Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de maio de 2010

Entorno deve voltar a receber recursos para saúde

Até o final do mês, os municípios do Entorno devem voltar a receber do governo do Distrito Federal, os repasses previstos nos convênios para a área de saúde, no valor de R$ 3 milhões mensais. A sinalização foi dada nesta terça-feira (18), pelo governador do DF, Rogério Rosso, durante almoço que reuniu o senador Marconi Perillo (PSDB/GO), e os prefeitos das cidades de Água Fria (João de Deus), Águas Lindas (Geraldo Messias), Alexânia (Cida do Gelo), Cidade Ocidental (Alex Batista), Formosa (Pedro Ivo), Luziânia (Célio Silveira), Novo Gama (Doca), Santo Antônio do Descoberto (Davi Leite) e Valparaíso (Lêda Borges).



Em setembro do ano passado, o governo do Distrito Federal anunciou a ampliação do convênio entre o DF e as cidades do Entorno, como forma de melhorar o atendimento nas localidades e desafogar os postos e hospitais da capital federal.


Durante o encontro na Residência Oficial, em Águas Claras, todos os prefeitos falaram das dificuldades que os municípios vêm enfrentando, desde que houve a suspensão dos repasses, por causa da crise que atingiu o governo do Distrito Federal no final do ano passado. Segundo a prefeita Leda Borges, “os municípios receberam apenas a primeira parcela de R$ 300 mil, recursos que foram destinados ao custeio e equipamentos dos centros de saúde de Valparaíso”.


De acordo com o prefeito de Água Fria, João de Deus, “depois do convênio, o município reduziu a zero o envio de pacientes para hospitais de Brasília. Antes, via ambulância, eram mais de 20 pessoas por dia. É preciso voltar o convênio”.

Para o senador Marconi Perillo, que liderou o encontro, “o Governador Rogério Rosso reconhece a realidade do Entorno e sabe que os problemas de um milhão de habitantes acabam desaguando em Brasília. Ele quer ajudar a retomar os convênios.”



Ao final do almoço-reunião, os prefeitos saíram otimistas. Outros dois municípios deverão participar dos convênios na área da saúde: Cristalina e Alexânia.


Outro assunto discutido foi a possibilidade de o DF assumir o sistema de transporte das cidades do Entorno.

O almoço com Rosso contou ainda com a presença da vice-governadora, Ivelise Longhi, secretários Gualter Tavares (Transportes), Joaquim Barros (Saúde), do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB/GO) e do ex-deputado Vilmar Rocha.