Total de visualizações de página

domingo, 28 de novembro de 2010

Casos de dengue já são 102 mil

Casos de dengue já são 102 mil


Um número menor de casos de dengue foi registrado na semana epidemiológica 46, em relação à mesma semana do ano passado. Segundo a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES, Elisabeth Araújo, que apresentou ontem o último boletim da doença, foram registrados 468 casos na 46ª semana, contra 1.044 casos notificados no mesmo período do ano passado. "A tendência, agora que estamos no período chuvoso, é que os números aumentem semana a semana, mas o registrado na semana 46 em relação ao do ano passado, por ser bem menor, demonstra que as ações de combate à doença estão dando resultados", disse.

Foram notificados em 2010 até 46ª semana, 102.726 casos da doença no Estado, o que representa um aumento de 190,2% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 35.412 casos. Em 2010 ocorreram 69 mortes, 72,5% a mais em relação a 2009, quando foram registradas 40. Elisabeth destaca que a maior incidência da doença em 2010 ocorreu no início do ano e que a expectativa é que o período chuvoso - que em Goiás começa em outubro e termina em maio - não seja tão drástico como o passado.

De acordo com Elisabeth as ações de combate à dengue já estão sendo intensificadas. Os principais problemas apontados pela SES como responsáveis pelo altos números da doença registrados este ano no Estado já estão sendo contornados, conforme Elisabeth. Dos municípios que apresentaram o problema da falta de agentes de saúde, Anápolis e Aparecida de Goiânia já iniciaram processo para a contração emergencial desses profissionais.

A SES também está capacitando os profissionais de saúde com o intuito de diminuir o número de mortes por dengue. "Até o dia 15 de dezembro 270 médicos e 415 enfermeiras já estarão capacitados para realizar um correto diagnóstico da dengue. Cada município terá pelo menos um médico e uma enfermeira capacitados atuando", informou Elisabeth.





Fonte: O Popular - 26/11/2010