Total de visualizações de página

domingo, 20 de junho de 2010

Perillo tem 54% das intenções de votos em GO, diz pesquisa

Mirelle Irene


Direto de Goiânia

Levantamento de intenções de voto feito pelo Instituto Ecope do Brasil, e publicada neste domingo (20) no jornal Diário da Manhã, de Goiânia, mostra larga frente do senador Marconi Perillo (PSDB) em relação aos outros pré-candidatos adversários na sucessão estadual.



A pesquisa estimulada, em votos válidos, foi encomendada pelo diário da capital goiana, e coloca o tucano com 54,1% da preferência do eleitor nesta reta final da pré-campanha, contra 39,7% do peemedebista Iris Rezende, o segundo colocado, indicando que o candidato do PSDB venceria já no primeiro turno as eleições.



O candidato do governo atual, Vanderlan Cardoso (PR), atinge no levantamento o índice de 4%. Ainda aparece na sondagem 1,7% da preferência dos eleitores para Enio Tático (PRP) e 0,5% para o pré-candidato do Psol, Washington Fraga. A pesquisa não mediu a porcentagem de indecisos, nem de eleitores que votariam em branco.



Em relação ao anterior levantamento feito pelo Ecope/Diário da Manhã, em 27 de abril, Marconi manteve quase a mesma marca (54%), mas seu principal opositor, Iris Rezende (PMDB) caiu de 42% para 37,7%. Vanderlan subiu, já que tinha 3,4% em abril.O sindicalista Fraga caiu, pois pontuou 0,6% no levantamento anterior. Enio Tatico não foi citado pelo levantamento de abril.



Senado

Na sondagem dos pré-candidatos ao Senado, Demóstenes Torres (DEM) lidera com 40,8% e Lúcia Vânia (PSDB) alcança 31,9%. Os dois são candidatos a reeleição. Na pesquisa de abril, Demóstenes tinha 44,5% e Lúcia 38,8%. A Ecope/Diário da Manhã também mostra vários deputado federais goianos com pontuação para disputar a vaga. Sandes Júnior (PP, com 17,3%) em terceiro, seguido de Iris de Araújo (PMDB, 14,9%), Pedro Wilson (PT, com 11%), Rubens Otoni (PT, com 10,1%), e Roberto Balestra (PP, com 6,2%).



Disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados na cartela 4,2% dos entrevistados; 13% afirmaram não ter decidido ainda sobre em quem votar. A Ecope/Diário da Manhã fez 6.470 entrevistas, aplicadas em 50 municípios goianos, entre os dias 2 e 18 de junho. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, com o número 23.963/2010.