Total de visualizações de página

domingo, 3 de outubro de 2010

Lula prepara festa para Dilma em Brasília e se decepciona ...

Candidata do PT é a grande favorita à vitória nas presidenciais de hoje.




Dilma Rousseff pode negar o clima de festa, mas os responsáveis de segurança de Brasília confirmaram aos media brasileiros que, na sexta-feira, deu entrada um pedido para o reforço policial na Esplanada dos Ministérios a partir das 19.00 de hoje (23.00 em Lisboa). A justificação: a provável presença de Lula da Silva no local. O Presidente prepara-se assim para festejar a vitória da candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) já na primeira volta das eleições.



"Ninguém está preparando festa nenhuma. Nós temos imenso respeito pelo processo eleitoral", disse Dilma, que participou numa acção de campanha ao lado de Lula em São Bernardo do Campo (São Paulo). A última sondagem Datafolha aponta para a vitória já hoje da ex-ministra da Casa Civil, com 47% das intenções de voto mas 52% dos votos válidos (excluindo nulos e em branco).



Segundo a Folha de São Paulo, os responsáveis pela segurança de Brasília vão disponibilizar mil homens para o policiamento da Esplanada dos Ministérios. São esperadas pelo menos dez mil pessoas em caso de vitória da "petista" - aposta pessoal de Lula. "Estou convencido que a maioria do povo quer a continuidade do Governo, porque este Governo tem uma aprovação de 80%. É por isso que penso que Dilma vai ganhar", admitiu o Presidente.



Na última acção de campanha, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, voltou a insistir na necessidade de o país ter um Governo com "mãos limpas". Mais uma tentativa de relacionar Dilma com os escândalos de corrupção da sua sucessora na Casa Civil, Erenice Guerra, que teve de se demitir. Serra surge nas sondagens em segundo lugar, com 28% dos votos (31% contando apenas os válidos).



Marina Silva, a candidata do Partido Verde, apelou ontem aos brasileiros para que levem a decisão eleitoral para a segunda volta. A antiga ministra do Ambiente de Lula pretende contudo, caso isso aconteça, manter-se neutra e não apoiar nenhum dos principais candidatos. Mas o seu partido deverá, à revelia, apelar ao voto em Serra - já que em muitos estados concorre aliado com o PSDB.



Cerca de 136 milhões de eleitores brasileiros são hoje chamados a eleger não apenas o futuro presidente, mas também os governadores e os deputados dos 27 estados, os 513 deputados federais e um terço dos senadores (54 de 81). A votação, que é feita numa urna electrónica desde 1996, deve durar 40 segundos, segundo cálculos oficiais. Graças a este método, as autoridades esperam poder declarar o vencedor até à meia-noite (04.00 de segunda-feira em Lisboa). A segunda volta, caso seja necessária, será a 31 de Outubro.



Segundo as sondagens, o deputado mais votado será o palhaço Tiririca (São Paulo). Francisco Everardo Oliveira Silva ganhou fama com o slogan "Pior do que está não fica". No caso dos governadores, Sérgio Cabral (Partido Movimento Democrático Brasileiro) deve ser reeleito no Rio de Janeiro, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) é o favorito à vitória em São Paulo.



Em Lisboa, há 12 360 eleitores inscritos para votar - é o segundo maior colégio eleitoral no estrangeiro depois de Nova Iorque - e a votação decorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No Porto, há 10 822 registados e a eleição decorre no Hotel Ipanema. Os eleitores devem levar consigo um documento oficial com fotografia. Caso não possam votar, terão de justificar a sua ausência, ou podem ter de pagar uma multa.