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sexta-feira, 18 de junho de 2010

O governo conta com 80 frentes de trabalho atuando em obras de infraestrutura rodoviária no Estado. São quase dois mil quilômetros de vias asfaltadas ou recuperadas, investimentos que chegam a R$ 1 bilhão.

O Governo de Goiás está investindo R$ 1 bilhão em obras de pavimentação, restauração e reabilitação de rodovias no Estado, num total de 1.950 quilômetros. Para a execução do serviço a Agetop autorizou a operação de 80 frentes de trabalho.

Segundo o diretor-técnico da Agetop, Ricardo Ferreira de Souza, o cronograma prevê a conclusão das obras de restauração e reabilitação até outubro. Já a conclusão das obras de pavimentação de estradas está prevista para novembro, aproximadamente 1,2 mil quilômetros. No total, serão 25 trechos de rodovias que vão passar por algum tipo de intervenção.

O Governo do Estado já investiu em reabilitação, sem contar os trabalhos de manutenção, quase R$ 250 milhões. Outros R$ 750 milhões estão sendo investidos na abertura de novas rodovias. O dinheiro aplicado foi suficiente para pavimentar mais 750 quilômetros. A meta do governo é pavimentar outros 750 quilômetros até o final deste ano, ampliando a malha rodoviária do Estado. Além das obras de pavimentação foram construídas 50 pontes em Goiás. Todos os serviços concluídos já foram pagos.


Sudoeste

A região Sudoeste, referência nacional na produção de grãos, e uma das que apresentam rodovias em piores condições no Estado, está recebendo atenção especial. “Essa é uma região referência no Brasil pela sua prosperidade e produtividade, e merece nossa atenção e os nossos esforços para a sua recuperação. O Sudoeste contribui enormemente não só para a economia de Goiás, como também para todo o País”, avaliou o governador Alcides Rodrigues.

Entre as frentes de trabalho que atuam no Sudoeste goiano merecem destaque as construções da GO-325 (Santa Helena/Arantina) e da GO-210, (Venda Seca/Porteirão), e a pavimentação da GO-333, que liga Rio Verde a Paraúna. Também já foram iniciados os trabalhos de restauração da GO-174, entre Rio Verde e Montividiu, uma das principais vias de escoamento da produção local. Outra frente já foi mobilizada para os trabalhos na GO-219, ligando Bela Vista de Goiás a São Miguel do Passa Quatro.

Investimentos

Os recursos financeiros para as obras de infraestrutura rodoviária são provenientes dos governos estadual e federal. A Secretaria do Tesouro Nacional liberou, inicialmente, R$ 113 milhões. O dinheiro vem do Programa Emergencial de Financiamento, do Governo Federal, como alternativa para compensar as perdas do Fundo de Participação dos Estados.



Além do montante já autorizado pelo Programa, o Governo do Estado vai receber uma nova parcela de R$ 171 milhões, totalizando R$ 284 milhões. A segunda parcela será liberada depois da aplicação de 80% do valor inicial. Goiás terá, até o fim do ano, outra importante fonte de recursos para a execução dessas obras. São os repasses do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO, estimados em R$ 2 bilhões.



Plano de ação da Agetop

Para atuar na recuperação da malha rodoviária do Estado, a Agetop estruturou o trabalho a partir de três frentes simultâneas. A primeira é responsável pelas obras de manutenção. A segunda, que faz parte do Programa de Recuperação de Estradas Asfaltadas – Preá, do Governo de Goiás, consiste na reabilitação de trechos específicos em linha descontínua. A terceira frente é a que vai exigir mais investimentos. São obras de construção e pavimentação de rodovias. Entre as prioridades estão os trechos já iniciados, como a duplicação da GO-070 (trecho que liga as cidades de Goianira e Inhumas) e também a GO-206 (entre Chapadão do Céu e Itumirim).