colegas que compareceram ao lançamento. Ressaltou os governos municipalistas realizados por Marconi que, garantiu, “geraram progresso em todos os 246 municípios”. Declarando representar “os prefeitos que, de forma ousada e em meio a tantas retaliações e perseguições, decidiram segui-lo”, Ricardo disse não ter dúvidas quanto à experiência e à capacidade de Marconi para resolver os mais graves problemas enfrentados hoje pela administração pública. “Afirmo que a brilhante experiência de dois mandatos o fez ainda mais conhecedor dos problemas de Goiás e do seu povo”.

A decisão de apoiar Marconi manifestada pela esmagadora maioria dos prefeitos do PP mereceu atenção no discurso do prefeito de Piracanjuba. Ele sublinhou estar representando 30 prefeitos do partido “que não aceitam que a sigla seja instrumento de vingança pessoal”. E alertou para a necessidade de o Partido Progressista definir um rumo que atenda ao interesse de todos, da cúpula aos militantes, passando pela aspiração do povo. “Por isso, pedimos ao senhor (Marconi) que espere até o último momento. Deixe as portas abertas. Nosso partido vai chegar para compor com o senhor”.

Ao encerrar seu pronunciamento, Ricardo de Pina exaltou “a lealdade e a gratidão com que Marconi sempre tratou seus companheiros” e “a força de trabalho, o dinamismo e a determinação que estão explícitas nas incansáveis viagens que ele tem realizado por todas as regiões de Goiás”. E terminou lembrando a poetisa Cora Coralina: “O que vale a pena na vida não é o ponto de partida, mas sim a caminhada.”

O deputado Helder Valin, presidente da Assembléia Legislativa, falou em nome dos demais deputados estaduais. Convocou os presentes para “a batalha que nos levará à vitória no primeiro turno” e reuniu todos os deputados da base aliada que se postaram ao lado do pré-candidato no grande palco do Teatro Rio Vermelho. De mãos dadas e braços erguidos, os deputados engrossaram o coro que pedia a volta de Marconi.

Também o deputado federal João Campos deixou sua mensagem. Destacou os programas sociais implantados nos governos de Marconi, o respeito com que trata as instituições religiosas e de classe e “a esperança que o próximo governo do nosso candidato representa para Goiás”. O parlamentar também pediu aos presentes que “arregacem a manga da camisa para que esta vitória que se avizinha seja consolidada logo no primeiro turno”.

Carlos Alberto Leréia, deputado federal do PSDB, depois de elogiar a conduta “ética e leal” de Marconi, lembrando as mais importantes obras consolidadas por seus dois governos, voltou a questionar “a ingratidão” praticada pelo atual governador. Leréia recordou que “Marconi foi traído por aquele que tanto ajudou a se firmar na vida pública”, destacando o fato de um vice-governador ter sido, pela primeira em Goiás, secretário de Estado e ter “ganho a Prefeitura de Anápolis quando da obrigatória intervenção promovida pelo governo do Estado.”

No entendimento do deputado, o atual governador de Goiás, quando vice de Marconi, foi o mais prestigiado dentre todos os demais auxiliares, o que “comprova o grau de confiança que o governador tinha nele”. Finalizou dizendo que “a resposta a tanto prestigio recebido veio em forma de “traição, calúnias e má gestão” . “Hoje ele fala que o Estado está quebrado, mas compra aviões nos Estados Unidos e depois empresta para deputado do PMDB fazer campanha política no interior”. Entre palmas e gritos de apoio, Leréia bradou em voz alta: “É o maior traidor da história de Goiás”.

O esboço do plano de governo a ser defendido pelo candidato do PSDB e aliados foi enaltecido no discurso proferido pela deputada federal Raquel Teixeira. Ela reservou parte da análise que fez dos projetos ainda em debate com a sociedade, para elogiar as ações já compromissadas nas áreas da educação e da inclusão digital.

Na veemente defesa que fez da candidatura de Marconi, a parlamentar declarou nunca ter visto “alguém com capacidade de planejamento igual. Ele soube escolher os melhores nomes para sua equipe e governou em cima de um planejamento que permitiu os avanços que são notados em todo o Estado.”

Raquel defendeu a continuidade dos investimentos feitos por Marconi para o desenvolvimento de Goiás, lembrando que “com ele no governo, Goiás alcançou os melhores índices econômicos e sociais já conquistados por um governante do Estado.”

