Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

11/11/2010 - Promotora conhece Programa Parceria Cidadã em Itapirapuã e realiza reunião para envolvimento de gestores na proposta

Itapirapuã – A promotora de Justiça Karina Gomes e Silva, que assumiu recentemente a Promotoria de Justiça de Itapirapuã, teve, na noite de terça-feira (9/11), o primeiro contato com os articuladores sociais do Projeto Piloto Regionalizado do Programa Parceria Cidadã, que está em andamento no município. O objetivo foi conhecer a demanda levantada pela comunidade, bem como as ações já realizadas e as que estão em curso para sua solução.



Em Itapirapuã, o grupo, em razão do alto índice de drogadição entre crianças e jovens, trabalha, há cerca de dois anos, pela promoção de atividades esportivas e de lazer saudáveis para a juventude local. Com o mesmo objetivo, um outro projeto – o Atitude Positiva – estava sendo elaborado pela área social do município. As duas propostas hoje estão integradas e um projeto conjunto encontra-se em construção.



Lucinethe Pereira da Silva e os demais articuladores sociais fizeram o relato sobre o andamento do projeto, em especial quanto ao mapeamento da rede pessoal que envolve casos específicos de alcoolismo, drogadição e prostituição. Assim, a promotora conheceu os levantamentos realizados, cujos dados serão cruzados e nortearão as ações nos aspectos preventivo, terapêutico e repressivo.



No encontro, Karina Gomes aproveitou para orientar os conselheiros tutelares presentes de forma que o controle repressivo, por parte do Ministério Público e Polícia Militar, possa ser rigoroso o suficiente para coibir situações instaladas naquela comunidade.



Gestores e políticas públicas

Na manhã desta quarta-feira (10/11), foi realizada, no Fórum de Itapirapuã, uma reunião com gestores do município para mostrar o projeto em construção. A ideia foi envolver, principalmente, as pastas que se encontram distanciadas da proposta e obter do Executivo um maior engajamento para a efetivação das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município. Ao lado das Secretarias de Educação, de Saúde e da Assistência Social, que já estão envolvidas, o encontro definiu uma maior participação da Secretaria Municipal de Esportes para execução das ações.



Neste sentido, será realizada, nos próximos dias, uma reunião para detalhar um cronograma de atividades para a área de esportes, colocando em prática uma proposta da própria secretaria, a de realização de “ruas de lazer”, começando pelo Setor São Domingos, diagnosticado pelo grupo como o de mais elevado índice de drogadição.



Na ocasião, outras questões ligadas à área também serão tratadas, incluindo a participação da esfera estadual, que administra um ginásio na cidade, atualmente subutilizado, e que teria acenado com a possibilidade de investimento no município, segundo informações de diretores de escolas presentes na reunião realizada nesta quarta-feira. (Texto e fotos: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)