Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Notícias Vale do Araguaia

Promotoria Regional da Bacia do Araguaia: apoio ao Projeto Ser Natureza

Aragarças- A promotora de Justiça Wânia Marçal, titular da Promotoria Regional da Bacia do Araguaia, aceitou convite feito pela coordenação do Programa Parceria Cidadã e vai atuar no Projeto Ser Natureza nas comarcas cujas demandas incluem afluentes do Rio Araguaia.

Assim, os articuladores sociais do projeto em Iporá, Faina e Mineiros passam a contar com o apoio da promotora, que vai reforçar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos promotores com atuação na área ambiental dessas localidades. Na última quinta-feira (6/5), a articuladora sistêmica Maria José Soares esteve em Aragarças e apresentou o programa à promotora, detalhando o andamento do projeto nas três comarcas (foto).

Experiência

Há pelo menos 15 anos, Wânia Marçal tem se dedicado às questões ambientais. Sob sua coordenação, diversas ações recuperatórias com resultados foram executadas. Entre elas, destacam-se as realizadas ao longo do Rio Caiapó e que envolveram dez municípios. O contato direto com a comunidade e a mediação de conflitos também não são uma novidade para a promotora, que esteve à frente da Promotoria Ecológica Móvel por mais de uma década, hoje reestruturada.

A atual promotoria regionalizada, segundo explica sua titular, tem como objetivo intensificar a atuação na defesa do ecossistema da bacia, o que a faz, por excelência, integrada também aos objetivos dos articuladores sociais de três das comarcas que desenvolvem o Projeto Ser Natureza.

Vertente Rica

Em Iporá, a demanda escolhida pelos articuladores sociais é a revitalização da Vertente Rica. Todo o levantamento das atividades já desenvolvidas foi feito pelo grupo na última semana (foto) para apresentação à promotora. O projeto começou em Iporá, em 2008, por iniciativa do promotor de Justiça José Carlos Miranda Nery Júnior, depois passou a ser coordenado pelo promotor substituto Paulo Rangel de Oliveira, removido para a comarca de Crixás. Responde em auxílio atualmente pela 1ª Promotoria, Thiago Galindo, da Comarca de Piranhas. A promotora Wânia Marçal espera agendar encontro com os articuladores ainda para este mês.

Matinha do Monjolo

Em Mineiros, os articuladores sociais locais têm como objetivo a recuperação da Matinha do Monjolo. O Projeto Ser Natureza teve início pela adesão do promotor de Justiça Eduardo Prego e está sendo conduzido pelo promotor Augusto Bittencourt Wânia Marçal já participou de reunião com articuladores sociais no início deste, ocasião em que ela já havia se colocado à disposição para colaborar no projeto.

Rio do Peixe

Termo judiciário da comarca de Goiás, Faina entrou no Programa Ser Natureza como projeto piloto e, inicialmente, teve como demanda a melhoria do sistema de abastecimento da cidade. Posteriormente, os articuladores sociais optaram pela recuperação do Rio do Peixe. Hoje, contando com parcerias já firmadas, a primeira fase da revitalização do rio – que inclui suas 18 nascentes - está em pleno curso.

A promotora de Justiça Wânia Marçal garantiu sua participação em reunião com o prefeito de Faina, no dia seguinte à visita da psicóloga em Aragarças, para os ajustes sobre a participação da administração municipal, conforme metas estabelecidas no cronograma de execução do plano de recuperação. (texto e fotos: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social)
______________________________________________________________
 
Proteção à juventude de Itapirapuã: parceria consolidada

Itapirapuã – O Projeto Atitude Positiva, de iniciativa da comunidade, para promoção de medidas de proteção às crianças e adolescentes de Itapirapuã, foi apresentado aos articuladores sociais do Programa Parceria Cidadã e começou a ser delineado nesta quarta-feira (12/5), num trabalho conjunto de construção.

Com a participação das titulares das secretarias municipais de Educação (foto), Saúde e Assistência Social, da presidência e membros dos Conselhos Tutelar e de Segurança, além do comando-geral da Polícia Militar na cidade (foto), a reunião com os articuladores resultou na redação de cada objetivo, ação e estratégias propostas no plano (foto). Também serão inseridos no projeto, para embasar as ações futuras, os levantamentos realizados pelos articuladores sociais sobre a realidade local, tais como o que retrata a situação das áreas de esporte e lazer existentes no município – potenciais locais para realização das atividades do projeto – e o mapeamento requisitado dos agentes de saúde sobre o número de usuários de drogas lícitas e ilícitas.

Conforme decisão do grupo de trabalho, esses últimos números serão confrontados com aqueles já reunidos pelos organizadores do Projeto Atitude Positiva, obtidos na Polícia Militar, nos Conselhos Municipais e nas escolas dos municípios e nos PSFs, e também aos que ainda serão requisitados pelo Ministério Público às escolas estaduais. De posse de todos os relatórios, o que deve ocorrer até o final do mês, serão mapeadas, por regiões, as áreas de vulnerabilidade, para escolha dos setores por onde as ações práticas terão início. (Texto: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social – Fotos: Jésus Melo)
______________________________________________________________

Por Ananda Christy
Mais uma vez o evento que sacode Barra do Garças em junho supera os percalços e vem com tudo. O MOTORCYCLE DO ARAGUAIA, que em 2010 completa seu 13 anos, prenuncia o sucesso rotineiro e mais algumas inovações que – sem dúvida – marcarão essa edição.

De 02 a 06 de junho, no Porto do Baé, acontecerá uma das maiores movimentações turísticas da cidade (quiçá, a maior). Com a presença de inúmeros moto clubes de diversos lugares do Brasil, o Motorcycle se consagrou como marca registrada de Barra do Garças e rota certa de milhares de motociclistas.

O evento conta com diversos shows (inclusive atrações internacionais), concursos, moto passeatas, estandes de expositores, praça de alimentação, área especial para moto clubes e muito mais. Outras novidades e surpresas aguardam os visitantes da que promete ser uma das edições mais movimentadas.
Neste ano, a entrada principal se dá próxima ao Araguaia Park Hotel – transcorrendo todo o porto até o Nipon Bar. O evento, destinado às motos acima de 400 cilindradas, possui entrada franca. Nos dias 02, 03 e 04 os shows dentro da Arena também serão de graça.

Um show muito aguardado é o da banda Angra, que se realizará no sábado, dia 05, a preço popular na área open bar, e com o custo de 1 kg de alimento para arquibancadas.

Para um grande encerramento, o evento conta também com a presença da dupla João Carrero & Capataz, no domingo, também a preços simbólicos.

Os preparativos para o Motorcycle deste ano já movimentam toda a região, e anunciam um espetáculo que, por si só, suplanta as expectativas.
____________________________________________________________

Municípios da Região do Araguaia


Distancia de Goiânia

Araguapaz 256

Aruanã 312

Britânia 316

Faina 200

Goiás 131

Itapirapuã 189

Jussara 213

Matrinchã 243

Santa Fé de Goiás

Crixás 320

Mozarlândia 295

Mundo Novo 411

Nova Crixás 370

Novo Planalto 445

São Miguel do Araguaia 469

Uirapuru 353