A senadora Lúcia Vânia disse que “Marconi é o maior expoente membro do PSDB de Goiás, cuja liderança já foi testada e aprovada”. Repetindo o slogan que carimbou a pré-candidatura de José Serra à Presidência, a senadora disse que “com Marconi, Goiás pode mais”.

Para alcançar os objetivos almejados pelo povo, nas conquistas de obras essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento econômico, a senadora defende que o próximo governante seja dinâmico, vislumbre o progresso, tenha ousadia e seja otimista. “Essas são virtudes presentes no nosso candidato Marconi Perillo”, declarou. Lúcia Vânia alertou também que o próximo governador precisa ser agressivo no enfrentamento “dos gravíssimos problemas de infraestrutura vividos pelo Estado” e defendeu as Parcerias Público Privadas (PPPs) como instrumentos capazes de viabilizar os recursos necessários para as obras imediatas reclamadas pela população. “É preciso ousadia para buscar créditos acessíveis para promover o desenvolvimento. A criação do Banco do Centro-Oeste deve ser uma busca incansável.”

Depois de defender mais investimentos na requalificação dos trabalhadores, Lúcia Vânia declarou ser preciso “um novo pacto para tirar as prefeituras da insolvência”. A senadora do PSDB também pediu a Marconi que dê atenção especial à juventude. “É preciso ter fé, esperança, entusiasmo e motivação para implantação efetiva de uma política publica para a nossa juventude. Não podemos continuar perdendo nossos jovens para as drogas e o trafico.”

Em defesa das mulheres, a senadora goiana fez um alerta: “Não podemos mais conviver com partidos que chamam as mulheres para ser cabo eleitorais, mas não as chamam para ocupar cargos no governo”. E finalizou com uma profecia de fé na capacidade de Marconi resgatar a confiança do povo no governo do Estado. “Tenho certeza, pela trajetória e pela história, que a única pessoa capaz de dar um passo rumo a modernidade é Marconi Perillo.”

Presidente de honra do PSDB, o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz enumerou “alguns motivos que justificam o voto e a confiança em Marconi Perillo”. Citou a UEG, a bolsa-escola e os indicadores econômicos que elevaram o grau de competitividade de Goiás nos mercados nacional e internacional.

Encerrando os pronunciamentos que antecederam a fala de Marconi Perillo, o ex-governador e pré-candidato á presidência da república pelo PSDDB e partidos aliados, José Serra apareceu nos telões para deixar sua mensagem de otimismo. “Vamos juntos, lado a lado, somando forças. Goiás e o Brasil merecem mais. E vão ter mais com você (Marconi) no governo”.



“Sinto que os ventos da mudança sopram em Goiás”

Mudança, retomada dos investimentos em infraestrutura, volta de todos os programas sociais e modernização foram a tônica do discurso de quase uma hora do senador Marconi Perillo no lançamento oficial de sua pré-candidatura ao governo pelo PSDB e partidos aliados. “Goiás precisa olhar para o futuro, crescer com força e valorizar seu povo. Para isso, a urgência é uma só: mudança. Sinto que os ventos da mudança sopram em Goiás”, declarou na abertura de seu pronunciamento.

“Hoje, nos encontramos para celebrar o elo de confiança que nos une a Goiás e para reafirmar o nosso compromisso com os goianos. Compromisso com o desenvolvimento social e econômico. Compromisso com a elevação da qualidade de vida da população. Compromisso com a modernidade. Com a distribuição de renda. Compromisso, enfim, com a mudança”, salientou.

O pré-candidato ao governo defende que o governo deve ter papel preponderante na geração de oportunidades para todos. “Não basta Goiás crescer economicamente. É preciso que todos sejam beneficiários do crescimento. O povo goiano quer e tem direito ao desenvolvimento. Desenvolvimento profissional. Desenvolvimento dos talentos pessoais. Desenvolvimento da cidadania. Desenvolvimento humano integral. Desenvolvimento econômico com justiça social”.

