Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Obras do trajeto Sul da ferrovia começam em agosto

O presidente da Valec, José Francisco das Neves (Juquinha), informou hoje em Santa Helena e Goianira que as obras do trajeto Sul da Ferrovia Norte-Sul, que beneficiará as regiões Central e Sudoeste de Goiás, serão iniciadas em agosto. Ele fez a afirmação ao proferir palestra nos Encontros de Negócios promovidos pela Valec e pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento/Goiás Parcerias, para divulgar as oportunidades econômicas que surgem com a construção da ferrovia.

Conforme Juquinha das Neves o processo licitatório está em andamento e a seleção das empresas construtoras deverá ocorrer até o fim de julho. Ele também anunciou que o município de Santa Helena vai sediar uma plataforma ferroviária onde, além do embarque e desembarque de cargas, poderão ser instaladas indústrias, empresas comerciais e de serviços, bem como armazéns e outras estruturas de logística.

Também em Santa Helena deverá ser instalado o canteiro de obras de uma das empresas construtoras. O presidente da VAlec revelou ainda que somente no trajeto Sul da Norte-Sul serão gerados 12 mil empregos diretos e milhares de indiretos, com investimentos que chegam a R$ 2,5 bilhões. A conclusão da via férrea está prevista para o fim de 2012.



Malha ferroviária

Além de discorrer sobre a Ferrovia Norte-Sul, Francisco das Neves mostrou aos participantes dos encontros em Santa Helena e Goianira toda a malha ferroviária que está em execução pela Valec no País. Uma delas, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste – Fico, de 1.638 quilômetros e que vai ligar a Norte-Sul, em Uruaçu, a Vilhena, em Rondônia. Nessa obra, por meio da Valec, o Governo Federal vai investir R$ 6,4 bilhões.

Outra estrada de ferro é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol, que terá 1.100 quilômetros e ligar Uruaçu, em Goiás, a Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. Todos esses ramais se integram à Norte-Sul, aumentando o volume de cargas e barateando o custo do frete, além de conferir mais competitivdade aos produtos goianos.