Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sabatina na OAB-GO

O candidato ao governo do Estado e senador Marconi Perillo participou ontem (terça-feira 21) de sabatina promovida pela Ordem dos Advogados de Goiás (OAB), no auditório da própria entidade, em Goiânia. Marconi respondeu a perguntas dos presentes e discutiu propostas do seu plano de governo para as áreas de Educação, segurança pública, obras estruturais e Saúde.


A primeira questão abordada pelo governadoriável foi a dos precatórios alimentícios. Ele lembrou que quando chegou ao governo havia 20 anos que os precatórios não eram pagos. “No meu tempo havia mais de 20 anos que precatórios alimentícios não eram pagos. Firmamos convênio com o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho. Mais de R$ 80 milhões foram pagos em precatórios alimentícios, e nós beneficiamos aproximadamente quatro mil advogados no Estado. Nessa área procurei receber uma relação de muito respeito com os advogados”, disse.

Na condição de bacharel em Direito, Marconi reforçou a vontade de aprimorar as relações com a área. Ele ressaltou a vontade de fazer o exame da OAB para tornar-se advogado e lembrou que o candidato a vice-governador por sua chapa, José Éliton (DEM), é advogado e poderá colaborar muito com projetos para a área. O presidente da OAB-Goiás, Henrique Tibúrcio, disse a Marconi que as custas judiciais de Goiás, entre as mais caras do País, é uma preocupação da Ordem. Marconi afirmou que, sendo eleito, buscará uma solução rápida. “Quando vim aqui, há doze anos, a principal demanda da OAB eram as custas judiciais, procurei enfrentar isso no nosso governo e conseguimos um pequeno avanço. Eleito governador, vamos buscar uma solução rápida”, disse.

Marconi ressaltou o Programa Próximo Passo, que consiste em um diagnóstico das principais necessidades das famílias goianas para aprimorar os programas sociais criados em seus governos dentro das novas necessidades sociais, e o investimento pesado na formação tecnológica. “Com o Programa Próximo Passo, teremos condições de começar a tirar as famílias da dependência exclusiva do Estado para que elas possam caminhar com as próprias pernas”, frisou.

O tucano voltou a discutir a questão da meritocracia que vai adotar em sua administração, se eleito. Ele lembrou os concursos feitos na área em seus governos. “Na minha época tínhamos poucos procuradores, e nós fizemos concursos, efetivamos, demos gratificações, consegui evitar novas evasões. Em relação à nova Lei Orgânica, estarei à disposição para debater com vocês. Vamos criar os chamados contratos de gestão e apostar na meritocracia”, afirmou.

Sobre a atual situação das estradas goianas, Marconi lembrou que quando chegou ao governo encontrou mais de 80 estradas paralisadas. “Ainda temos muitas rodovias velhas, sem acostamento. No meu governo criei os programas de manutenção das estradas. Vamos reconstruir as estradas estragadas, concluir as que faltam, e ligar as seis estradas goianas que ainda não são ligadas”, disse. O candidato reafirmou a necessidade dos programas criados em seus governos para a manutenção das estradas, como o Terceira Via.

Marconi disse também que, sendo eleito, fará uma nova reforma administrativa na área e defendeu a aprovação de um fundo que vincule recursos da União ao setor de segurança pública. “Vamos fazer nova reforma administrativa na área para termos agências e secretarias necessárias e extinguir as que não são necessárias. Defendo que seja aprovado um fundo que vincule recursos da união ao setor de segurança pública”, disse.



.

Debate



Em entrevista a imprensa, Marconi avaliou o último debate com os demais candidatos ao governo do Estado, que foi ao ar segunda-feira (20) pela TV Record. Ele disse que não vai responder provocações dos adversários e manterá postura de um defensor de ideias e propostas para Goiás. “Esse será o formato da minha participação nos debates. Vou atuar como alguém que quer debater ideias, propostas, projetos para o futuro do nosso Estado e do nosso povo. Não vou aceitar provocações, vou sempre procurar participar de entrevistas e debates pensando no melhor para Goiás, atuando como um líder que precisa compreender que debate não é para agressão, não é para confronto pessoal”, atentou.

Marconi disse que o trabalho de campanha que tem realizado em Goiânia tem sido positivo e afirmou que o voto das pessoas precisa ser conquistado. “Sempre fui muito bem votado em Goiânia nas minhas duas eleições para governador tive uma maioria ampla em Goiânia, para senador tive 70% dos votos. Sou nascido em Goiânia, moro aqui há 35 anos e tenho um respeito profundo pelos goianienses. Estou budcando convencer os eleitores de que tenho uma boa proposta para o Estado. Espero convencer as pessoas democraticamente, com base em argumentos. Não vou procurar outros meios para ganhar votos. Os votos das pessoas precisam ser conquistados, e é isso que estou procurando fazer”, frisou.