O senador declarou estar propondo uma mudança “para distribuir os frutos do crescimento e da modernidade”. “Goiás – salientou - experimentou a mudança com o Tempo Novo, mas o mundo muda sem parar e se transforma a uma velocidade cada vez maior. Novas demandas surgem, e as conquistas precisam ser ampliadas. Por isso, olhamos para o futuro. O governo que propomos é o governo moderno e planejado. O governo da mudança qualitativa. O governo para colocar Goiás no radar da tecnologia e buscar o futuro já. O governo ciente de que a proteção ao meio ambiente é garantia de futuro para os goianos.”

Conforme Marconi, “o Tempo Novo se transforma em Tempo da Mudança, no qual a liderança é exercida de forma democrática, fundada no profissionalismo, sem improviso, sem desperdícios, e com ações planejadas e metas com cobrança sistemática.”

Mudança, segundo Marconi, também significa dizer que chegaram a hora e a vez do cidadão e da cidadã. “Não dá para continuar na mesmice. Não dá para conviver com serviços precários e de má qualidade na Saúde, na Educação e na Segurança. Cabe a nós a responsabilidade de promover a mudança e dar uma resposta para as gerações do futuro”.

Declarando-se municipalista, Marconi Perillo convidou os municípios à união pela mudança. “As cidades devem ser o foco da ação do governo, como centros de inteligência, de cultura e de acesso às oportunidades. Cidades como base física e espiritual da convivência dos goianos”.

Marconi disse ainda que a infraestrutura que enxerga vai além de estradas e de energia. “A qualidade de vida da população é nosso objetivo maior”. E relacionou algumas intervenções em infraestrutura que vão permear a futura administração. Dentre elas, citou a reconstrução da administração pública; a busca incessante do moderno; a abertura do governo para a internet e para a inovação tecnológica; a atração de investimentos e empresas de alta tecnologia; e a transparência e combate à corrupção.

Declarando-se ciente de que está preparado para enfrentar os novos desafios que virão pela frente, Marconi disse já ter mostrado sua capacidade. “Executamos o maior programa de obras da história de Goiás. A Estação de Tratamento de Esgotos de Goiânia. A barragem do João Leite. Mais de 50 estações de tratamento de esgoto nos municípios. O Centro Cultural Oscar Niemeyer. O novo Centro Administrativo. Quase três mil quilômetros de estradas novas ou reconstruídas. Quatro mil e 300 quilômetros de vias urbanas asfaltadas. Construímos a maior ponte de Goiás, sobre o Rio Maranhão. Viabilizamos a Plataforma Logística em Anápolis, cidade fundamental para o futuro de Goiás. Cidade que continuará merecendo a nossa atenção. Realizamos obras em todos os municípios. Realizações importantes. Realizações que credenciam o modelo de gestão do PSDB.”

O senador prometeu agora ousar e pensar na duplicação de rodovias. “Vamos acabar com os buracos, porque sabemos como fazer: nós criamos o primeiro programa de manutenção rotineira das rodovias do Estado, com recursos específicos e permanentes. Não prometemos resolver em seis meses, que depois se transformam em seis anos, sem solução. Resolveremos sem demagogia e sem perda de tempo”.

O pré-candidato do PSDB ao governo do Estado anunciou também que “as escolas da rede pública devem ser as melhores. Os hospitais públicos, modelos de atendimento inspirados no padrão de excelência do Crer e do Hospital de Urgências de Anápolis. O setor de Segurança deve ser exemplar na proteção ao cidadão. A polícia, bem equipada, bem treinada, bem remunerada, motivada e comprometida com a sociedade”.

Marconi declarou ainda que Goiás precisa crescer de forma humanizada, com políticas inclusivas, distribuindo renda para todos os goianos. “O Brasil inteiro sabe: Goiás é o Estado que criou novas práticas sociais. Banco do Povo, Transporte Cidadão, Restaurante Popular, Renda Cidadã, Salário Escola e muitos outros programas foram criados aqui, e serviram de exemplo para o Governo Federal e os Estados. No final do nosso período de Governo, a Unicef comprovou o sucesso dessas políticas ao apontar uma queda acentuada dos índices de pobreza em Goiás.”

“Agora - prosseguiu - vamos também ser referência em novos programas sociais, que vão encaminhar as famílias, os trabalhadores, os jovens para ocupar os empregos mais qualificados e viver a vida com dignidade. Acredito na força da solidariedade. Não fomos e não seremos o governo de um homem só. Não vamos impor soluções. Chamaremos a sociedade para se sentar à mesa e participar das decisões.”

