Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Demóstenes defende investigação de Erenice antes da eleição

Mirelle Irene
Direto de Goiânia

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Demóstenes Torres (DEM) disse hoje em Goiânia, ao participar de audiência pública sobre o novo Código de Processo Civil, que o Senado deveria abrir uma investigação do escândalo da Casa Civil antes das eleições.

O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), já protocolou na CCJ requerimento de convocação tanto da ex-ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, que é suspeita de tráfico de influência, como da candidata do PT a presidência, Dilma Rousseff (PT), sua antecessora na Casa Civil.

"Com certeza seria melhor apurar antes das eleições, mas sem o presidente José Sarney (PMDB) convocar não há quórum", assinalou. Apesar de defender a ideia, Demóstenes acha que, na prática, o caso só será investigado mesmo após 3 de outubro."Não dá para votar antes porque o Congresso está praticamente em recesso. E para conseguir quórum precisa da convocação do presidente", afirmou."Particularmente, duvido muito que ele vá convocar a Casa para esta finalidade."
Demóstenes lembra que seriam necessários no mínimo 12 senadores na CCJ para aprovar um requerimento para iniciar a investigação. Ainda para o senador democrata, o escândalo da Casa Civil mancha a eleição deste ano. "Isso é muito ruim, prova que o esquema de corrupção está entranhado mesmo no poder no Brasil", acredita."Nós precisamos aprovar leis muito mais severas contra o corrupção no País. Aliás elas já foram aprovadas na CCJ, e estão na gaveta do presidente do Senado", disse.