Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Fisco homenageia Marconi

O senador Marconi Perillo (PSDB) é o mais novo sócio honorário da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego). Marconi participou (sábado 26) de um jantar, para aproximadamente mil pessoas, em comemoração aos 48 anos da associação, onde recebeu o Título de Sócio Honorário da Affego e a carteira de membro da entidade pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana, aos servidores públicos, em geral, e principalmente, ao fisco. O senador defendeu em seu discurso a valorização e a importância do funcionalismo público para a sociedade e o avanço do Estado. Destacou também a importância dos fiscais e auditores e o respeito que tem e sempre teve pelos funcionários públicos, ativos e inativos, afirmando que os funcionários eram seus “colegas de trabalho” e que “graças a esse trabalho conjunto, nós conseguimos fazer Goiás avançar”, disse.


“Marconi fez a maior rede de proteção social do País, que hoje tem tantos frutos, os programas sociais. Até o presidente da República usou as ideias de Marconi, ao criar o Bolsa Família, e hoje tenta combater o incombatível. Tive oportunidade de participar, com Marconi, da criação do Vapt Vupt, o melhor serviço de atendimento já criado”, disse o presidente da Affego, Admar Oto.

Presidente Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindfisco), Rogério Cândido defendeu que “ninguém tem dúvida de que o senador é a maior expressão política deste Estado nos últimos anos”. “Não tenho dúvida nenhuma dos avanços que tivemos a nível nacional e o prestígio que tivemos”, disse Rogério.

“Esta homenagem me alegra, estimula e me enche de emoção e orgulho”, disse o senador destacando que “os fiscais, os auditores e todos os que trabalham na Secretaria da Fazenda foram, ao longo da história, não só fundamentais, mas indispensáveis para que Goiás chegasse ao nível de desenvolvimento que chegou.”

Segundo o senador, as obras e serviços sociais prestados à população dependeram, em grande parte, dos fiscais e auditores. “Do muito do que foi feito, nada disso seria possível sem a participação, o empenho e o trabalho dos senhores. Os seis milhões de goianos devem muito ao trabalho dos fiscais e auditores, ativos e inativos”.

O senador relembrou os desafios que encontrou no início de seu primeiro governo, em 1999, quando recebeu o Estado com a maior dívida proporcional do País. E ressaltou que uma das prioridades era a valorização e assistência aos funcionários públicos, e revelou que tomou duas decisões já no primeiro ano de governo. A primeira era pagar o 13º Salário no mês de aniversário do funcionário. “Nós tomamos a decisão, no primeiro ano, a partir de julho de 1999, de começar a pagar o 13º no mês do aniversário do funcionário. E isso nunca mais foi mudado, virou tradição, cultura. Muitos desafios foram vencidos. O pagamento do 13º, até 1998, era comum ser parcelado ou recebido por volta do mês de março ou abril do ano seguinte”, destacou.

A outra decisão, no final de 2001, foi viabilizar duas receitas para fazer o pagamento dos funcionários para o mês trabalhado. “Tomei a decisão de pagar rigorosamente em dia os salários. Antes era pago após o dia 10 do mês seguinte”.

O senador destacou sua boa relação com o funcionalismo. “Nunca considerei funcionário público como subalterno ao governador, sempre os considerei como meus colegas. Na época em que fui governador, eram meus colegas de trabalho e, graças a esse trabalho conjunto, conseguimos fazer Goiás avançar. Não procurei assumir, como governador, a liderança vertical, de cima para baixo. Exerci a liderança de forma horizontal, respeitando a todos, principalmente, a todos os meus colegas”.

Aos fiscais e auditores presentes no evento, Marconi disse que o “tratamento a funcionário, fiscais, auditores, ativos ou inativos não deve ter diferenciação, tem de ser um tratamento igualitário”. E ponderou: “Um funcionário que trabalha 30 ou 40 anos não deve ser tratado como funcionário de segunda classe depois que se aposenta. É preciso respeitar a todos”. “Vocês sabem o respeito que tive, como governador, a todos os funcionários” completou. Participou do evento, ao lado de Marconi, o ex-superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susepe) e pré-candidato a deputado federal, pelo PMN, Armando Vergílio.