Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Marconi anuncia política arrojada de qualificação de mão-de-obra

Candidato ao governo do Estado pelo PSDB, o senador Marconi Perillo enfatiza o tema do desenvolvimento de políticas públicas e de geração de emprego e renda. Diz que vai investir e se empenhar para o desenvolvimento de um trabalho magistral de qualificação profissional em Goiás como nunca se viu antes porque, para ele, esse tem sido o grande gargalo ao pleno e sustentado desenvolvimento econômico e social de Goiás. Ele observa que, quando governador, buscou implementar parcerias que foram um sucesso com o governo federal e com as prefeituras para qualificação de mão-de-obra, um trabalho que marcou época.


Marconi percebe que o deslocamento de empresas de centros mais avançados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais para Goiás tem enfrentado um obstáculo justamente na qualificação de mão-de-obra. Segundo ele, no período de suas duas gestões Goiás foi campeão brasileiro na geração de emprego e renda, ultrapassando a casa de mais de 600 mil empregos gerados, segundo números do próprio Ministério do Trabalho, mas mesmo assim teve dificuldades com a falta de preparo adequado da mão-de-obra disponível no mercado.

“Quando governamos Goiás, o governo estadual executou primordialmente políticas de inclusão social e de geração de emprego e renda para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Criamos a Secretaria do Trabalho para dotar o Estado de um instrumento ágil e eficaz no desenvolvimento das políticas públicas de emprego e renda, investindo no trabalhador e buscando formar mão-de-obra, tendo como público alvo aqueles trabalhadores mais vulneráveis social e economicamente”, observa Marconi, acrescentando que buscará sempre a universalização do direito dos trabalhadores à qualificação profissional, intelectual, técnica, cultural e cidadã.

Além da parceria com os governos federal e municipais e de uma adequação da UEG para esse fim, ele tem em mente a criação de centros de formação tecnológica de nível superior e, ainda, ampliar parcerias com Sebrae, Sine, Sesi, Senai e Senac no sentido de ampliar o oferecimento da qualificação, ajudando assim a encaixar mais trabalhadores qualificados no mercado de trabalho, observando sempre as vocações regionais. Além disso, ressalta a importância do fortalecimento dos programas de empreendedorismo, como o Banco do Povo e de Fomento e de Geração de Emprego e Renda. Ele quer ainda ampliar a absorção de jovens que buscam o primeiro emprego, concretizando políticas que incentivem as empresas a admitirem esse tipo de mão-de-obra.

É intenção de Marconi Perillo recriar o Cursinho do Povo, em parceria com organismos sociais de educação, sites de Internet e emissoras de televisão, para proporcionar melhores condições a jovens sem recursos financeiros de cursar o preparatório para o Vestibular em igualdades de condições com alunos da rede particular. A experiência vivenciada por ele, durante seus sete anos e três meses de governo, no que tange à preparação e à oportunização desse curso a alunos carentes de Goiás foi, segundo Marconi, muito positiva, expressiva e muito bem aceita, tendo contabilizado mais de 15 mil vagas por ano no Cursinho do Povo.