Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Marconi diz a jovens como revigorou o Estado

Dia desses, a uma plateia jovem, da cidade de Iporá, ávida por conhecimento e que perguntava como ele tinha encontrado o governo, quando assumiu em 1999, em função das críticas que são assacadas contra ele pelos atuais governantes de Goiás, o senador Marconi Perillo teve de fazer uma explanação histórica de como recebeu o governo, se atendo mais à questão das instituições financeiras do Estado, que deixaram de existir para financiar o desenvolvimento de Goiás. A explicação, claro, passou pelas condições das dívidas imediatas que teve de quitar, como duas folhas e meia de salários atrasados, o Ipasgo com mais de 90 dias em greve, o Hospital Geral de Goiânia fechado, além de concursos das áreas da saúde e da educação sem homologação e correndo o risco de serem cancelados pela Justiça.

Marconi disse aos jovens que Goiás tinha uma dívida que consumiria 3,4 anos de arrecadação do Estado para pagá-la, enquanto que a Secretaria do Tesouro Nacional havia fixado o teto em 2,1 anos. “O governo do Estado tinha perdido suas principais instituições financeiras, a Caixego, o Banco de Desenvolvimento e o Banco do Estado de Goiás”, assinalou Marconi, observando que teve de fazer uma verdadeira revolução para recriar o Estado administrativamente, garantindo os contratos e os compromissos.

Segundo ele, houve uma real e verdadeira incorporação do espírito público por todo o corpo de funcionários, além do apoio de empresários e produtores rurais, buscando ajudá-lo a reerguer Goiás do caos em que se encontrava, sem promover caça às bruxas e nem alarde. “Com garra, uma reforma administrativa muito bem planejada, diminuição de um percentual nas gratificações e funções comissionadas e uma verdadeira economia de guerra, até mesmo de energia elétrica, conseguimos dar a volta por cima, com um esforço considerável de todos os goianos.

Aos jovens de Iporá Marconi disse que conseguiu isso também graças à instituição de projetos e programas que buscavam resgatar a dignidade do povo goiano. Graças a isso, ele disse, foi possível criar uma Agência de Fomento, o Banco do Povo, o Vapt Vupt e a Universidade Estadual de Goiás, dentre outras obras e ações. Para Marconi, Goiás passou a viver um período de intensa atração de empresas, ele trabalhou para revitalizar vários Distritos Industriais, dentre eles o Daia, em Anápolis, e investiu muito também na qualificação profissional, que é um ponto que precisa da constante atenção por parte dos governos, no sentido de ajudar o jovem a encontrar com mais facilidade um trabalho e condições de crescer na vida.

Marconi disse aos jovens que Goiás conseguiu diminuir a relação de sua dívida para a arrecadação/ano, de 3,4 para 1,8, e em função disso conseguiu, também, dentre outras coisas, ter capacidade de endividamento para obter financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento com a função de recuperar estradas e construir novas rodovias. Os jovens, que na maioria eram crianças naquela época, ouviram com atenção as explicações e aplaudiram e se manifestação muito satisfeitos com a maneira didática e simples com que o senador Marconi se dirigiu a eles.