Em seu discurso, Marconi destacou o funcionalismo público. “Eles são os parceiros mais valiosos da gestão pública de qualidade. As conquistas asseguradas ao funcionalismo são dever, e não favor. Somente porque tivemos o apoio dos servidores públicos é que conseguimos levar à frente ações consagradas, como o Vapt Vupt.”

O senador disse não aceitar o abandono da UEG. E prometeu retomar a construção de uma grande e poderosa universidade estadual. “Vamos devolver todas as prerrogativas tiradas da UEG. Vamos cumprir a meta de consolidar essa grande instituição pública de ensino e conhecimento que foi criminosamente abandonada. Nossos governos elevaram a Educação à condição de prioridade absoluta pela primeira vez em Goiás. Fomos nós que corrigimos os salários dos professores e viabilizamos a formação superior de todos, com o apoio da UEG. Fomos nós que criamos a Bolsa Universitária e impedimos que milhares de universitários deixassem os estudos por falta de recursos. Agora, propomos uma estratégia radical para garantir ensino moderno e de qualidade às novas gerações. O Tempo da Mudança é isso: a valorização da Educação é o caminho do futuro.

Em nome da união e do futuro, Marconi defendeu que a campanha eleitoral seja pautada pelo debate qualificado e de alto nível. “Os goianos não merecem o espetáculo das mentiras, dos dossiês montados e do achincalhe entre os candidatos.”

Marconi também alertou para o momento atual da administração pública estadual. “Vejo, por toda parte, indignação com a indolência administrativa e com a queda da presença de Goiás no cenário nacional. Corremos o risco de perder o trem da História. Goiás não pode abrir mão de ocupar seu lugar entre os principais Estados do Brasil. Goiás jamais será coadjuvante. Goiás quer ser protagonista no projeto de um Brasil que pode mais. Para os goianos, não serve mais a roupa velha do passado. Não serve também a roupa curta do presente de inoperância. Goiás quer o futuro.”

Sempre interrompido por aplausos e manifestações de carinho dos presentes, o senador Marconi Perillo prosseguiu seu discurso exaltando as qualidades de seu partido. “O PSDB e os partidos aliados sabem como fazer para retomar o desenvolvimento e atrair novos investimentos. Fomos nós que trouxemos mais de mil empresas para Goiás, cumprindo compromissos com a Perdigão, com a Mitsubishi e atraindo a Hyundai e o polo farmacêutico de Anápolis, terceiro maior do Brasil. Colocamos o polo de mineração entre os três primeiros do País. Foi o Tempo Novo que iniciou, em 1999, a efetiva industrialização de Goiás. Foi o Tempo Novo que abriu Goiás para o mundo. Foi o Tempo Novo que implantou o perfil exportador e competitivo da nossa economia, hoje uma realidade irreversível.”

A nova proposta, disse, é o Tempo da Mudança nos próximos quatro anos. “Vamos manter os incentivos fiscais para as empresas. Vamos reduzir impostos para estimular a produção”.

“Nos nossos Governos – salientou - também triplicamos o valor do PIB. Hoje, propomos um novo enfoque: não apenas incrementar o crescimento do PIB, mas traduzir esse crescimento em resultados para cada habitante da nossa terra.”

O pronunciamento de Marconi deu ênfase também às ações desenvolvidas nas regiões do Entorno e Nordeste. “Muitas vezes esquecidos, o Nordeste goiano e o Entorno de Brasília foram atendidos com programas especiais no Tempo Novo. Agora, o Tempo da Mudança vai levar investimentos e modernidade para essas regiões”.

Depois de afirmar “de cabeça erguida e com muito orgulho” que não tem nada do que se envergonhar na sua trajetória política, Marconi deu uma certeza aos goianos: “os compromissos, a persistência, a fidelidade e a amizade, que sempre marcaram a minha conduta pessoal e política, permanecem imutáveis. Meu forte é fazer amigos.”

Por fim reafirmou apoio a José Serra. “Com Serra, Goiás não será mais vítima da omissão do Governo Federal. Seremos reconhecidos e respeitados. Não seremos humilhados com verbas que nunca saem ou com a paralisação de obras fundamentais, como o aeroporto de Goiânia.”