Total de visualizações de página

domingo, 27 de junho de 2010

PMDB ainda espera pelo Democratas para fechar chapa em Goiás

O presidente do PMDB goiano, Adib Elias, declarou na manhã deste sábado (26), durante a convenção do partido em Goiânia, que a articulação com o Democratas (DEM), do deputado federal Ronaldo Caiado, ainda não está descartada, como chegou a anunciar o pré-candidato ao governo de Goiás, Iris Rezende. "Não tem nada definido. Ontem, o próprio Ronaldo Caiado disse que não estava definido na aliança com o PSDB", afirmou o presidente peemedebista.




Segundo Adib, o partido irá esperar até o dia 30 de junho para completar a chapa que tem como certa apenas uma das posições ao Senado que vai para o petista Pedro Wilson, ex-prefeito de Goiânia. "A outra vaga de Senado e a de vice-governador, claro, com tudo o que está acontecendo em Goiás, nós temos que esperar até o dia 30 para ver a possibilidade de outros partidos virem a fazer esta aliança conosco",disse.



Assim, o PMDB não fechou a majoritária, e achou melhor indicar provisoriamente Wilson Antonio de Lima (PMDB), ex-prefeito de Damolândia, para vice de Iris Rezende, e Aldo Arantes, do PCdoB, como primeiro suplente na vaga de Pedro Wilson, em caráter provisório. Adib declarou que ainda espera atrair o apoio do PSB e PDT e do PRP, na eventual desistência de seu candidato a governador, Ênio Tatico.



Iris Rezende

O pré-candidato ao governo pelo PMDB, Iris Rezende, chegou carregado por populares ao Centro de Convenções de Goiânia. Emocionado, afirmou que esse é um momento especial em sua vida, já que foi mais uma vez chamado a cumprir "um dever" com o Estado na disputa eleitoral. "A vida pública, para mim, tem sido uma vida de emoções", disse o veterano político, de 77 anos, acrescentando que o povo é a fonte da força que tem para entrar na disputa eleitoral mais uma vez. Iris já governou o estado por duas vezes.



Sobre ainda compor a chapa com o DEM, Iris reiterou que acha muito difícil por causa dos compromissos nacionais do Democratas. "Estou de braços abertos" disse, acrescentando que acredita no trabalho dos presidentes dos partidos aliados da sua chapa para a articulação. Questionado se a eleição de 2010 seria uma repetição de 1998, quando disputou (e perdeu) para Marconi Perillo (PSDB), Iris apontou outro cenário, já que o povo já conhece a forma de administrar de cada um. "Ambos já ocupamos o governo por duas vezes. Isso facilita muito (para) a população, na escolha", observou.



Iris garantiu que não fará oposição ao atual governador do Estado Alcides Rodrigues (PP). "Nós não vamos, em hipótese nenhuma, discutir a pessoa do governador, com quem eu tenho um relacionamento até fraterno", disse. "Temos um bom relacionamento administrativo". Mas, ao mesmo tempo, insistiu que a campanha do PMDB vai mostrar de onde surgiu o "caos" em que o Estado se encontra hoje, fazendo uma crítica indireta aos governos tucanos.