Total de visualizações de página

domingo, 28 de novembro de 2010

Prisão em prédio de luxo

Estudante de engenharia é detido no Setor Bueno suspeito de roubo de carros

Cláudio Barros

da editoria de cidades

Um homem suspeito de fazer parte de uma quadrilha que roubava carros no Setor Bueno e no Jardim América, bairros nobres de Goiânia, foi preso ontem por policiais civis do 22º DP, Vila Mutirão, região noroeste da Capital. O estudante de Engenharia Civil Clóves Setúbal de Souza Júnior, 22 anos, foi preso num prédio de luxo no Setor Bueno. De acordo com a polícia, a prisão de Clóves faz parte da Operação Presente de Natal, iniciada há cinco meses pela Polícia Civil.

Na residência do suspeito, a polícia encontrou sons de carros e relógios das vítimas da quadrilha. Segundo o delegado Waldir Soares de Oliveira, titular do 22º DP, mais de nove pessoas já foram presas e mais de dez estão sob investigação. Clóves, que de acordo com o delegado também é conhecido como Juninho, ainda não tinha passagens pela polícia e vai responder pelo crime de receptação e formação de quadrilha. Waldir Soares conta que a mãe de Clóves mora na Inglaterra e é proprietária de uma caminhonete Toyota Hilux, utilizada pelo rapaz para dar fuga aos responsáveis pelos roubos dos veículos. Clóves, informa o delegado, foi arregimentado pelo chefe da quadrilha, Assad Haidar de Castro, preso durante a Operação Presente de Natal por roubo de veículos. Clóves seria, inclusive, a pessoa encarregada de arranjar compradores (receptadores) para os carros roubados e também por armazenar peças dos veículos furtados.



Caso Pollyanna

Entre as nove pessoas detidas durante a Operação Presente de Natal, oito estão envolvidas com o tráfico de drogas na região noroeste da Capital. Duas mulheres e quatro homens foram presos suspeitos de roubar veículos no Jardim América e no Setor Bueno. Segundo o delegado Waldir Soares, eles roubavam apenas veículos modelo 2010 e sob encomenda. Suposto líder da quadrilha, Assad Haidar é investigado como suspeito de participação na morte da publicitária Pollyanna Arruda Borges, assassinada no dia 23 de setembro do ano passado.

"Estamos investigando a possível participação dele neste crime, já que Assad morava na mesma rua que a publicitária (Setor Bueno) e o modus operandi é parecido com o que culminou na morte da publicitária. Até um exame de DNA de Assad foi pedido para descobrir se ele teve participação neste crime que chocou a sociedade goianiense e anapolina, onde a família de Pollyanna mora”, comenta o delegado. Ele informa que a Operação Presente de Natal ainda não terminou. "Ela continua", garante Waldir Soares.







Polícia Civil fecha local de desmanche



O lanterneiro Lucas Cordeiro dos Santos, 29 anos, e o técnico em portão eletrônico Paulo César Vilaça dos Santos, 22 anos, foram presos em flagrante ontem quando desmanchavam um veículo em uma casa na Rua VB-6, no Residencial Vereda dos Buritis, em Goiânia. A casa, alugada havia dois meses por R$ 550, era usada pela dupla apenas para o desmanche. No local, não havia nenhum móvel. Apenas peças de carros espalhadas pelo interior da residência.

Paulo César e Lucas foram presos quando desmanchavam um veículo Volkswagen Golf, modelo 2010/2011, placas NWB 9896, de Goiânia, de cor branca. De acordo com o delegado Juracy José Pereira, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores – responsável pela operação –, havia indícios no local de que quatro veículos – dois Golfs, um Toyota Corolla e um Honda Civic – haviam sido desmontados.

Para chegar ao local, a polícia seguiu uma pista deixada pelos bandidos. Peças desovadas e que poderiam identificar os veículos em lotes baldios da região. Com isso, o titular da Furtos e Roubos determinou que os agentes investigassem se havia algum desmanche na região. Ontem, por volta do meio-dia, os policiais flagraram Paulo César e Lucas Cordeiro desmanchando o Golf, que havia sido roubado no dia 18 de novembro, no Jardim América. As peças recolhidas pela polícia na casa encheram um caminhão, usado para transportar o que havia restado dos veículos para o pátio da delegacia.

Segundo Juracy Pereira, os dois envolvidos disseram que apenas desmanchavam os veículos, negando que sejam os ladrões e fornecedores de peças. "Eles contaram que trabalham para uma pessoa desconhecida", comenta o delegado, que duvida da afirmativa de Paulo César e Lucas Cordeiro. Sobre os outros veículos, Juracy disse que as peças vão passar por perícia para possível identificação dos mesmos. Vizinhos, que pediram para não ser identificados, afirmaram que a movimentação no local era grande, principalmente à noite.

A casa havia sido alugada há cerca de dois meses por Paulo César, que pagava R$ 550 pelo imóvel. Ele contou à polícia que já cumpriu pena por tráfico de droga. Já Lucas Cordeiro tem passagem por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. A polícia vai investigar agora se os dois eram os responsáveis pelos roubos dos veículos e pela comercialização de peças, que, segundo o delegado, são muito utilizadas na clonagem de veículos.

site statistics



Fonte: Diário da Manhã - 26/11/2010