Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

01/12/2010 - Política- Emenda tenta destravar Niemeyer (MP)

Vereadores aliados ao governador eleito Marconi Perillo (PSDB) apresentaram ontem, na Câmara de Goiânia, proposta de prorrogação do prazo para que prédios públicos regularizem seus projetos arquitetônicos, estrutural, hidráulico e elétrico às exigências da legislação municipal.

A proposta da emenda aditiva ao Código de Obras, apresentada pelos vereadores tucanos Anselmo Pereira e Geovani Antônio, e por Santana Gomes (PMDB), visa possibilitar a adequação do Centro Cultural Oscar Niemeyer, permitindo sua reabertura.

Marconi tinha a intenção de fazer a festa de sua posse no CCON, mas o Ministério Público Estadual vetou a reabertura do espaço pela ausência de licença ambiental, alvará de construção, alvará do Corpo de Bombeiros e certidão de uso do solo. Além disso, segundo perícia do MP, a obra carece de adaptações, como do sistema de drenagem.

A proposta dos vereadores é de prorrogar o prazo para adequação até 31 de dezembro de 2011. A data limite determinada pelo Plano Diretor era até 31 de julho de 2008. "Essa emenda visa principalmente possibilitar ao próximo governo resolver as pendências do CCON, obra importante para Goiânia e que tem de estar acima das divergências políticas", afirma o vereador Geovani Antônio.

O tucano alega que a alteração também atende outros prédios públicos que estão em situação irregular. A emenda foi incluída em um projeto de lei complementar que já tramita na Câmara, o que possibilita uma votação mais ágil.

Se for aprovada a alteração, o governador eleito teria como questionar a proibição do MP de realizar a festa da posse no CCON, já que o prazo para regularizar a obra não estaria mais vencido