Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

12/11/2010 - Prefeito assume compromisso de criar área específica para a promoção de política antidrogas em Goiânia

Em reunião realizada hoje (12/11) entre o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o Ministério Público de Goiás e integrantes do Fórum Goiano de Enfrentamento e Prevenção ao Uso do Crack e outras Drogas, foi definido que o Município vai criar em sua estrutura de governo uma área para gerenciar a política antidrogas. No encontro, realizado no Paço Municipal, Paulo Garcia garantiu que até o dia 22 deste mês será providenciada a nomeação do responsável. Ele admitiu que muito ainda precisa ser feito visando à prevenção, tratamento e acompanhamento dos dependentes químicos e de seus familiares.



Assim, segundo o gestor municipal, a partir da nomeação do coordenador desta área, serão agilizadas as medidas levantadas pelo MP e pelo fórum, como o aumento da quantidade de unidades de emergência e a instalação de casas de acolhimento. Segundo sugerido pelos integrantes do fórum, como forma de melhorar o atendimento de emergência, será necessário, além de oferecer mais leitos, garantir atendimento e estruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A capacitação dos profissionais da rede básica de saúde, como o Programa de Saúde da Família (PSF) e Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais), é outra das providências destacadas pelo fórum.



O promotor Everaldo Sebastião avaliou a reunião como satisfatória. Ele espera que as articulações sejam produtivas já que, além do MP, cerca de 30 entidades compõem o fórum. (Texto e fotos: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social)